10 elementos atuais nos quadrinhos da Marvel que podem influenciar os filmes e séries!

Capa da Publicação

10 elementos atuais nos quadrinhos da Marvel que podem influenciar os filmes e séries!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Inumanidade

Começando pelas séries, podemos falar um pouco sobre o que provavelmente acontecerá no próximo grande lançamento da Marvel na televisão: Inumanos. Tudo que temos visto dos personagens até agora - especialmente considerando Agentes da S.H.I.E.L.D. - nos leva a crer que a Marvel pretende adaptar, de alguma forma, o arco Inumanidade, que sucedeu a saga Infinito.

Isso significa que podemos esperar, em breve, uma grande disseminação de heróis inumanos no planeta. S.H.I.E.L.D. vem mostrando isso lentamente, e a culminação deve ser na própria série da Família Real. Alguns esperam que, assim como nas HQs, aconteça a explosão da Bomba Terrígena - ou outra adaptação análoga a isso -, revelando o potencial inumano de boa parte da população na Terra.

Imagem de capa do item

O império secreto da HIDRA

Sabemos que a próxima grande saga da Marvel é Império Secreto, onde descobriremos a terrível verdade sobre um grande complô armado pela HIDRA, que está infiltrada em diversos níveis do Universo Marvel, através de agentes-duplos da organização (como o próprio Capitão América).

Embora isso já tenha sido "adaptado" para o cinema em O Soldado Invernal, teremos uma ótica diferente da situação no próximo arco de Agentes da S.H.I.E.L.D., que através de uma realidade virtual, irá mostrar um mundo utópico onde a HIDRA prosperou e domina o mundo. Ainda que a trama seja bem diferente, existem elementos similares.

Imagem de capa do item

O Poderoso e a Investigadora

Jessica Jones é dona de uma das HQs mais elogiadas da Marvel, a premiada Alias. Depois de um tempo sem protagonizar nenhuma revista solo, e apenas voltar esporadicamente para participações em Novos Vingadores - onde se casou e construiu uma família com Luke Cage - a heroína volta ao seu próprio título. Mas dessa vez, ela e o Homem Blindado estão separados e não devem voltar tão cedo.

Considerando o status de relacionamento de Luke com Claire Temple em sua série solo, e o modo como ele e Jessica se "separaram" na série da investigadora, é de se esperar que, em Os Defensores, o adorado casal não esteja junto por um bom tempo, ainda que isso vá contra o fandom dos personagens.

Imagem de capa do item

Mais alto, mais longe, mais rápido

Em 2019, teremos a estreia do primeiro filme solo de uma heroína no Universo Cinematográfico da Marvel. Trata-se de Capitã Marvel, que deve contar a história de origem de Carol Danvers. Desde já, a personagem está sendo descrita como a "mais poderosa do MCU".

É curioso que isso venha sendo explorado antes mesmo do filme ser lançado, já que a heroína é, atualmente, um dos maiores carros-chefes da editora, tendo protagonizado a Guerra Civil II. De alguma forma, talvez o estúdio queira dar a ela um papel de destaque tão grande na Fase 4 como é atualmente nas HQs.

Imagem de capa do item

De volta ao lar... mas diferente!

Depois de duas franquias finalizadas, a Marvel a Sony trarão, em 2017, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, a primeira versão do herói aracnídeo dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. Claro que aqui, há a necessidade de se diferenciar ainda mais das duas séries anteriores de filmes... e a forma como isso está sendo feito é bem curiosa.

Apesar de ser Peter Parker, o novo Homem-Aranha do MCU tem bastante inspiração em Miles Morales, seja na retratação da escola ou dos amigos de Peter, e até mesmo dos inimigos com tecnologia futurística. Miles é o segundo Homem-Aranha do Universo Ultimate. Mais recentemente, ele foi transportado para o Universo-616, onde chegou a participar dos Vingadores - assim como Peter também fará, muito em breve.

