10 fatos dos novos Star Wars que aconteceram fora dos filmes!
10 fatos dos novos Star Wars que aconteceram fora dos filmes!
E como eles aconteceram ou onde você pode achá-los.
Atenção: Alerta de Spoilers!
A saga Star Wars ganha mais um filme em Os Últimos Jedi, contando mais sobre os novos protagonistas, Rey, Finn e Poe, além de explicar o que aconteceu com personagens clássicos. Mas, ainda assim, nem tudo cabe em um longa-metragem de pouco mais de duas horas – sobra espaço para o chamado “Universo Expandido”.
Desde que comprou a marca, a Disney desconsiderou quase tudo o que foi feito para o Universo Expandido anteriormente e resolveu recomeçar do zero, contando fatos que complementam os filmes de forma coesa em desenhos, livros, quadrinhos e até games. Para entender melhor e pescar todas as referências, é preciso ter atenção a essas outras mídias.
Acompanhe os 10 fatos dos novos Star Wars que ocorreram fora dos filmes!
Mas atenção, a lista pode conter pequenos spoilers sobre as histórias nas outras mídias.
Créditos: Disney e Lucasfilm
Como C3PO conseguiu seu braço vermelho
Um dos maiores mistérios da nova saga nos cinemas e também um dos mais “inúteis”, é sobre como C3PO conseguiu seu novo braço vermelho. Não é explicado em nenhum momento durante O Despertar da Força, mas tem menos importância do que você pode imaginar.
Durante uma história em quadrinhos própria, de apenas uma edição, chamada de “O Membro Fantasma”, 3PO é mostrado ao lado de outros droides, escoltando um droide de protocolo da Primeira Ordem, que deveria entregar a localização do Almirante Ackbar à Resistência. Após inicialmente rivalizar com 3PO, esse droide acaba se tornando seu amigo e se sacrifica para ajudar o dourado robótico.
Em uma chuva de ácido, é descoberto que a pintura original do “droide maligno” era vermelha. E assim 3PO, que havia perdido um braço durante a aventura, adota a parte que foi perdida, usando peças do “amigo” destruído.
A Batalha de Jakku
A enorme batalha que definiu a derrocada do Império, mesmo após a queda do Imperador, não teve nenhuma representação nas telonas de cinema. Apenas vimos o grande cemitério de naves que aparece em O Despertar da Força.
Partes da Batalha de Jakku estão espalhados por diversos locais do Universo Expandido de Star Wars. Nos jogos Star Wars Battlefront 1 e 2, você pode participar ativamente do embate, inclusive com pedaços de história sendo contados no segundo jogo.
Em livros como Star Wars Estrelas Perdidas e Star Wars: Dívida de Honra também vemos essa batalha em pleno andamento, com a participação de personagens famosos. Se quiser saber mais, o jeito é ir atrás desses livros.
Finn e o “Traidor”
Em um dos momentos mais intensos de O Despertar da Força, Finn encontra um Stormtrooper que parece ter sido seu amigo no passado e está revoltado com a traição do herói. Por conta disso, ele grita “Traidor!” em campo de batalha e parte para cima de Finn, com raiva. Se você não entendeu, não se preocupe, pois essa relação é explicada em um livro.
Esse Stormtrooper é conhecido como ”FN-2199” e é visto no livro Star Wars Antes do Despertar, que traz prólogos para os três principais heróis da nova saga: Finn, Poe e Rey. No caso, FN-2199 é um Trooper que realmente treina com Finn em sua época da Primeira Ordem e que tem grande destreza no combate com armas corpo-a-corpo.
Como Leia recrutou Poe Dameron
No mesmo livro, Star Wars Antes do Despertar, vemos ainda como Poe Dameron foi recrutado por Leia Organa para lutar junto com a Resistência. Antes um piloto da Nova República, Poe torna-se renegado após uma missão bem-sucedida sem saber quem era seu mandante.
Ao final da referida missão, o herói se depara com a General Leia e fica confuso, para logo depois ter a atual situação explicada e saber da ameaça da Primeira Ordem.
