10 fatos e curiosidades sobre Apenas Um Show!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Apenas Um Show!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

O criador!

J.G. Quintel estudou na CalArts, um Instituto de Artes criado por ninguém menos que Walt Disney.

Ele começou a se destacar na área de roteiro e animação e passou a fazer parte do grupo Frederator Studios. Junto com ele, foram outros colegas de sua turma como Van Orman Thurop, de As Trapalhadas de Flapjack, e Pendleton Ward, criador de Hora de Aventura.

O primeiro personagem criado por Quintel foi o Pairolito, justamente por isso ele é o mais velho da turma, já que o criador gosta de imaginar que Pairolito envelheceu desde a época em que foi criado.

J.G. foi convidado a participar do Cartoonstitute, um programa do Cartoon Network que produz episódios pilotos de séries animadas e, caso eles façam sucesso entre o público, mais tarde iniciam a produção da série.

Nem é preciso dizer que Apenas Um Show foi um estrondoso sucesso. O episódio de estreia foi assistido por mais de 2 milhões de pessoa e a série permanece em horário nobre até hoje.

Mordecai é uma representação do próprio J.G. Quintel e é ele mesmo quem empresta sua voz para o personagem.

Imagem de capa do item

Anos 80!

Se você é um grande fã de Apenas Um Show, já deve ter percebido que a série se passa durante os Anos 80.

Por ter crescido nessa época, o criador do desenho, J.G. Quintel, queria retratar todos os pensamentos e sonhos de um jovem - e transformar alguns deles em realidade.

Por isso, é tão comum vermos diversas referências a filmes, como De Volta Para o Futuro e Os Aventureiros do Bairro Proibido, músicas da época e shows de TV de luta livre - embora isso seja uma paixão dos americanos até hoje.

Imagem de capa do item

Ovocelente!

O 17º Episódio da 3ª Temporada, mostra Mordecai entrando em uma competição em que deveria comer uma omelete gigante para ganhar um boné.

Rigby havia tentado a façanha, mas acabou descobrindo da pior forma que era alérgico a omelete, o que lhe deixou em coma.

Acontece que o episódio foi inspirado em um evento real da vida de J.G. Quintel, o criador do desenho.

Durante sua adolescência, ele participou de uma competição em que deveria comer uma omelete gigante para ganhar uma camiseta.

Quintel não conseguiu vencer a disputa e foi parar no hospital, mas diz que passar por essa experiência com seus amigos (e contar as histórias mais tarde) acabou sendo Eggcscellent (Ovocelente).

Assim, a história foi transformada em um episódio da série.

Imagem de capa do item

O Fim de semana do Benson!

O episódio inteiro é uma homenagem ao filme Um Morto Muito Louco, de 1989.

No filme, o empresário Bernie Lomax é assassinado no fim de semana em que dois de seus empregados são convidados a visitar sua casa. Eles temem acabar em uma enrascada e decidem levar o corpo de Bernie a todos os lugares, como se ele ainda estivesse vivo.

No episódio de Apenas Um Show, Benson cai da escada e Mordecai e Rigby decidem fazer a mesma coisa para não serem demitidos quando Benson acordar.

Durante a trama, além da homenagem ao filme, também temos várias referências a sucessos do rock dos anos 70. Além disso, conhecemos o "drink" Rainha do Mississipi.

Rainha do Mississipi!

Mississipi Queen é um clássico do Rock dos Anos 70 interpretado pela banda Mountain. O sucesso também foi regravado pela banda W.A.S.P. em 1985.

No episódio, o título da canção também identifica uma bebida feita com xarope, maionese, molho de soja, ostras e restos de comida, e que faz nossos amados personagens delirarem ao som da canção.

Mais uma vez, o episódio faz referência à vida de J.G. Quintel, que diz que era constantemente desafiado por seus amigos a consumir bebidas nojentas e ver quem aguentava mais tempo sem vomitar.

