10 fatos e curiosidades sobre a Spider-Gwen
10 fatos e curiosidades sobre a Spider-Gwen
Ela será um dos destaques do filme Homem-Aranha no Aranhaverso!
Gwen Stacy, Spider-Gwen, Mulher-Aranha, Aranha-Fantasma… A personagem já teve uma série de nomes desde que foi introduzida nos quadrinhos, mas, independente de como ela é chamada, sua personalidade forte e cativante – assim como o seu estilo único.
Mas você conhece a história dela? Confira nossa lista com 10 fatos e curiosidades sobre a Spider-Gwen e saiba mais sobre essa personagem icônica!
A primeira aparição da Spider-Gwen
Apesar da popularidade astronômica da personagem, Spider-Gwen é bastante recente na Marvel. A heroína fez sua estreia em setembro de 2014, na segunda edição da história Edge of Spider-Verse.
O apelo da personagem para os fãs foi tão grande que em fevereiro de 2015 ela já tinha conquistado sua série de HQs solo, com histórias que mostravam o seu cotidiano na terra alternativa onde ela vivia.
Criação e desenvolvimento
O escritor Dan Slott tinha planos de criar uma versão “aranhesca” de Gwen Stacy por alguns anos. Seus planos para a personagem, no entanto, eram bem diferentes da versão que foi introduzida no Aranhaverso - que recebeu grande influência de Jason Latour e Robbi Rodriguez.
Uma das principais razões apontadas para o sucesso da personagem é o seu uniforme. O visual é bastante diferente do utilizado pelo Homem-Aranha, sendo moderno e de certa forma mais misterioso.
Ela não é a Gwen clássica!
Como muitos devem saber, nos quadrinhos Gwen Stacy é conhecida por ser o primeiro grande relacionamento de Peter Parker, o Homem-Aranha. A relação dos dois era um tanto quanto tumultuada, mas a simples presença de Gwen era o suficiente para acalmar Peter. Ela era seu porto-seguro.
Infelizmente, a garota acaba morrendo depois de ser atirada de uma ponte pelo Duende Verde. Em uma tentativa desesperada de salvá-la, Peter lança uma teia para prendê-la, mas o impacto súbito acaba quebrando seu pescoço. A Spider-Gwen não é essa Gwen.
Nova Gwen, novo Peter
A Gwen Stacy que encarna a Spider-Gwen vem da Terra 65, em uma realidade onde é ela, e não Peter Parker, quem acaba sendo picada pela aranha radioativa. A partir disso, Gwen passa a agir como a Mulher-Aranha, agindo como heroína mais pela fama e diversão do que por qualquer outro motivo.
Nessa versão da realidade, Peter sofre com o Bullying constante e acaba criando uma solução química capaz de transformá-lo no Lagarto. Ele utiliza a fórmula e acaba enlouquecendo. Spider-Gwen luta contra ele, mas o confronto fica intenso demais e ela acaba o matando acidentalmente.
O peso da culpa
Em seus últimos momentos, Peter volta ao normal e diz que tudo que ele queria era ser especial como ela. Isso faz com que Gwen perceba o que ela fez - mesmo que indiretamente - e se comprometa a ser uma heroína mais séria. A garota foge do local, o que faz com que a polícia pense que ela é uma ameaça e que assassinou Peter Parker à sangue frio.
Essa trama é trabalhada ao longo da série solo a heroína, e Gwen acaba sendo perseguida pela polícia - incluindo seu próprio pai, o Capitão George Stacy. Certo dia, o Capitão acaba sendo atacado pelo Rei do Crime, sendo salvo pela Spider-Gwen. Ao invés de agradecê-la, no entanto, ele aponta sua arma para a heroína que, sem outra alternativa, acaba revelando sua identidade secreta para ele.
O Aranhaverso
O encontro de Spider-Gwen e do Homem-Aranha foi algo bem aguardado pelos fãs, mas não aconteceu de uma forma dramática, como era esperado. Durante o evento, Peter Parker acaba sendo super-protetor com a garota e os dois acabam conversando depois disso.
Peter conta que não foi capaz de salvar a Gwen Stacy de sua realidade, e Gwen diz que também não conseguiu salvar o ser Peter. Os dois então fazem uma promessa de cuidarem um do outro.
As Mary Janes
Um dos traços mais interessantes da Spider-Gwen é sua banda de rock, As Mary Janes. Glory Grant, Betty Brant e a próprio Mary Jane são as demais integrantes do grupo que faz muito sucesso.
O problema é que, por causa da sua vida secreta como heroína, Gwen precisa se ausentar em alguns shows - inclusive aqueles que são extremamente importantes para a banda. Como era de se esperar, isso gera bastante tensão e conflitos entre Gwen e as demais integrantes.
Vilões
Spider-Gwen possui uma galeria de vilões que é um tanto diferente da do Homem-Aranha que conhecemos.
Alguns que se destacam são: Matt Murdock, mais conhecido como Demolidor é um dos antagonistas da garota, já que na Terra 65 ele é um advogado corrupto que acaba se tornando o próprio Rei do Crime; Cindy 65, que seria a Seda daquela realidade, sendo a responsável pela organização que criou a aranha radioativa que picou Gwen; Jesse Drew, a versão masculina da Jéssica Drew/Mulher-Aranha que conhecemos, que atua na organização da Cindy 65.
Além deles temos os Lagartos, pessoas que acabaram tomando a fórmula criada por Peter Parker; E o Justiceiro, que é um policial um tanto violento que busca prender a heroína.
Poderes e habilidades da Spider-Gwen
Os poderes da Spider-Gwen são, basicamente, os mesmo de Peter Parker. Ela pode escalar paredes; Possui força, agilidade, equilíbrio e resistência sobre-humanos; É muito boa em combate corpo-a-corpo e também possui o “Sentido Aranha”.
Seus lançadores de teia, no entanto, não foram criados por ela. Na Terra 65 eles foram inventados por Janet Van Dyne, a Vespa, que atualmente é uma heroína aposentada.
Em outras mídias
Spider-Gwen já apareceu no desenho Ultimate Homem-Aranha, no episódio intitulado Retorno ao Aranhaverso. Depois disso ela apareceu em Marvel’s Spider-Man, animação inspirada na versão do Universo Cinematográfico Marvel, onde acabou ganhando seus poderes depois de ser exposta aos químicos do vilão Chacal.
A personagem é um dos destaques do filme animado Marvel Rising, e será uma das protagonistas do aguardado filme Homem-Aranha no Aranhaverso.
Nos jogos a heroína aparece como jogável em Spider-Man Unlimeted, Future Fight, Avengers Alliance, Puzzle Quest e Contest of Champions.