10 fatos e curiosidades sobre a Nevasca!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre a Nevasca!

Por Chris Rantin

Presente em quase todas as animações já feitas sobre o universo DC Comics, em diversos jogos – incluindo Injustice: Deuses Entre Nós  e, mais recentemente, sendo explorada em The Flash, a vilã prova em cada uma dessas versões o quão letal o frio pode ser. Por isso, separei para vocês 10 fatos e curiosidades sobre a Nevasca! Prepare suas roupas de inverno e entre nessa fria comigo!

Imagem de capa do item

Criação

Três personagens diferentes já assumiram o nome de Nevasca. A primeira aparição da vilã, nos quadrinhos, aconteceu ainda em 1978, em Firestorm #3. Crystal Frost, foi criada e planejada para ser uma vilã do Nuclear tendo poderes opostos ao do herói.

Ainda planejada como vilã do herói, a segunda versão da Nevasca apareceu em Firestorm Vol. 2 #21, em 1989, mas só adotou seu nome oficial na edição 34. Já Caitlin Snow apareceu rapidamente na edição #7 da Liga da Justiça em 2013, durante os Novos 52, ganhando mais destaque na editora posteriormente.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Todas as versões da Nevasca apresentam um intelecto genial e a habilidade de absorver calor conseguindo criar intensas ondas de frio. Assim, a vilã pode criar desde uma espécie de armadura de gelo que cobre todo seu corpo - o que aumenta sua durabilidade - como também causar intensas nevascas ou congelar seus inimigos.

Além de criar estacas de gelo, Nevasca também consegue matar suas vítimas com apenas um toque, absorvendo todo o calor do seu corpo e congelando-a irreversivelmente.

Imagem de capa do item

Crystal Frost

A primeira das encarnações da Nevasca foi Crystal Frost, uma estudante que almejava ser uma cientista. Ela se apaixona por Martin Stein, seu professor na época. Quando estavam trabalhando no projeto Ártico, ela descobriu que os seus sentimentos não eram correspondidos.

Depois da descoberta, Frost se tranca por acidente em uma câmara fria e consegue sobreviver à exposição ao frio. O preço disso, no entanto, foi alto e para continuar viva, a jovem Crystal se viu obrigada a absorver calor - sendo capaz de criar gelo dessa forma. Adotando o nome de Nevasca, ela seguiu em uma jornada contra os homens, enfrentando o Nuclear em diversas ocasiões, até a sua morte.

Imagem de capa do item

Louise Lincoln

A segunda Nevasca foi a doutora Louise Lincoln, amiga de Crystal, que decidiu reproduzir o experimento que deu poderes à sua falecida colega de trabalho. O resultado disso foi positivo e ela conseguiu se tornar tão cruel e poderosa quanto sua antecessora, começando sua vingança contra o Nuclear.

A insanidade de Louise era tamanha, que ela chegou a vender sua alma para o demônio Neron em busca de mais poder. A vilã já se aliou com outros personagens com poderes de gelo, chegando até mesmo a ter um breve relacionamento com o Senhor Frio, que a ajudou a criar uma cilada para Nuclear e transportar os dois para o espaço, onde Nevasca pretendia absorver todo o calor do sol.

Imagem de capa do item

Caitlin Snow

A terceira, e mais atual, encarnação da Nevasca é vivida pela doutora Caitlin Snow, na sua versão após o reboot da DC conhecido como Novos 52. A moça trabalhava nos Laboratórios S.T.A.R. e havia sido enviada para o Ártico para trabalhar em um motor termodinâmico. Infelizmente, agentes da C.O.L.M.E.I.A. estavam infiltrados na equipe e tentaram assassinar Caitlin quando ela estava dentro do motor.

Desesperada, ela arrancou o sistema de contenção do motor, o que fundiu seu corpo com gelo, a transformando em uma espécie de vampiro de calor. Caitlin matou todos os agentes da organização que estavam no laboratório e seguiu em busca de novas fontes de calor.

Imagem de capa do item

Nuclear

Como já deu pra perceber, o Nuclear sempre foi um personagem importante para Nevasca, o que faz todo sentido do mundo quando consideramos que, originalmente, ela foi concebida justamente para antagonizar o personagem. Mas diferente da busca por vingança das duas primeiras vilãs, Caitlin se relacionava com o Nuclear de maneira diferente.

A cientista descobriu que os poderes do herói podiam, temporariamente, curar sua mutação. Por isso ela tentou recriar o projeto de Martin Stein diversas vezes para conseguir voltar a ser humana, mas falhou em todas as tentativas.

Imagem de capa do item

Esquadrão Suicida

Tanto Louise Lincoln quanto Caitlin Snow já fizeram parte do projeto da manipuladora Amanda Waller conhecido como Esquadrão Suicida. As duas não ficaram muito tempo na equipe.

Lincoln vendeu sua alma ao demônio para conseguir mais poder - e abandonou a equipe depois disso. Enquanto Snow saiu da equipe com a ajuda do Batman. Na animação Batman: Assalto ao Asilo Arkham, podemos ver a Nevasca de Lincoln e sua participação junto do Esquadrão.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

Como disse no item anterior, foi o Batman que fez com que Caitlin Snow fosse liberta das garras de Amanda Waller e, ao fazer isso, ele ofereceu um lugar na Liga da Justiça para a vilã.

Isso acontece na era Renascimento da DC. Depois de ser presa, Amanda Waller convence a vilã a ir para o Esquadrão, ajudando a equipe a lutar contra a Liga da Justiça, mas, eventualmente, ela os ajuda a derrotar Maxwell Lord, que estava possuído pelo Eclipso e tentou libertar o “desejo mais obscuro” de Caitlin. Acontece que esse desejo era sua vontade de fazer a diferença no mundo. Ao ver isso, o Batman força Waller a libertar a vilã sob a custódia dele e a integra na nova Liga.

Imagem de capa do item

The Flash

Em The Flash, Caitlin Snow é interpretada pela atriz Danielle Panabaker. Enquanto a origem dos seus poderes é diferente dos quadrinhos - ali ela os recebe após a alteração na linha do tempo causada pelo Flashpoint - ela possui o mesmo intelecto avançado, habilidades congelantes e até mesmo uma personalidade assassina e fria que ela tenta impedir de assumir o controle.

Depois de muito tentar encontrar uma cura ou reprimir seus poderes, nos episódios mais recentes finalmente vimos Nevasca assumir o controle e transformar completamente a personagem, no que parece ser um caminho sem volta.

Imagem de capa do item

Vilã só para os baixinhos

Nevasca é uma das personagens da animação DC Super Hero Girls - criada em parceria da DC Comics com a empresa de brinquedos Mattel - lançada em 2015. Com episódios de 7 minutos cada, o desenho tem como objetivo mostrar a linha de brinquedos e propõe uma realidade onde heróis e vilões dividem a mesma escola e precisam aprender a lidar com suas habilidades únicas.

Diversos personagens da animação se tornaram mais infantilizados e menos assustadores. Nevasca, por exemplo, é uma das heroínas da escola e teve seu nome modificado em inglê, de Killer Frost ela passou a ser chamada apenas de Frost.