10 fatos e curiosidades sobre a Blink dos X-Men!
10 fatos e curiosidades sobre a Blink dos X-Men!
Assim como Polaris, a mutante teleportadora conhecida como Blink fará parte da resistência mutante contra o governo opressor de The Gifted, sendo uma das protagonistas da nova série que promete expandir o universo mutante da Fox.
Antes disso, no entanto, a personagem já havia feito sua estréia em live-action em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, chamando bastante atenção e conquistando o carinho de uma legião de fãs. Bora conhecer um pouco mais da personagem? Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre a Blink dos X-Men!
Criação
Clarice Ferguson, mais conhecida pelo nome de Blink, fez sua estréia nos quadrinhos em outubro de 1994, na edição nº 317 do primeiro volume de Fabulosos X-Men, escrita por Scott Lobdell e desenhada por Joe Madureira. A HQ fez parte da saga Aliança Falange
Na história os X-Men Banshee e Jubileu encontram um grupo de jovens mutantes nas garras de Stephen Lang e Cameron Hodge, dois vilões conhecidos da equipe. O plano dos antagonistas é controlar e assimilar todos os organismos vivos da Terra em seu coletivo tecno-orgânico e eles já conseguiram capturar a maioria dos membros principais dos X-Men.
Primeira Aparição
Durante esse arco, Blink era uma das muitas jovens mutantes capturadas pelos vilões, que tentavam assimilar seus poderes. A moça estava completamente aterrorizada com sua mutação, já que havia acordado em uma poça de sangue - de alguém que ela havia matado acidentalmente - depois de ter utilizá-lo seus poderes pela primeira vez.
Isso aconteceu porque ela ainda era incapaz de controlar seu teleporte de maneira eficaz, assim tudo (pessoas ou objetos) que era teleportado era retalhado, sendo incapaz de chegar ao seu destino com sua forma intacta.
Sacrifício
Durante essa saga ela conhece Banshee e tenta utilizar seus poderes, mesmo ainda assustada com essa ideia, para picotar um dos membros da Aliança da Falange que estava mantendo a guarda sobre ela e um grupo de mutantes.
Infelizmente, por mais bem intencionada que a mutante fosse, ainda faltava controle sobre seus poderes. Assim, mesmo que ela tenha conseguido matar Colheita, o seu inimigo, a moça acabou presa em seu próprio campo de teleporte, aparentemente morrendo no processo. Seu sacrifício, no entanto, permitiu que seus colegas pudessem fugir.
A Era do Apocalipse
Menos de um ano depois da sua morte na cronologia oficial dos quadrinhos, Blink foi introduzida nos quadrinhos de um universo paralelo: a Era do Apocalipse, na edição escrita pelos mesmos criadores da personagem.
A moça, agora, era uma personagem mais confiante, interessante e impulsiva, sendo bem importante para os X-Men. Isso a transformou rapidamente em uma personagem extremamente querida pelos fãs - o que inclusive motivou o retorno de Blink para diversas outras histórias.
Dentes de Sabre
Durante a história de Era do Apocalipse, conhecemos Clarice Ferguson, nascida nas Bahamas com sua pele roxa que, desde muito cedo, indicava que ela era mutante. Com medo de que ela não fosse aceita pela população, seus pais se mudaram para Miami, nos Estados Unidos, local com grande concentração de mutantes.
Ainda quando criança, Blink foi levada por Apocalipse, depois de ser identificada por Sinestro, um dos cavaleiros do mutante. Várias experiências genéticas foram feitas para aprimorar seus poderes, mas antes que ela pudesse ficar sob a guarda de Apocalipse, Dentes de Sabre e a Arma-X invadiram o laboratório, resgatando Blink. Assim, ela se torna filha adotiva do Dentes de Sabre.
Blink, o Retorno
O retorno de Blink no universo oficial dos quadrinhos aconteceu pouco antes dos eventos conhecidos como Necrosha. Selene, uma perigosa vilã, considerada a primeira Mutante, conseguiu formar uma equipe bastante poderosa e viajou para o exato lugar onde Blink lutou contra Colheita.
Selene, então, balança sua mão no ar, que desaparece, ressurgindo instantes depois - arrastando Blink para fora do portal. A vilã explica que, diferente do que muitos achavam, ela na verdade estava presa em outro plano de existência, permanecendo em um estado nem viva e nem morta, enquanto sofria em agonia.
Aliada de Selene
Depois de ser curada por Selene, a mutante acabou caindo nas manipulações da vilã, que argumentou que esse tempo todo estava procurando por Blink, já que ouvia seus clamores por ajuda. Selene diz que Emma Frost também podia ouvi-la, mas que escolheu deixá-la no portal por considerá-la perigosa demais para ser salva.
Acreditando nisso, Blink se torna uma das aliadas de Selene, que argumenta que quer colocar um fim em todo esse ciclo de dor e traições. Utilizando seus poderes de teleporte - inclusive para matar pessoas - Blink marcha ao lado da vilã, chegando até mesmo a atacar os X-Men.
X-Men
Quando os planos de Selene em se tornar uma Deusa falham e a mutante acaba morta, Blink consegue escapar - depois de ser gravemente ferida por Arcanjo. Algum tempo depois desses eventos, Emma Frost cria uma pequena equipe dos X-Men e acaba encontrando Blink na Europa, tentando ressuscitar Selene.
A equipe de Emma chega até ela, descobrindo que ela iria cometer suicídio por não conseguir trazer Selene de volta. Emma consegue ajudar Blink a se livrar da influência da vilã, o que faz com que a mutante tenha um colapso nervoso ao sentir o remorso por todas as pessoas que matou por Selene. Emma a convida para fazer parte dos X-Men, mas desolada, Blink foge depois de dizer que não conseguiria. Anos mais tarde ela supera o acontecido e acaba se juntando aos Novos Mutantes
Poderes e Habilidades
Como já ficou claro até aqui, a principal habilidade de Blink é o teleporte. A mutante consegue transportar a si mesma e outras pessoas através de “portais”, sendo capaz de teletransportar grandes grupos de pessoas sem dificuldade.
De maneira ofensiva, ela pode abrir portais para redirecionar disparos - podendo “devolver” o ataque dos inimigos - ou, como descobrimos, simplesmente retalhar pessoas utilizando seus portais.
Outras Mídias
Além dos quadrinhos, Blink foi uma das mutantes com grande destaque em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, onde foi interpretada por Fan Bingbing sendo uma integrante vital para sua equipe, já que conseguia usar seus portais de teleporte para salvar seus aliados, fugir ou até mesmo organizar os ataques contra as Sentinelas. Já em The Gifted, Blink será interpretada por Jamie Chung. Até o momento, mesmo que sua aparência seja diferente da dos quadrinhos, tendo apenas uma marca violeta no rosto, tudo indica que seus poderes permanecerão os mesmos.
Blink também apareceu em Wolverine e os X-Men, sendo uma adaptação bastante fiel a sua versão dos quadrinhos.