10 fatos e curiosidades sobre o Cyrax de Mortal Kombat!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Cyrax de Mortal Kombat!

Por Chris Rantin

Continuando nossa lista sobre personagens de Mortal Kombat, é chegada a hora de falarmos sobre o ciborgue Cyrax, guerreiro normalmente ligado às forças do bem que veio do mesmo clã do Sub-Zero.

Enquanto nos primeiros jogos pouco é revelado do seu passado, na nova linha do tempo descobrimos que ele não queria ser transformado em um ciborgue, sendo sequestrado e modificado contra sua vontade. Quer saber mais sobre a história trágica do personagem? Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre o Cyrax de Mortal Kombat!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

A primeira aparição de Cyrax nos jogos foi em Mortal Kombat 3, sendo uma criação dos Lin Kuei - o mesmo clã de Sub-Zero - para criar um assassino ainda mais letal, sem ter sentimentos ou opinião própria.

Desde sua estréia o campeão já apareceu nas variações de MK 3, Mortal Kombat Gold, Mortal Kombat: Deadly Alliance, Mortal Kombat: Tournament Edition, Mortal Kombat: Deception (apenas como uma participação especial, Mortal Kombat: Armageddon, Mortal Kombat 9 e Mortal Kombat X.

Imagem de capa do item

Mostarda

Antes de ser revelado como um personagem novo, muitos fãs desconfiavam que Cyrax era na verdade uma versão robótica de Scorpion, já que o mesmo não estava presente em Mortal Kombat 3. A teoria ganhava força por ele possuir as mesmas cores do ninja e alguns movimentos parecidos.

No seu desenvolvimento, Cyrax e Sektor eram chamados de Mostarda e Ketchup, por causa de suas cores. Em vários jogos existem pistas sutis a esses nomes, servindo como uma piada interna.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Como um ninja cibernético, Cyrax é habilidoso tanto em artes marciais quanto no uso de armas - armazenando várias delas na cavidade em seu peito, como redes tecnológicas, serras e bombas.

O ninja é capaz de se teletransportar, uma característica que ele já possuía antes da transformação. Em sua história é dito que sua armadura é tão resistente que ele é capaz de mergulhar em lava, sem ter nenhum dano severo ao seu equipamento.

Imagem de capa do item

Robotizado

Cyrax era membro do clã de assassinos dos Lin Kuei, junto de Sub-Zero, Sektor e Smoke. Quando o clã decidiu utilizar a tecnologia moderna para transformar seus membros em ciborgues, tornando-os assassinos ainda mais mortais.

Sub-Zero se recusou a fazer parte do programa, por causa disso todos os três ciborgues foram enviados para caçar e matar o criomante. O ataque deles culminou com a invasão de Shao Kahn ao reino da Terra, mas nenhum deles foi afetado por ela.

Imagem de capa do item

Reprogramado

O ciborgue, contudo, foi capturado por Sub-Zero, que conseguiu programá-lo, colocando nele um comando para matar Shao Kahn. O Imperador, no entanto, já havia sido derrotado antes de Cyrax chegar até ele, o que fez com que houvesse um problema em sua programação, fazendo com que ele funcionasse de forma errada e aguardasse ordens de Shao Kahn.

Como as ordens nunca chegaram, ele passou a vagar pelo deserto de Jade (sendo essa a razão para ele aparecer preso nas areias, naquele cenário). É dito que Sonya e Jax conseguiram resgatar Cyrax, fazendo com que ele recuperasse seu lado humano.

Imagem de capa do item

Recuperado?

Ao ter seu lado humano de volta, Cyrax ajudou os heróis da Terra contra o Deus Caído Shinnok, conseguindo recuperar flashes de sua vida antiga, recuperando totalmente suas emoções, decidindo fazer parte das Forças Especiais junto daqueles que haviam ajudado ele.

Em Deadly Alliance, Cyrax sofre uma emboscada orquestrada pela vampira Nitara. Durante o confronto com Reptile o ciborgue perde sua habilidade de se teletransportar ao ter seu equipamento danificado. Ele ajuda a vilã, recuperando uma orbe que ela precisava para libertar seu planeta natal do Outworld, cumprindo sua palavra, ela o envia de volta à Terra.

Imagem de capa do item

Armageddon!

Durante a abertura de Mortal Kombat Armageddon, o ciborgue está do lado da Luz, tentando impedir Sheeva de chegar no topo da pirâmide, sendo atirado por ela para longe.

No seu final de torre, ou seja, um final alternativo que não faz parte da cronologia oficial, Cyrax recebe o poder divino de Blaze, voltando a ser humano. O herói se reúne com Sub-Zero e os dois decidem lutar contra Smoke e Sektor, conseguindo vencer as máquinas e reprogramando eles para servir os Lin Kuei de uma forma mais humana, até que fosse possível transformá-los.

Imagem de capa do item

MK9

Em MK 9, temos Sektor e Cyrax como humanos, sendo ninjas do clã dos Lin Kuei que estão lutando no torneio. Os dois possuem visões diferentes sobre a iniciativa cibernética, tendo Cyrax como alguém completamente contra a essa ideia, por não querer abrir mão da sua humanidade.

Cyrax descobre, graças a Raiden, que a razão para Shang Tsung ter chamado eles ao torneio foi apenas para matar os guerreiros da Terra. Ele confronta Sektor, lutando contra ele mas o deixando vivo. Em algum momento de MK 9, ele acaba sendo capturado à força e transformado em um ciborgue e passa a servir Shao Kahn, sendo derrotado pelas mãos de Nightwolf.

Imagem de capa do item

MKX

O resto da história de Cyrax vem dos quadrinhos de MKX. Ele é liberto de sua programação cibernética por um vírus lançado por Sub-Zero, se virando contra Sektor. Sektor, agora, era o líder dos Lin Kuei, planejando transformar todos os campeões em ninjas.

Quando Sektor é derrotado por Sub-Zero, todos os ciborgues se curvam perante Cyrax, tendo ele como seu líder. Incapaz de continuar assim, ele pede desculpas para Sub-Zero e se auto-destrói, levando consigo todos os outros ciborgues e deixando o criomante para reerguer a honra do seu clã. O personagem retorna para o jogo como um DLC, sendo uma das transformações do Triborg.

Imagem de capa do item

Filme

Cyrax apareceu no filme Mortal Kombat: Aniquilação, sendo interpretado por J. J. Perry. Ele serve como um dos assassinos de Shao Kahn, liderando um esquadrão de exterminação durante a invasão de Kahn.

O ciborgue tenta matar Sonya e Jax, mas acaba sendo derrotado. Seu nome só é mencionado no final do filme, tendo apenas uma fala durante todo o filme. O ator revelou em uma entrevista que o capacete de Cyrax cobria quase que toda sua visão, o que resultou nele batendo de verdade em Lynn Williams, o ator que interpretou Jax.