10 fatos e curiosidades sobre o Lee Sin de League of Legends!
10 fatos e curiosidades sobre o Lee Sin de League of Legends!
“A força não tem sentido sem habilidade!”
Continuando nossa série sobre campeões do LOL, é chegada a hora de falarmos de Lee Sin. O monge cego, também conhecido como aquele personagem capaz de estragar todo seu jogo por gankar sua lane a cada cinco minutos.
Focado em mobilidade e em chutes poderosos, Lee Sin é capaz de tocar o terror na Jungle, causando muito problema para seus inimigos. Sua história, com referência a um monge suicida real, ajuda a deixar o campeão ainda mais interessante. Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre o Lee Sin de League of Legends!
Criação e desenvolvimento
Lee Sin foi um dos campeões anunciados logo no lançamento do jogo, mas acabou sendo cancelado no seu desenvolvimento. Algum tempo depois, em abril de 2011, após várias campanhas dos jogadores, o personagem finalmente foi introduzido no jogo, sendo criado por Conorach e também o primeiro campeão cancelado a manter seu nome original depois de ser recriado e lançado no LOL.
A pronúncia oficial de Lee Sin é Li sin que, em inglês, tem um som bem parecido com Listen (Escute). Isso é intencional já que, por ser cego, o campeão precisou desenvolver sua audição.
Dublador
Quem dubla Lee Sin no servidor brasileiro é Wendel Bezerra, a lenda viva cuja voz ficou eternizada na memória de muitos fãs depois que Wendel dublou o Goku de Dragon Ball.
Wendel também é conhecido por ser a voz do Bob Esponja; do Jackie Chan, no desenho As Aventuras de Jackie Chan; e por ser a voz do Robert Pattinson, Leonardo Di Caprio e Brendan Fraser em diversos filmes. Além de Lee Sin, ele já dublou Wukong também em League of Legendes e Sun Wukong em Smite.
Erro Mortal
Na antiga história do jogo, Lee Sin sonhava em ser um invocador, conseguindo chamar a atenção do Alto Conselheiro da Liga graças à sua vontade e dedicação. Querendo se formar na academia logo, para poder agir como um invocador o quanto antes, o estudante tentou treinar suas habilidades invocando uma criatura da selva.
O que ele invocou, no entanto, foi um jovem garoto - mas de maneira incompleta - fazendo com que ele caísse morto poucos instantes depois. Mais tarde, uma investigação descobriu que todo o vilarejo do menino havia perecido por causa do feitiço de Lee Sin. Incapaz de se livrar da culpa, ele jurou nunca mais praticar magia, se retirando para um monastério onde ateou fogo em si mesmo em protesto a ocupação noxiana em Ionia, ficando cego.
Thích Quảng Ðức
O protesto de Lee Sin é, na verdade, inspirado por um acontecimento real. Em 11 de junho de 1963 o monge Mahayana Thích Quảng Ðức ateou fogo em si mesmo durante as manifestações de Saigon, cidade no Vietnã do Sul, protestando contra a política religiosa do governo.
O monge se tornou um mártir e chamou a atenção de governos internacionais que pressionaram o Vietnã. O governo da época iniciou uma série de reformas para tentar acalmar os budistas, mas isso nunca foi levado à frente, causando mais protestos, mortes e danos nos confrontos. Mesmo assim, o sacrifício de Thích foi visto como um ponto de virada nessa situação.
Nova história
Ainda que a história envolvendo os invocadores tenha sido apagada do universo oficial de League of Legends, tudo indica que a história do Lee Sin permanece a mesma. Em sua biografia oficial é dito que ele já foi um mago promissor de Ionia, mas que agora é um monge cego que busca se redimir no Monastério Shojin por causa de um erro terrível que cometeu - e que custou a vida de inocentes.
Também é dito que durante a Invasão Noxiana, seu poder se tornou um só com seu corpo, de um modo inesperado. Agora, com punhos flamejantes e chutes poderosos ele combate aqueles que tentam violar sua terra natal.
O protetor Cego
O aspecto Protetor de Ionia aparece na história “Tudo o que Brilha”, onde acompanhamos a aventura de três ladrões que invadem um templo isolado em Ionia, saqueando as estátuas dos Deuses e pedras preciosas que estavam no local.
Lee Sin sai do seu estado meditativo e declara que deixará os homens irem embora se devolverem o que pegara. Ninguém o ouve, decidindo tentar matar o guardião para conquistar a fortuna roubada. Sem misericórdia Lee Sin se mostra mais habilidoso do que os bandidos, matando os três com golpes poderosos carregados de energia, apenas para voltar a meditar depois disso.
Tradicional
A Skin Lee Sin Tradicional é, na verdade, o visual que o personagem teria quando ele estava sendo desenvolvido inicialmente - antes de ser cancelado. Nessa skin, o personagem parece mais um lutador de artes marciais do que um monge, tendo tatuagens de tigre em seus braços.
Na primeira Splash art desta skin - e dentro do jogo - o que cobria a visão do campeão era seu cabelo, ao invés da venda que ele passou a utilizar após se tornar cego.
Bruce Lee
Como era de se imaginar, Bruce Lee é uma das inspirações para Lee Sin, tanto pelo nome e estilo de luta, quanto pelos maneirismos em geral. O ator e artista marcial chega a ser homenageado na skin Punhos de Aço, lançada em 2012, em comemoração do Ano Novo Chinês.
Nela podemos ver Lee Sin utilizando uma roupa bastante parecida com a que Bruce Lee utilizou no filme Operação Dragão. A Chroma da skin, que deixa sua roupa amarela, pode ser uma referência a outro filme do ator: Jogo da Morte
Punho de Ferro
A Skin Punho Divino é diretamente inspirada no personagem Punho de Ferro da Marvel, tanto que seu lançamento no servidor de testes aconteceu dias depois da série do herói chegar na Netflix.
Existem elementos na skin que podem ser referências ao Aang de Avatar: A Lenda de Aang e Asura do jogo Asura’s Wrath. Essa também é a primeira skin em que Lee Sin não é cego.
Skins
Além dessas skins Lee Sin ainda possui: Acólito, que modifica suas roupas; Muay Thay, que homenageia o esperto e ainda faz referência ao Sagat de Street Fighter; Curtindo o Verão, dividindo esse tema com vários outros personagens.
Lee Sin possui também SKT T1, em comemoração a vitória da SKT no campeonato da terceira temporada; E Nocaute que faz referência aos clubes de luta que eram comuns durante a Lei Seca nos Estados Unidos.