10 fatos e curiosidades sobre o Capitão Planeta!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Capitão Planeta!

Por Fernando Maidana

Conheça 10 fatos e curiosidades sobre esse desenho que marcou uma geração.

Imagem de capa do item

A criação!

O criador da série animada do Capitão Planeta é ninguém mais, ninguém menos que Ted Turner, o fundador do Cartoon Network.

Depois de uma viagem ao redor do mundo, Ted percebeu que precisava alertar as pessoas sobre os problemas ecológicos que presenciou.

A animação foi criada com o objetivo de conscientizar as crianças de que elas deveriam cuidar do planeta Terra e de seus recursos.

Como o desenho representaria a união do planeta, Ted decidiu que cada um dos portadores dos anéis deveria vir de regiões diferentes do mundo.

Imagem de capa do item

Os escolhidos!

Quando o nível de devastação do planeta chegou a um nível alarmante, Gaia, o espírito da Terra, despertou e dividiu seu poder em cinco anéis mágicos, que foram enviados para cinco jovens ao redor do mundo.

O africano Kwame recebeu o Anel da Terra, representando a esperança de um mundo melhor.

O americano Joey Wheeler recebeu o Anel do Fogo, representando a convivência humana com as grandes metrópoles.

Linka, da União Soviética, recebeu o Anel do Ar, representando o uso ético e responsável da ciência e tecnologia em favor do mundo. Com a dissolução da União Soviética, sua origem foi alterada para a Europa Oriental.

A asiática Gi recebeu o Anel da Água, representando a empatia para com os animais e ecossistemas.

E, finalmente, Ma-Ti, da América do Sul, recebeu o Anel do Coração, simbolizando a sabedoria dos povos e culturas humanas.

Imagem de capa do item

Fundação Capitão Planeta!

O Capitão Planeta foi criado para conscientizar as pessoas sobre os problemas ecológicos ao redor do mundo e para ajudar a reforçar seu legado, mesmo após o fim do desenho, Ted Turner criou a Fundação Capitão Planeta, em Atlanta.

A organização utilizava parte dos lucros do desenho e dos brinquedos para auxiliar escolas carentes e instituições que realizavam trabalhos ambientais em diversos países.

A Fundação Capitão Planeta quase fechou suas portas em 2001, mas ainda existe graças à ação de doadores, que ajudam a financiá-la.

Atualmente, é presidida por Laura Turner Seydel, a filha de Ted Turner.

Imagem de capa do item

Aparência!

A trilha sonora do desenho foi composta por Nick Boxer.

Além de compor as músicas da série animada, Boxer também foi o roteirista dos primeiros episódios da animação e produtor executivo ao longo de toda a série.

Apesar de estar presente em praticamente todos os processos de produção do desenho, Boxer passou por uma crise criativa enquanto desenvolvia ninguém menos que o Capitão Planeta.

Ele decidiu usar seu próprio rosto como modelo para o personagem, pensando em alterá-lo mais tarde. A alteração não foi feita e o Capitão Planeta ficou com o rosto do produtor da série!

Imagem de capa do item

Capitão Poluição!

Se você assistiu ao desenho deve se lembrar do Capitão Poluição.

Trata-se de uma versão maligna do herói, que pode ser invocada pela união dos poderes poluentes de cinco anéis malignos.

Os anéis e seus portadores são:

Dr. Duke Nukem com o anel da Super Radiação.

Looten Plunder possui o anel do Desmatamento.

Matreiro com o anel da Fumaça.

Verminoso Escória e o anel dos Tóxicos

e Drª Blight e seu anel do Ódio.

Assim como o Capitão Planeta, sua contra-parte também possuía uma frase ao ser invocado.

Pela união de seus poderes poluidores, eu sou o Capitão Poluição!

Imagem de capa do item

A primeira série animada a abordar a AIDS!

Em diversos episódios, Capitão Planeta também lidava com situações que não estavam diretamente relacionadas com questões ecológicas, mas sim sociais.

A série animada foi a primeira grande produção infantil a abordar o HIV em rede nacional.

No 11º episódio da 3ª temporada, A Fórmula do Medo, o vilão Verminoso Escória convence a população de um pequeno vilarejo que a AIDS pode ser transmitida pelo simples contato com um portador do vírus HIV e a cidade passa a atacar o jovem Todd Andrews, um garoto HIV-positivo.

Capitão Planeta e seus guardiões aparecem para derrotar o vilão e educar a população sobre a doença, como evitá-la e como ela é passada adiante.

Todd Andrews foi dublado por Neil Patrick Harris e sua mãe pela lenda do cinema americano, Elizabeth Taylor

Imagem de capa do item

Vozes famosas!

Neil Patrick Harris e Elizabeth Taylor não foram os únicos famosos a emprestarem suas vozes para personagens da série.

Como Ted Turner pretendia chamar a atenção do público, nomes de peso foram incluídos no elenco.

Originalmente, inclusive, Tom Cruise estava cotado para dublar o próprio Capitão Planeta, mas o ator não pôde aceitar o convite e foi substituído por David Coburn.

Gaia foi dublada por duas grandes atrizes. Nas primeiras temporadas é Whoopi Goldberg quem empresta sua voz para o Espírito da Terra. Depois dela, Margot Kidder, a eterna Lois Lane, dá voz à personagem.

No elenco de dublagem também estão incluídos Jeff Goldblum, Fred Savage, Meg Ryan, Danny Glover e o próprio Ted Turner.

Imagem de capa do item

Outras mídias!

Capitão Planeta fez tanto sucesso na TV que acabou atraindo os olhares de outras mídias.

Em 1991, a Marvel lançou a primeira edição de Captain Planet and the Planeteers. No entanto, a série não fez tanto sucesso nos quadrinhos e acabou sendo cancelada depois de 12 volumes.

A capa da quarta edição fazia uma homenagem à Quarteto Fantástico #1.

Em 1992, um jogo do personagem foi lançado para o Nintendinho. Mas também foi mal recebido pela crítica. A recepção foi tão negativa que a versão do jogo para Mega Drive foi cancelada antes mesmo de seu lançamento.

Imagem de capa do item

Quase forçou Duke Nukem a mudar de nome!

Capitão Planeta possuía uma série de vilões. Entre os principais estava o cientista Duke Nukem, que utilizou radiação em excesso em seu próprio corpo. Isso o deixou completamente desfigurado, mas também o permitia emitir rajadas radioativas e usar visão de raio-x.

Logicamente, vocês já devem ter associado o nome ao famoso jogo de ação em primeira pessoa da Apogee, Duke Nukem.

Temendo um processo por parte da Time Warner, a equipe do jogo alterou o título do game para Duke Nukum. Mais tarde, eles descobriram que o nome não havia sido registrado, o que lhes permitiu retomar o nome do protagonista e da franquia.

O Capitão Planeta de Don Cheadle

Embora o Capitão Planeta nunca tenha ganhado uma versão cinematográfica, em 2011, Nick Corirossi e Charles Ingram resolveram criar uma versão cômica do Capitão Planeta estrelando Don Cheadle!

Isso mesmo! O Máquina de Combate que apareceu nos filmes do Homem de Ferro e que é parte do Universo Cinematográfico Marvel!