Como Kylo Ren descobriu sobre Lor San Tekka
Lor San Tekka é o homem que Kylo Ren mata na cena de abertura de Star Wars O Despertar da Força. Ele, até então, era o único que sabia da localização de Luke Skywalker, tanto que dá o mapa com a informação para Poe Dameron, que logo o esconde em BB-8, pouco antes de Kylo chegar. Mas como o vilão chegou ali?
Como visto no final de Star Wars Battlefront 2, Kylo Ren se encontra com Del Meeko, antigo membro de um esquadrão de elite imperial e agora soldado da Nova República. O vilão o interroga utilizando a Força, para fazer com que revele a localização de Luke Skywalker, o que no mínimo conte quem sabe tal informação.
Ren logo descobre que Meeko conhece San Tekka e, em seguida, parte para a cena que abre o Episódio VII.
Como a Rebelião conseguiu o Hammerhead-class Cruiser
Se você viu Rogue One: A Star Wars Story, deve se lembrar de uma nave estranha, cuja parte frontal que mais lembrava um martelo, que foi usada para derrubar fragatas imperiais durante a batalha acima de Scarif, certo?
Essa nave havia aparecido em livros e games antigos da saga Star Wars, principalmente sobre a Velha República, mas que já haviam sido desconsiderados. Porém, ela foi reestabelecida em Star Wars Rebels, série animada que se passa antes de Rogue One, cronologicamente falando.
É uma nave resgatada e adquirida pelos Rebels no episódio 12 da segunda temporada, “A Princess On Lothal”.
A bússola de Luke
Os fãs mais atentos já repararam que o boneco oficial de Luke Skywalker para Os Últimos Jedi vem acompanhado de alguns acessórios curiosos, entre eles uma suposta bússola, que poderia ser o indicativo com o mapa do Primeiro Templo Jedi. Esse item, provavelmente, deve aparecer no filme de alguma forma.
A informação sobre a existência da bússola foi confirmada em Star Wars Battlefront 2. Em determinado momento da história, jogamos com Luke, que entra em um antigo aposento do Imperador, para recuperar um item perdido – a própria. O motivo do resgate não é detalhado, mas o herói parece muito interessado no acessório.
Quem é Snap Wexley?
Para quem viu Star Wars O Despertar da Força, reparou que há muitas novas faces nos esquadrões de pilotos de X-Wing, ao lado de Poe Dameron. Enquanto a maioria deles não tem muita importância e, por enquanto, nenhuma história passada contada nas outras mídias, um deles é justamente o contrário.
Snap Wexley, que no filme é interpretado por Greg Grunberg - o policial telepata do seriado Heroes - tem sua origem contada na trilogia de livros Star Wars Aftermath, que no Brasil também é conhecido como Star Wars Marcas da Guerra.
Snap é a criança e personagem central do livro, chamado pelo seu nome real, Temmin Wexley, que luta ao lado de sua mãe, Nora Wexley, contra as forças imperiais.
Como Saw Gerrera descobriu a Estrela da Morte
Também em Rogue One: A Star Wars Story, vemos o renegado e mercenário Saw Gerrera informando a Rebelião da existência da Estrela da Morte e sobre os planos que poderiam destruir o avanço da arma mortal.
O filme não detalha como o antigo herói chegou a essa informação, mas é possível ver como aconteceu em diversos episódios do desenho animado Star Wars Rebels. Gerrera aparece por lá, um pouco mais jovem, descobrindo aos poucos o que o Império está tramando, coletando pistas aqui e ali.
A criação da Resistência
Um dos pontos cruciais da nova trilogia foi a criação da Nova República, que veio pouco tempo depois da derrocada do Império. Porém, a Nova República não parece muito interessada em combater o avanço da Primeira Ordem e nem parece ciente da ameaça que ela representa. Por este motivo é que foi criada a Resistência.
A Resistência nada mais é que uma nova Aliança Rebelde, criada sem a autorização da República e que atua de forma paralela para conter a Primeira Ordem. Ela é liderada por Leia Organa e mais alguns nomes que estiveram em batalhas passadas, como o Almirante Ackbar.
Em O Despertar da Força a Resistência já está estabelecida, mas sua fundação é vista, em detalhes, no livro Star Wars Legado de Sangue.