10 fatos e curiosidades sobre a Sonya Blade de Mortal Kombat!
10 fatos e curiosidades sobre a Sonya Blade de Mortal Kombat!
“Eu vou quebrar a sua cara!”
Falar sobre Mortal Kombat sem falar de Sonya Blade chega a ser quase uma heresia. A primeira mulher a ser adicionada no jogo sempre chamou a atenção dos fãs, mas nos últimos dois jogos ela conquistou ainda mais destaque, se tornando uma das maiores protagonistas.
Mesmo não sendo tão poderosa quanto os outros combatentes do jogo, não possuindo muitas habilidades especiais, Sonya consegue ser tão letal quanto qualquer outra lutadora. Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre a Sonya Blade de Mortal Kombat!
Primeira Aparição
Sonya foi a primeira combatente mulher a ser adicionada na franquia, participando do primeiro Mortal Kombat. Originalmente, a personagem não estaria no jogo, que só teria seis personagens. Mas quando o prazo da entrega do jogo foi aumentado em mais seis semanas, a equipe de produção decidiu que poderia colocá-la no jogo.
No início era Jax quem seria introduzido no jogo, mas os criadores preferiram colocar uma personagem feminina - criando Sonya e colocando a história do herói nela. Ela apareceu em diversos outros jogos desde então, sendo jogável em MK3 (e seus derivados), MK4, MK: Deadly Alliance, MK: Armageddon, MK vs DC Universe, MK: Shaolin Monks, MK9 e MKX.
Poderes e Habilidades
Nas versões mais recentes do jogo, ficou estabelecido que ao invés de possuir poderes mágicos envolvendo uma espécie de energia cor-de-rosa, Sonya era uma uma humana “comum”.
Suas habilidades surgem de uma série de equipamentos especiais de alta tecnologia que a lutadora utiliza. Em MKX, além de utilizar rajadas de energias ela é capaz de utilizar granadas especiais e o drone das Forças Especiais.
História
Em Mortal Kombat a participação de Sonya no torneio é um acaso. Tudo que ela queria era capturar Kano, mas acaba sendo capturada junto de sua equipe na ilha de Shang Tsung que promete que soltaria todos caso ela entrasse em combate.
Ao final do primeiro jogo, ela e Kano são capturados e levados para a Exoterra, se tornando prisioneiro de Kahn. Ela consegue enviar uma mensagem para Jax que surge lá para resgatá-la. Em MK 3 ela é uma das guerreiras que tentam proteger a Terra contra a invasão do imperador Shao Kahn.
Johnny Cage
O relacionamento de Sonya com Johnny Cage é complicado. Na nova fase da franquia, o ator vive cantando a agente militar, que não tem paciência para os avanços dele. Os dois terminam sendo um dos poucos sobreviventes de MK9, fato que os aproxima e inicia o desenvolvimento de um romance.
No salto temporal que acontece entre esse jogo e MKX, descobrimos que os dois já foram casados e do relacionamento deles tiveram uma filha, mas que atualmente não se suportam. No final do jogo, no entanto, a família parece estar feliz e unida novamente.
Cassie Cage
A filha de Sonya e Johny é introduzida em MKX. Cassie Cage segue a carreira de sua família e entra para as Forças Especiais, se tornando uma agente habilidosa e participando de diversas missões, mas não sendo muito próxima de sua mãe.
Ao longo de todo jogo vemos Cassie lutando para se tornar uma grande agente das Forças Especiais, tentando viver como uma heroína - assim como seus pais. Ao final do jogo, quando ela derrota Shinnok, Sonya diz o quão orgulhosa ela está de sua filha.
Jax
Em toda a franquia do jogo o maior aliado e amigo de Sonya é o também agente das Forças Especiais, Jax Briggs. O lutador de braços mecânicos foi o responsável por resgatar Sonya de MKII, trabalhando junto dela para alertar as forças militares da terra sobre a iminente invasão da Exoterra.
Nos novos jogos da franquia os dois continuam amigos, estando juntos desde o começo do torneio de Mortal Kombat. Quando Jax morre pelas mãos de Sindel, Sonya sofre muito com a morte dele, ficando extremamente abalada quando ele ressurge como um espectro de Quan Chi.
Kano e Black Dragon
O maior inimigo de Sonya no jogo é a organização criminosa conhecida como Black Dragon que representa tudo que a personagem - e as Forças Especiais condenam e desprezam. Kano, um mercenário sanguinário e líder dessa organização, é um arqui-inimigo de longa data da combatente, desde que ele matou seu antigo parceiro.
De acordo com John Tobias, um dos criadores da franquia, Sonya e Kano foram os personagens menos populares do primeiro jogo, o que fez com que eles fossem substituídos. Em MK 2 eles aparecem acorrentados na arena de Shao Kahn por causa disso.
Filmes
No primeiro filme de Mortal Kombat a personagem foi interpretada por Bidgette Wilson, indo até o combate em busca de Kano. Ela enfrenta o vilão e quebra o pescoço dele, se juntando aos heróis depois disso.
Já em Mortal Kombat: Aniquilação, Sonya foi interpretada por Sandra Hess, enfrentando Mileena, Ermac e Noob Saibot com a ajuda de Jax. Ela foi uma das heroínas que se uniram para proteger a Terra da invasão de Kahn.
MK 9
Em MK 9 a história de Sonya é reescrita, dessa vez ela surge na ilha de Shang Tsung para resgatar seu amigo Jax. O primeiro arco do jogo é focado no resgate dele, com os dois tentando fugir da ilha e sendo impedidos pelos “vilões” do jogo - e Jax tendo seus braços despedaçados.
No final do jogo, depois de lutar junto dos outros heróis para proteger a Terra da invasão de Shao Kahn, ela é uma das poucas sobreviventes ao ataque de Sindel. Sonya continua ao lado de Raiden, mesmo quando Liu Kang se volta contra o Deus do Trovão, e luta contra Kahn junto de Johnny.
MK X
Em MK X vemos tanto a continuação de MK 9, com Sonya lutando junto de Johnny para frustrar os planos de Quan Chi e Shinnok como o que aconteceu 25 anos depois da invasão. Agora vemos a combatente como general das Forças Especiais.
Sua principal função é proteger os portais que dão acesso ao Plano Terreno, se certificando de que os acordos com os outros reinos estão bem estabelecidos. Agora, ela aparece ser mais severa e durona do que havíamos visto em MK 9, fazendo o que for necessário para proteger a Terra.