Imagem de capa do item

O indigno Filho de Odin

Há pouco tempo, foram divulgadas as primeiras informações concretas sobre Thor: Ragnarök, o terceiro filme solo do Deus do Trovão. Aqui, veremos o herói asgardiano lutar em um planeta de gladiadores. Contudo, o personagem não deve usar seu martelo encantado, o Mjölnir, por boa parte do filme. E de acordo com algumas artes conceituais, ele tampouco deve usar a arma em Vingadores: Guerra Infinita.

Isso nos remete diretamente ao fato de que, nos quadrinhos atuais, o Filho de Odin se tornou indigno dos poderes do Thor. Isso o fez perder seu martelo, que foi posteriormente encontrado e utilizado por Jane Foster. Embora não devamos ver Jane como Thor num futuro próximo, é bem possível que o estúdio se aproveite da trama do Deus do Trovão Indigno.

Imagem de capa do item

Romance letal

Ainda voltando a falar de Thor: Ragnarök, vale lembrar que o filme apresentará uma das grandes inimigas do herói: Hela, a deusa asgardiana da morte e do submundo. Durante muito tempo, achou-se que os filmes iriam usá-la para substituir o papel da Morte em Guerra Infinita, por quem Thanos é obcecado.

E isso sempre pareceu algo realmente provável. Porém, na última semana, a editora publicou um quadrinho mostrando que os dois vilões estão desenvolvendo um tipo de relacionamento. Isso pode servir como uma semi-confirmação de que essa é realmente a direção que o estúdio pretende tomar nos cinemas.

Imagem de capa do item

Gerações

Isso ainda não tem acontecido nos cinemas, mas tendo em vista todo o esforço colocado nos quadrinhos, não seria nada surpreendente caso, a partir da Fase 4, o estúdio passasse a fazer. Nos últimos anos, temos visto uma leva cada vez maior de passagens de manto. Os heróis da "velha guarda" da editora estão, em maior parte, passando seu legado para novos heróis.

Essas substituições têm dado o que falar, mas ao mesmo tempo, servem para manter o legado de um herói vivo, enquanto apresentam um novo personagem com novos dramas. Como nos cinemas, os atores não podem se manter novos para sempre, é uma saída lógica levar essa ideia de "nova geração" para as telonas, e isso deve começar em breve...

Imagem de capa do item

Uma equipe suprema

Thanos está vindo para desolar o Planeta Terra em sua busca pelas Joias do Infinito. Os Vingadores serão, em sua maioria, pegos de surpresa pela chegada do vilão. E depois que a Guerra Infinita passar, seria uma burrice sem tamanhos não criar uma equipe que pudesse ficar de olho em ameaças maiores.

É aí que entra a ideia por trás dos novos Supremos das HQs, que tomam conta do próprio Omniverso de ameaças como, por exemplo, Galactus. É um conceito que pode vir a ser trabalhado nas próximas fases do Universo Cinematográfico da Marvel, ainda mais levando em conta que alguns personagens da equipe nas HQs - Capitã Marvel e Pantera Negra - estão prestes a ganhar filmes solo e mais destaque no MCU.

Imagem de capa do item

Totalmente novos, totalmente diferentes

Por fim, podemos ter como base o momento atual dos Vingadores, tanto nos quadrinhos quanto no MCU. Nos cinemas, a equipe está prestes a passar pela maior culminação de eventos de suas vidas, em Guerra Infinita. Depois disso, tudo deve mudar drasticamente, tanto na formação da equipe quanto nas ameaças que eles irão enfrentar.

Nos quadrinhos, a editora tem feito o possível para tornar a equipe cada vez mais diferente e variada. Os personagens estão em constante mudança, e mesmo os heróis clássicos - Thor, Capitão América - têm outros alter-egos - Jane Foster, Sam Wilson.

É de se esperar que, caso os Vingadores continuem sendo o carro-chefe do MCU após o quarto filme da equipe, a Marvel Studios deve tentar variar bastante a formação da equipe, podendo trazer um grupo completamente novo e inesperado.