10 fatos e curiosidades sobre a Kitana de Mortal Kombat

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre a Kitana de Mortal Kombat

Por Chris Rantin

Ainda que Kitana seja uma das maiores defensoras do Reino da Terra, nossa heroína nem sempre utilizou seus leques para esse fim, já tendo sido uma grande aliada e “filha” do cruel imperador Shao Kahn. Para saber tudo sobre essa grande combatente, confira agora nossa lista com 10 fatos e curiosidades sobre a Kitana de Mortal Kombat!

Imagem de capa do item

Primeira aparição de Kitana

Mesmo sendo figurinha carimbada de quase todos os jogos da franquia Mortal Kombat, a princesa Kitana não foi a primeira mulher introduzida no jogo como lutadora - posto que pertence a Sonya Blade.

Kitana fez sua estréia em Mortal Kombat II e, desde lá, apareceu como jogável em: Ultimate Mortal Kombat, Ultimate Mortal Kombat 3, Mortal Kombat Trilogy, Mortal Kombat 4, Mortal Kombat Gold, Mortal Kombat Advance, MK: Deadly Alliance, MK: Shaolin Monks, MK: Unchained, MK: Armageddon, MK vs. DC Universe e os mais recentes MK9 e MKX.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades da Kitana

Assim como sua mãe, Kitana parece ter magias derivadas do Ar, uma vez que é capaz de fazer com que outras pessoas sejam levitadas, envolvidas por um “tornado” capaz de ricochetear projéteis e até mesmo ganhar impulso no ar.

Mesmo assim, ela é mais conhecida pelas táticas de combate corpo-a-corpo e pelo uso dos seus leques - que também podem ser atirados no ar e utilizados como adagas.

Imagem de capa do item

Personalidade da Kitana

Kitana, longe da influência de Shao Kahn e outros vilões, é retratada como uma líder forte e justa, capaz de pensar no bem maior e sempre disposta a lutar para proteger aqueles que não podem.

Contudo, na maioria das vezes, ela é sempre vista sob o controle de alguém. Ao longo dos jogos ela já foi enganada ou manipulada por Shao Kahn, Onaga, Dark Kahn, Quan Chi e até mesmo Mileena e Jade.

Imagem de capa do item

Relacionamentos da Kitana

Ao longo de toda a franquia, os personagens mais próximos de Kitana, aqueles com quem ela estabelece algum vínculo profundo, são: Sindel, sua mãe e rainha; Jade, sua antiga companheira de assassinatos ao lado de Shao Kahn; Liu Kang, que serve como interesse romântico e maior aliado; E Mileena, sua grande inimiga e clone criada por Kahn.

Ed Boom, o criador do jogo, chegou a afirmar que Kitana e Mileena são basicamente as versões femininas de Scorpion e Sub-Zero, tanto pela grande rivalidade e popularidade, quanto pelo fato de que nos primeiros jogos eles possuíam o mesmo modelo, apenas cores diferentes.

Imagem de capa do item

Filha de Shao Kahn

A história da guerreira começa com ela acreditando ser filha legítima de Shao Kahn, sendo uma de suas assassinas pessoais. Ao longo do torneio, ela acaba se envolvendo com os heróis da Terra e descobre tanto a verdade sobre seu “pai” como a verdadeira origem de sua irmã gêmea Mileena.

Ela ajuda Liu Kang a derrotar Kahn, mas acaba sendo presa por traição - depois de confrontar e matar Mileena.

Imagem de capa do item

Guerreira da Terra

Quando sua mãe é ressuscitada por Kahn, e o Reino da Terra é invadido, Kitana sabe que precisa escapar da prisão e livrar Sindel do feitiço do imperador. Ela consegue fazer isso e Liu Kang é o responsável por derrotar o vilão.

Reunida com sua mãe, ela parte para Edenia, onde pretende reinar em paz e harmonia, sem se preocupar com guerras. lsso, contudo, não é o que acontece - o que já era de se esperar de um franquia chamada de Mortal Kombat, né?

Imagem de capa do item

Invasões e vilania

Em pouco tempo, Edenia é invadida por Quan Chi e Shinnok, depois da traição de Tanya, mas consegue vencer os inimigos graças aos seus aliados do Reino da Terra. Posteriormente, seu lar seria invadido por Onaga, que a colocaria sob seu controle e a faria lutar por ele contra sua própria mãe.

No meio tempo, ela descobre que Shao Kahn não está morto como todos pensavam, mas sim escondido em outro reino. Formando uma aliança com Goro e sua espécie - os Shokan - ela parte para lutar contra os exércitos do imperador para livrar os reinos de sua influência - de uma vez por todas.

Imagem de capa do item

Filmes

Kitana apareceu nos dois filmes feitos de Mortal Kombat (1995 e 1997) sendo interpretada por Talisa Soto. No primeiro longa, ela era uma guerreira que, contra sua vontade, luta ao lado de Shang Tsung. Eventualmente, ela se alia a Liu Kang e o ajuda a derrotar o vilão.

Já no segundo filme, seu principal foco é proteger a terra de Shao Kahn, tentando sempre que possível convencer sua mãe ressuscitada de que ela está sob um feitiço de Kahn. Ambas as versões são bem criticadas pelos fãs, por não serem minimamente fiéis ao material de origem.

Imagem de capa do item

MK9

Sua versão em Mortal Kombat 9 permanece basicamente a mesma da história original, mas dessa vez, ao descobrir a verdade sobre Mileena ela vai até Shao Kahn para denunciar a suposta traição de Shang Tsung.

O imperador, para a surpresa da guerreira, manda que prendam-na para que, mais tarde, seja executada, o que teria acontecido se Jade não ouvisse a verdade e avisasse os heróis da Terra que sua amiga estava em perigo. Ao final do jogo, Kitana morre pelas mãos de Sindel, junto dos outros heróis.

Imagem de capa do item

MKX

Durante os eventos de MKX, Kitana é ressuscitada junto dos outros mortos em MK9 como serva de Quan Chi. Assim, ela se torna uma das grandes antagonistas do jogo, agindo contra Cassie Cage e os demais heróis que tentam impedir os planos nefastos de Shinnok.

Ao fim do jogo, ela se torna a grande Rainha do Reino Inferior, recebendo um novo uniforme e visual, e reinando ao lado do também corrompido Liu Kang.