10 Fatos e curiosidades pouco conhecidos sobre a história das HQs!
10 Fatos e curiosidades pouco conhecidos sobre a história das HQs!
As histórias em quadrinhos habitam o imaginário popular há décadas, mas existem diversas curiosidades menos conhecidas por trás dessa gigantesca indústria.
Conheça (ou relembre) algumas delas aqui!
As Tartarugas Ninja!
Todo mundo sabe que os criadores das Tartarugas Ninja, Peter Laird e Kevin Eastman se inspiraram no acidente que concedeu os poderes ao Demolidor para criar nossas Comedoras de Pizza favoritas.
Mas a dupla teve de se esforçar para conseguir transformar os aprendizes de Mestre Splinter em um grande sucesso.
A primeira edição de Tartarugas Ninja foi escrita no quarto de Peter Laird, mas eles não queriam passar a imagem de um quadrinho amador. Justamente por isso, desenvolveram o selo Mirage Studio, brincando com o fato de que o tal "Studio" não existia e era apenas uma "Miragem".
Eles limparam suas contas bancárias e pediram um empréstimo ao tio de Kevin Eastman, totalizando US$ 1700. Com esse dinheiro, eles imprimiram 3 mil cópias da primeira edição e inscreveram a revista no Comic Buyers Guide.
A bizarra história chamou a atenção do público e, hoje, As Tartarugas Ninja são um fenômeno mundial.
Batman x Quarteto Fantástico!
Em 2002, a DC Comics decidiu lançar uma edição de comemoração no mês de aniversário dos 63 anos de Batman.
Para celebrar, a editora publicou Batman: The 10 Cent Adventure, uma história em quadrinhos custando apenas 10 centavos.
O sucesso foi tanto que mais de 20 mil cópias tiveram de ser reimpressas para atender a demanda dos compradores.
Em resposta, a Marvel decidiu lançar a edição #60 de Quarteto Fantástico por apenas 9 centavos. Além disso, a casa das ideias fez uma parceria com a Pizzaria Domino's e as revistas também eram distribuídas com os pedidos dos clientes.
Recorde de caridade!
Ainda em 2002, o artista John Romita Jr. decidiu desenhar sketches do Homem-Aranha e distribuir autógrafos na Times Square. Tudo isso para levantar fundos para uma instituição de caridade que presta apoio a pacientes com câncer cerebral.
Romita trabalhou durante 51 horas e 26 minutos seguidos! Arrecadando mais de 10 mil dólares e entrando para o Guinness World Book.
Karate Kid!
Entre 1976 e 2011, Ralph Macchio foi um dos editores da Marvel, mas não devemos confundi-lo com o ator Ralph George Macchio, responsável por dar vida a Daniel Larusso na franquia Karate Kid.
Mas era justamente isso que os fãs faziam!
Constantemente, o editor era questionado se foi ele quem interpretou o jovem aprendiz do Senhor Miyagi e tinha de explicar que era apenas uma coincidência.
Até o dia em que não aguentou mais e decidiu entrar na brincadeira. Ralph passou mais de 15 minutos no telefone conversando com alguns fãs e afirmou que já estava trabalhando em Karate Kid 5, prometendo grandes sequências de ação.
A brincadeira acabou parando nas páginas de alguns pequenos jornais.
Vale lembrar que a franquia Karate Kid só teve 3 filmes estrelados por Ralph Macchio.
Stan Lee!
Antes de entrar para o ramo das histórias em quadrinhos, Stan Lee serviu o exército.
Lá, além de ilustrador dos panfletos de alistamento, O Cara também foi auxiliar do Instrutor de Judo.
Outra característica peculiar de Stan Lee e que pouca gente conhece, é o fato dele ter escrito a maior parte de suas histórias em pé, no terraço de seu apartamento.
Ele dizia que escrever em pé fazia bem à sua postura. Além disso, aproveitava para pegar um bronzeado!
Leopardo Negro!
Em 1972, a Marvel alterou o nome do Pantera Negra para Leopardo Negro.
A Casa das Ideias não queria que o personagem fosse relacionado ao Partido dos Panteras Negras ou aos seus ideias e decidiu mudar o alter-ego de T'Challa para evitar confusões.
Logicamente, a mudança não foi bem recebida pelos fãs e, algumas edições mais tarde, o Pantera Negra "voltou à ativa".
O Incrível Hulk!
Dale Keown nasceu em uma família humilde, no oeste rural do Canadá.
Como a programação de TV canadense não era tão interessante, Keown contentava-se em assistir os canais americanos, completamente fora de sintonia e sem som.
Certo dia, Dale conseguiu sintonizar a série de TV do Incrível Hulk e ficou maravilhado com o personagem, mas dificilmente ele conseguia assistir ao canal.
Com uma grande imaginação, Dale começou a desenhar suas próprias aventuras do Hulk.
Ironicamente, Dale Keown tornou-se ilustrador de histórias em quadrinhos e foi o desenhista das revistas do Golias Esmeralda entre 1990 e 1992.
Superman: True Brit!
Superman: True Brit foi lançado em 2004 e mostra o que aconteceria caso o Homem de Aço tivesse crescido na Inglaterra em vez dos Estados Unidos.
Apesar da história remeter ao lendário Entre a Foice e o Martelo, True Brit foi criticado por estereotipar a população britânica, além de criar personagens extremamente caricatos como contrapartes a Lois Lane e Jimmy Olsen.
A crítica britânica afirmou que as piadas eram ultrapassadas e muita coisa não fazia sentido.
Talvez isso se deva ao fato da história ter sido escrita por John Cleese!
Cleese é um comediante, roteirista e co-fundador do grupo Monty Python, conhecido por seu estilo de comédia extravagante e peculiar.
Para os que não estão habituados com o grupo, a história pode, realmente, parecer estranha. Para os fãs de Monty Python, é uma leitura obrigatória.
A briga pela(o) Capitã(o) Marvel!
A jornada do Capitão Marvel começou quando a DC Comics processou a Fawcett Comics, alegando que Billy Batson era uma cópia do Homem de Aço.
A DC acabou comprando os direitos do personagem e introduzindo-o em seu próprio universo.
Acontece que a Marvel também já tinha um herói com o mesmo nome e também entrou na justiça pelos direitos de utilizar a marca. Como seu Capitão Marvel veio antes dos concorrentes, a Casa das Ideias ficou com o direito de utilizar o nome em seus títulos dos quadrinhos.
Assim, a DC Comics se viu obrigada a alterar o nome do alter-ego de Billy Batson para Shazam.
Acontece que, por mais que a Marvel tivesse o direito legal sobre o título, seu Capitão Marvel não era um personagem de sucesso entre o público.
Justamente por isso, diversos heróis vestiram o manto, até que ele encontrou sua "hospedeira" definitiva em Carol Danvers, que ganhará seu primeiro filme solo em 2018.
Lucifer!
Lucifer Morningstar é um dos personagens mais interessantes da Vertigo.
O Anjo Caído é um dos seres mais poderosos de todo o universo DC Comics e está acima de grandes entidades abstratas da editora.
Mas, por mais irônico que pareça, o personagem surgiu nas histórias de ninguém menos que Jimmy Olsen.
Na revista solo de Jimmy, o jovem fotógrafo tenta memorizar a receita do bolo Devil's Food e acaba pegando no sono. Ele tem um pesadelo e termina fazendo um trato com um homem que se chama Senhor L.
Mais tarde descobrimos que se tratava de Lucifer e o pacto entre ele e Jimmy levou a consequências desastrosas.