10 fatos e curiosidades sobre X-Men Evolution!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre X-Men Evolution!

Por Chris Rantin

Transformando os heróis clássicos em versões mais jovens daquela que vemos nos quadrinhos, o desenho não agradou todo mundo, mas conquistou uma legião de fãs e seguiu firme por quatro temporadas. Venha comigo nessa jornada ao passado com essa lista de 10 fatos e curiosidades sobre X-Men Evolution!

Imagem de capa do item

Criação

X-Men: Evolution foi criado em uma parceria com a Marvel Comics e a Disney e assinado por Marty Isenberg, Robert N. Skir e David Wise, tendo um time com diversos produtores ajudando no desenvolvimento da série animada.

O primeiro episódio foi ao ar nos Estados Unidos no dia 04 de novembro de 2000, chegando nas terras tupiniquins pouco depois disso. O último episódio do desenho foi exibido 25 de Outubro de 2003.

Imagem de capa do item

Temporadas

A série teve quatro temporadas produzidas, totalizando 52 episódios de aproximadamente 22 minutos cada um. Cada temporada contava com um ameaça geral e introduzia novos personagens para a animação. Uma quinta temporada estava planejada, mas acabou sendo cancelada ainda no início do seu desenvolvimento.

Na época, o desenho era a terceira animação com mais episódios de uma adaptação dos quadrinhos da Marvel, perdendo apenas para o desenho dos anos 1990 dos X-Men e para a série animada do Homem-Aranha de 1994.

Imagem de capa do item

Saga da Fênix Negra

Caso a quinta temporada tivesse acontecido, ela iria adaptar tanto a Saga da Fênix quanto a Saga da Fênix Negra, mostrando a corrupção de Jean Grey como uma das maiores inimigas que os X-Men já tiveram de enfrentar.

Ao final da quarta temporada, é possível termos um vislumbre da transformação da mutante na Fênix, enquanto Xavier fala sobre o futuro que ele vislumbrou depois de se conectar com o Apocalipse dizendo: “E com peso no coração vi o mais querido dos amigos se tornar o mais terrível dos inimigos”.

Imagem de capa do item

Novos Personagens

Ainda que o Léo Gravena não goste do desenho, a quinta temporada de X-Men Evolution iria introduzir uma série de novos personagens, incluindo a Rainha Branca que ele adora: Emma Frost.

Junto da telepata, o seriado animado tinha planos de colocar Psylocke e até mesmo o Sr. Sinistro que seria um novo vilão para antagonizar os X-Men, uma vez que Magneto se tornaria um dos aliados de Xavier e seus mutantes.

Imagem de capa do item

Personagens Originais

Falando em novos personagens, algumas pessoas podem não saber, mas alguns mutantes foram criados exclusivamente para o desenho, sendo a X-23 e o Spyke os melhores exemplos disso.

Enquanto o rapaz é uma adaptação da mutante Medula, tendo inclusive uma trama importante com os Morlocks, a X-23 foi tão elogiada pelos fãs que acabou sendo adaptada para os quadrinhos, se tornando a perigosa e habilidosa mutante que assume o manto do Wolverine depois de sua morte.

Imagem de capa do item

Você entendeu essa referência?

Em diversos episódios é possível notar referências e homenagens a outras produções no desenho, sendo os maiores exemplos disso Buffy: A Caça Vampiros e o filme clássico Jovens Bruxas.

Algumas cenas de X-Men: Evolution chegam a ser idênticas a momentos dos filmes, como quando Kitty Pride dança com Vampira - homenageando Buffy - e quando as Sereias de Bayville desfilam pelos corredores da escola.

Imagem de capa do item

Referências aos quadrinhos

Além da referência a diversas mídias externas, o desenho também colocou alguns easter eggs para agradar os fãs dos quadrinhos.

As referências vão desde a equipe original dos X-Men, formada por Jean Grey, Ciclope, Fera, Homem de Gelo e Anjo, a “equipe legal” como apontado por Bob no episódio Trancafiado, até o dragão companheiro de Kitty Pride, que aparece como um ursinho de pelúcia em um episódio da terceira temporada.

Imagem de capa do item

Mística 2.0

Os fãs do desenho irão lembrar que a Mística sofreu uma grande mudança de visual depois do final da primeira temporada, abandonando seu clássico vestido branco para se tornar mais parecida com um felino e usar uma roupa de couro preto.

Isso aconteceu porque um dos criadores do desenho nunca gostou de fato do primeiro visual da vilã, e que ele só acabou ficando daquele jeito por causa da falta de tempo. Sendo altamente influenciado pelo filme dos X-Men, ele até tentou criar um visual “nu” para Mística, parecido com o do filme, mas acabou abandonando a ideia e tratou de deixá-la mais intimidadora fisicamente.

Imagem de capa do item

Recepção e Crítica

Como disse na introdução, X-Men: Evolution dividiu a opinião do público. Muitos fãs dos quadrinhos não gostaram nada da adaptação, criticando as mudanças que foram feitas e o fato de que ele não era fiel ao material de origem (diferente da série animada dos anos 1990).

A crítica especializada também apontou que os personagens do desenho costumavam ser “rasos” e que alguns diálogos eram sofríveis. Ao longo das temporadas essas opiniões foram mudando e muita gente que começou odiando o desenho começou a gostar e entender a proposta mais moderninha do mesmo.

Imagem de capa do item

Prêmios

O desenho foi indicado para diversos prêmios, chegando a vencer o 28º Daytime Emmy Awards (premiação criada para homenagear os programas diurnos da TV americana), na categoria de mixagem de som.

Na 29º edição do Daytime Emmy, o desenho venceu na categoria de melhor personagem em animação e, posteriormente, conquistou mais um prêmio pela edição de som no 30º Daytime Emmy.