Imagem de capa do item

Power Rangers!

O 21º Episódio da 4ª Temporada da série é uma grande homenagem aos Tokusatsus.

J.G. Quintel é um fã declarado de Power Rangers e decidiu homenagear os Escolhidos de Zordon no episódio Um Bando de Gansos Grandes.

A história nos mostra os Gansos Arruaceiros que passam a destruir o Parque de Benson e traz de volta os Patinhos que foram apresentados na 2ª Temporada, no episódio Um Monte de Patinhos.

Com a ajuda de Mordecai, Rigby e seus acessórios, os Patinhos conseguem derrotar a grande ameaça, mas acabam destruindo o Parque como consequência.

Nesse episódio, também vemos outro famoso objeto característico dos Anos 80: a Power Glove, um controle alternativo para o Nintendinho, que ficou eternizado graças ao filme O Gênio do Videogame.

Imagem de capa do item

Master System!

Apesar do "Megazord" dos Patinhos utilizar uma Power Glove, o videogame favorito de Mordecai e Rigby é o SEGA Master System. Afinal de contas, esse é o console favorito de J.G. Quintel.

Apesar de não ser tão consagrado quanto o concorrente da Nintendo, o videogame ocupa um lugar especial no coração de Quintel e, consequentemente, nos corações dos protagonistas da série.

Durante a San Diego Comic Con 2012, no painel de Apenas Um Show, J.G. Quintel levou seu próprio Master System e o deixou sobre a mesa. O console é idêntico ao apresentado no desenho.

Imagem de capa do item

Juiz Dredd!

Afinal de contas, você não desenharia essas ombreiras douradas e esse design de capacete por pura coincidência!

Enquanto assistia à entrevista da banda Barracuda Desejo de Morrer, Rigby se inspira na história do vocalista e decide mudar seu nome para Canoa Furada, na tentativa de obter reconhecimento e se tornar mais descolado.

Inicialmente, seu novo nome serve apenas para seus amigos fazerem piada de sua cara, até que um Super Afim do futuro (o vocalista da banda Barracuda Desejo de Morrer) viaja para o passado com o objetivo de exterminar Rigby antes que ele alcance a fama e acabe com sua carreira!

Vale lembrar que além do visual inspirado em Joseph Dredd, o Super Afim do futuro também é britânico e acredita que é o único que deve julgar e condenar Rigby... Digo, Canoa Furada.

Imagem de capa do item

Darth Vader!

Logo na primeira temporada, Mordecai e Rigby tentam passar um trote no Rei dos Trotes, um celular antropomórfico dos Anos 80.

Depois de uma série de enrascadas, a dupla, juntamente com toda a equipe que trabalha no Parque, é mandada para o passado e precisam enfrentar o Rei dos Trotes cara a cara para voltar para o presente.

Depois de subjugar o vilão, o grupo descobre que o Rei dos Trotes é um velho com o corpo maltratado pelo tempo.

A revelação é uma homenagem a Star Wars: O Retorno de Jedi, quando Luke Skywalker remove o capacete de Darth Vader, expondo o velho Anakin Skywalker fragilizado sob a armadura.

Imagem de capa do item

O Fim!

Apenas um Show começou a ser produzido em 2010. O desenho teve mais de 250 episódios e ganhou um filme em 2015.

A série faturou o Emmy em 2012 e conquistou uma legião de fãs ao longo dos anos.

Infelizmente, a 8ª Temporada marcou o fim da animação. O último episódio de Apenas um Show foi ao ar ontem, dia 16 de Janeiro.

O criador, J.G. Quintel, declarou:

"Fazer Apenas Um Show foi muito divertido, mas nós já contamos todas as histórias que queríamos e estamos fazendo a escolha que deveríamos fazer. Me sinto muito orgulhoso e feliz em ver que as pessoas abraçaram meu sonho de uma maneira tão grande. Nós estamos encerrando um ciclo."