10 fatos e curiosidades sobre o Goro de Mortal Kombat!
10 fatos e curiosidades sobre o Goro de Mortal Kombat!
“Eu te darei a morte de um guerreiro!”
Ainda que Shao Kahn seja conhecido como o maior chefão de toda a franquia de Mortal Kombat, existe um sub-boss que conquistou o coração – e o ódio – de muitos jogadores. Sim, estamos falando do apelão de quatro braços que não parece ter muito senso de moda: Goro!
Para celebrar o poder e brutalidade desse vilão que está presente desde os primeiros jogos, separamos aqui 10 fatos e curiosidades sobre o Goro de Mortal Kombat! Bora lá?
Primeira Aparição
A estréia de Goro em Mortal Kombat aconteceu logo no primeiro jogo, onde ele foi estabelecido como o sub-chefe do torneio. Ao longo dos anos, ele retornaria para essa posição mais quatro vezes, sempre preparando os jogadores para um campeão ainda mais apelão.
Além de MKI, Goro aparece em Mortal Kombat: Trilogy, MK4, MK Gold, Mortal Kombat: Deception, Mortal Kombat Unchained, Mortal Kombat: Armageddon, Mortal Kombat: Shaolin Monks, MK 9 e MKX.
Poderes e Habilidades
Conhecido por sua enorme força bruta - e agilidade surpreendente em seus golpes - Goro é um dos maiores lutadores da história de Mortal Kombat, conseguindo vencer 9 torneios consecutivos antes de MKI começar. Além disso, o personagem também é o comandante dos exércitos de Outworld, sendo o responsável por destruir rebeldes e adicionar novos reinos ao seu Imperador.
Mas além dessa força toda, Goro está diretamente associado ao elemento Fogo, sendo capaz de atirar bolas de fogo em seus inimigos ou cuspir rajadas flamejantes neles.
Raça
E a razão para ele ser tão poderoso é que Goro é o príncipe dos Shokan, uma raça meio-humanóide e meio-dragão, se destacando por possuir quatro braços cada um. Além de imensa força, os Shokan são bem maiores do que um humano comum, o que já os garante uma presença ameaçadora durante as guerras.
A aparência deles não parece seguir um padrão muito definido. As cores variam desde o amarelo até o marrom escuro, com manchas nas costas, ou em alguns casos específicos um Shokan pode ter a pele rajada como um tigre.
Kintaro
Assim sendo, Kintaro também é um Shokan, ainda que, tendo a pele como um tigre, ele seja de uma linhagem diferente da de Goro e Sheeva (que são Draco). O vilão na verdade é da linhagem Tigrar.
Pelo que já foi especulado nos jogos, os Tigrar são considerados inferiores aos Draco, assim sendo, Goro e Kintaro não parecem se dar bem, com os dois desejando muito se enfrentar em um combate mortal. Essa disputa aconteceu em uma história em quadrinhos, não canônica, onde Goro terminou como vencedor.
Campeão dos Campeões
Por muitos anos Goro lutou ao lado de Shao Kahn, servindo aos seus propósitos enquanto buscava mais orgulho e glória para o seu povo. Até o primeiro jogo de Mortal Kombat, o personagem conseguiu permanecer invicto por mais de 500 anos de torneio, sem ter nenhuma derrota.
Quando Liu Kang e seus amigos aparecem, no entanto, o personagem acaba sendo derrotado, desaparecendo sem que ninguém descubra seu real paradeiro - ou ainda se ele está vivo ou morto. O que Goro faz é que, corroído de vergonha e desonra, ele precisou de um tempo para se recuperar e fazer seu retorno.
Era de Paz?
Quando Shao Kahn foi derrotado depois da invasão da Terra, Goro reapareceu. Focado agora em melhorar a vida do seu próprio povo, o Príncipe Shokan acabou continuando a guerra contra os Centauros. Quando Kitana interveio, propondo um acordo de paz, as duas raças aceitaram com desconfiança e desgosto.
Contudo, depois de a invasão de Shinnok foi frustrada e o Deus Caído foi mais uma vez derrotado, libertando Edenia de seu comando, Goro decidiu fazer uma aliança verdadeira com os Edenianos, buscando a paz e a grandeza dos Shokan ao lado de Kitana, chegando até mesmo a assinar - dessa vez de bom grado - um novo acordo de paz com os Centauros.
Traidor
Anos depois da Aliança Mortal, Edenianos e Shokans seguiram juntos para destruir as últimas forças do enfraquecido Shao Kahn. Goro, que ainda estava exausto das batalhas, foi atacado por Noob Saibot e aparentemente morto, mas na verdade ele acabou sendo salvo por Shao Kahn que propôs uma aliança para ele que incluía glória para seu povo e o banimento de todos os centauros..
Depois de concordar com os termos Goro fez com que outro Shokan fosse identificado como ele, sendo enterrado por Kitana - que acreditava que o guerreiro era seu novo aliado e amigo - enquanto ele enganava a todos e retomava seu lugar ao lado do imperador.
MK 9
Em MK 9 a história do personagem é praticamente a mesma do primeiro jogo, ele continua sendo um campeão extremamente poderoso, nunca tendo perdido uma luta - até que isso acontece pelas mãos de Liu Kang.
Depois da derrota, Goro aparece em outras ocasiões, sempre servido Shao Kahn, seja como guerreiro ou guarda dos prisioneiros de Earthrealm.
MK X
Ainda que seja um dos personagens jogáveis em MKX, sendo também o sub-boss do jogo, Goro não possui nenhum papel importante nos eventos deste jogo, aparecendo apenas nos quadrinhos lançados contando o que aconteceu antes de MKX acontecer.
Seu final de torre no jogo, no entanto, diz que, por não terem escolhido um lado na Guerra entre Kotal Kahn e Mileena, os Shokan perderam o prestígio que tinham entre os povos. Mas assim que tudo acabou, Goro iniciou uma batalha contra Kahn, vencendo-o e assumindo o trono, aproveitando que não havia mais nenhum inimigo para enfrentá-lo.
Filme
Goro foi um dos principais antagonistas do primeiro filme de Mortal Kombat, sendo interpretado por Kevin Michael Richardson (que teve que utilizar uma fantasia colada sobre seu tronco, para criar os outros braços e cabeça do personagem) e dublado no áudio original por Frank Welker.
Na história ele luta como o fiel escudeiro de Shang Tsung, conseguindo matar um dos amigos de Johnny Cage. Enfurecido, o herói pede uma luta contra Goro, conseguindo vencê-lo ao utilizar a arena ao seu favor, lançando o Shokan para o penhasco - e sua morte.