10 Equipes de X-Men que quase ninguém lembra que existiram!

Capa da Publicação

10 Equipes de X-Men que quase ninguém lembra que existiram!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

X-Men 2099

Em 1992, a Marvel lançou um novo selo editorial, influenciado por histórias cyberpunk e distópicas. Nascia ali o Universo 2099, reimaginando personagens da época. Depois da criação de personagens como o Homem-Aranha 2099, a editora levou seus X-Men para o fatídico ano.

E embora o Universo 2099 abordasse temáticas bem diferentes do que o que era visto na continuidade padrão da editora, os mutantes continuavam sendo uma minoria perseguida. Eles eram liderados por Xi'an, um mutante inspirado pelo sonho de Charles Xavier no passado, embora não tivessem muita relação com a equipe original. Ao final, os personagens deixaram de ter títulos próprios em 1998 e, desde então, só apareceram duas vezes nas HQs.

Imagem de capa do item

X-Terminadores

Assim que Jean Grey retornou à vida após sua longa morte (que, no final, foi provada como uma mentira), os cinco X-Men originais se juntaram para formar o X-Factor, um grupo regido pelo governo que atuavam como agentes duplos - caçando mutantes... para o bem deles. Porém, quando eles assumiam a fachada de heróis, se transformavam nos X-Terminadores.

A equipe original não manteve o nome por muito tempo, mas logo em seguida, foram substituídos por jovens mutantes como Dinamite e Rictor, que pretendiam seguir a carreira heroica. Pouco tempo depois, após a saga Inferno, o grupo se encontrou com os Novos Mutantes e, ali, acabaram perdendo seu título, posteriormente se relocando para outras equipes, como a X-Force.

Imagem de capa do item

Nova Excalibur

Boa parte da produção de Chris Claremont na década de 2000 tinha a ver com versões alternativas de personagens mutantes. Quando a Feiticeira Escarlate dizimou a população mutante em Dinastia M, o autor reuniu um grupo deslocado de mutantes em uma realidade alternativa, fundando assim a Nova Excalibur.

Assim como a versão anterior da equipe, o grupo tinha como membros o super-herói britânico Capitão Britânia e o espião Pete Wisdom. Além disso, se uniram à equipe Psylocke, Sage e Cristal, além do próprio Fanático e da filha de Noturno em uma realidade alternativa. Eles enfrentaram vilões como o Rei das Sombras, mas após um crossover com os Exilados, acabaram se debandando.

Imagem de capa do item

Matilha

Antes que Cable transformasse os Novos Mutantes na sua primeira X-Force, o mutante viajante do tempo operou liderando um grupo de mercenários, chamado Matilha. O grupo contava com personagens como Kane e Dominó.

Porém, pelo teor de suas histórias e as baixas vendas, a equipe não durou muito tempo. Posteriormente, viriam novas versões do grupo, algumas inclusive contando com personagens como Deadpool e Solo, embora todas essas fossem igualmente esquecíveis.

Imagem de capa do item

X-People

Enquanto o selo 2099 trazia histórias em um futuro pessimista e distópico, a Marvel abriu as portas para o otimismo no seu universo MC2, de onde surgiram personagens como a Garota-Aranha, que é filha de Peter Parker em um universo alternativo.

A partir daí, surgiu o X-People, um grupo de mutantes composto pelo filho do Fanático e a filha do Wolverine com a Elektra, dentre outros. Todos eram liderados por uma crescida Jubileu, e curiosamente, nunca tiveram um título solo, embora aparecessem nas páginas do título solo de J2 (Fanático Jr). Por fim, a equipe acabou caindo no esquecimento e poucos lembram deles.

Imagem de capa do item

Nação X 2099

Voltando para o distópico futuro de 2099, vale lembrar outra equipe mutante variante da época. Trata-se da Nação X 2099, que trazia uma equipe liderada por Cerebra, sob as ordens de ninguém menos que o Doutor Destino.

A equipe surgiu pela primeira vez em uma história única e, logo em seguida, manteve um título solo que durou apenas seis edições. Com o tempo, os personagens apareceriam em outros títulos, mas boa parte dos membros da equipe foram mortos durante uma invasão do raça alienígena Falange, o que fez com que o grupo deixasse de existir.

Imagem de capa do item

X-Men da Ilha Muir

Durante a década de 80, vários membros passados dos X-Men e outros mutantes associados à equipe, se reuniram na Ilha Muir, onde era a base de pesquisas genéticas da dra. Moira MacTaggert. Ali, os personagens se desenvolveram, e quando os X-Men principais foram dados como mortos, foram eles que assumiram as rédeas da equipe.

A equipe incluiria personagens como Polaris, Homem-Múltiplo, Banshee, Amanda Sefton e até mesmo Forge. Assim que os X-Men se provaram vivos novamente, parte dos membros da equipe se juntou à equipe principal e a divisão da Ilha Muir foi deixada para trás.

Imagem de capa do item

Os Seis

Após passar um bom tempo liderando a segunda encarnação do X-Factor, o mutante Destrutor foi arremessado em uma dimensão alternativa sombria, no título Mutant X. Nesse universo, o jovem Alex Summers tomou o lugar de sua versão e acabou liderando um grupo de mutantes conhecidos como Os Seis.

Cada membro d'Os Seis era uma versão mais sombria dos heróis dos X-Men, como Tormenta (Tempestade), Brutal (Fera), o Caído (Anjo), dentre outros. As histórias da equipe eram mais maduras, porém, eles infelizmente não foram vistos desde que Destrutor voltou à sua dimensão natal.

Imagem de capa do item

X-Táticos

No início da década de 2000, a Marvel decidiu que era hora de experimentar coisas novas. Com isso, ela arremessou a franquia X-Force em uma direção completamente absurda e nova. Nascia ali uma versão da X-Force, composta por membros que desejavam ser celebridades através de um reality show.

Originalmente, a equipe contava com vários heróis bizarros, todos na mira das câmeras do misterioso Doop. Em uma das missões da equipe, boa parte dos heróis foram massacrados ao tentar resgatar uma boy band. Os membros sobreviventes se uniram e deram origem aos X-Táticos.

Imagem de capa do item

Gênese Mortal

Boa parte dos grupos da lista foram esquecidos por falta de uso nas histórias ou por mera consequência do tempo. Entretanto, temos um caso aqui onde ser esquecido foi justamente o propósito do grupo. Apresentados em uma minissérie de 2005, esse grupo de X-Men foi criado para resgatar os membros originais da equipe, que estavam presos na ilha de Krakoa.

Porém, em sua primeira e única aventura, a equipe acabou se provando um fracasso. Duas das integrantes acabaram morrendo de forma brutal, enquanto os dois sobreviventes - Vulcano e Darwin - acabaram migrando para outras histórias. O terceiro irmão Summers se tornou um vilão, e o mutante adaptável se juntou a outra equipe, o X-Factor Investigações.