10 diretores que poderiam comandar o filme do X-Men no Universo Cinematográfico da Marvel!
10 diretores que poderiam comandar o filme do X-Men no Universo Cinematográfico da Marvel!
Quem pode dirigir a aventura dos Filhos do Átomo?
Agora que a Disney comprou a Fox e todas as suas propriedades, falta muito pouco para que os X-Men se juntem ao Universo Cinematográfico da Marvel. E embora eles devem demorar um pouco ainda até serem devidamente apresentados, muitos já estão ansiosos para vê-los se juntando aos Vingadores e outros heróis.
A Marvel Studios tem um baita trabalho nas mãos, já que precisa reapresentar a franquia de uma forma criativa e fiel. E para isso, um diretor à altura da equipe precisa ser contratado para tomar conta dos Filhos do Átomo. Pensando nisso, selecionamos aqui 10 cineastas que poderiam dirigir o filme dos X-Men no MCU!
Créditos: Divulgação
Joss Whedon
O que assistir do diretor: Serenity: A Luta Pelo Amanhã (2005), Os Vingadores (2012)
Para começar, por que não mencionar um diretor que já tem muita experiência com super-heróis (e inclusive com a equipe mutante). Joss Whedon chegou a escrever uma elogiada fase da equipe, e é fã confesso dos Filhos do Átomo desde cedo.
Nos cinemas, ele reuniu Os Vingadores em dois filmes, e provou que sabe conciliar uma equipe com vários integrantes. Talvez seria interessante vê-lo comandando os mutantes no cinema, caso a Marvel decida recontratá-lo para dirigir algum filme.
Matthew Vaughn
O que assistir do diretor: X-Men: Primeira Classe (2011), Kingsman: Serviço Secreto (2014)
Por falar em outra pessoa que já tem experiência com a equipe, podemos citar Matthew Vaughn, diretor de um dos melhores longas da saga mutante da Fox. Em Primeira Classe, ele conseguiu conciliar vários personagens e trazer a essência das HQs.
Mesmo que o filme seja bem diferente das histórias clássicas das HQs - o que é um "problema" mais de roteiro que de direção -, o cineasta mostrou que sabe explorar a luta da equipe. Além disso, é um baita diretor de ação, como já vimos em Kingsman e Kick-Ass.
J.A. Bayona
O que assistir do diretor: O Orfanato (2007), Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)
Grande parte dos diretores mais criativos de Hollywood começaram pelo horror, como é o caso de J.A. Bayona, o cineasta espanhol responsável pelo incrível O Orfanato. Nos últimos anos, ele dirigiu alguns blockbusters, como Jurassic World: Reino Ameaçado.
O cineasta é experiente e faz um bom uso dos recursos técnicos, além de nunca deixar de lado o desenvolvimento dos personagens em detrimento da ação, como no emocionante Sete Minutos Depois da Meia-Noite, que é outro exemplar magistral de seu trabalho.
Gina Prince-Bythewood
O que assistir da diretora: A Vida Secreta das Abelhas (2008), Manto e Adaga (S01E01, 2018)
Há alguns anos, a Sony havia contratado a diretora Gina Prince-Bythewood para produzir um filme solo da Gata Negra, mas o projeto parece ter sido engavetado. Felizmente, isso abre as portas para que ela possa trabalhar na Marvel Studios.
A cineasta sempre prezou por projetos que lidam com família, questões raciais e dramas, o que poderia vir muito bem a calhar para um filme dos X-Men. Vale lembrar que ela dirigiu o piloto de Manto e Adaga, a série da Marvel que é exibida na Freeform.
Dee Rees
O que assistir da diretora: Pariah (2011), Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi (2017)
Quem tem acompanhado as escolhas da Marvel Studios nos últimos anos sabe que o estúdio parece muito propenso a chamar diretores independentes de projetos de grande sucesso - como Cate Shortland, Taika Waititi e Jon Watts, entre outros.
Por isso, Dee Rees também poderia entrar no radar para os X-Men. A cineasta pode não ter um currículo muito extenso, mas lançou em 2017 o glorioso Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi, que fala sobre racismo e preconceito - um tema frequente para os mutantes.
Barry Jenkins
O que assistir do diretor: Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016), Se a Rua Beale Falassse (2018)
E por falar em diretores mais independentes que também tocam em assuntos delicados em suas obras, Barry Jenkins é outro que ganhou uma boa reputação nos últimos anos, com o drama ganhador do Oscar de Melhor Filme Moonlight: Sob a Luz do Luar.
Embora ele não pareça muito interessado em filmes de super-heróis, uma equipe como os X-Men poderia fazê-lo mudar de ideia, já que o cerne da história dos Filhos do Átomo reside na luta contra a opressão e a favor da igualdade.
Olivia Wilde
O que assistir da diretora: Fora de Série (2019)
Ainda não sabemos quais são os planos da Marvel Studios para o filme dos X-Men. Afinal, eles querem fazer a equipe já adulta ou inserir a primeira classe ainda jovem, nos seus primeiros dias de luta? Caso a segunda opção seja a prioridade, Olivia Wilde deve ser considerada.
Mais conhecida por seus trabalhos como atriz, Wilde chegou quebrando tudo em 2019 com sua estreia diretorial, Fora de Série, uma comédia que mostra sua habilidade por trás das câmeras. Caso ela se interesse por super-heróis, os Filhos do Átomo a esperam.
Greta Gerwig
O que assistir da diretora: Nights and Weekends (2008), Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Outra diretora na vibe de Olivia Wilde e que também mostrou muito talento nos últimos anos é Greta Gerwig, famosa pelo elogiado Lady Bird: A Hora de Voar. Dependendo da forma como a Marvel quiser adaptar os mutantes, ela seria uma escolha interessante.
A diretora é conhecida por um humor irreverente e por extrair grandes atuações de seu elenco, o que seria ótimo para um filme dos X-Men. Além disso, ela está prestes a lançar seu mais novo longa, Adoráveis Mulheres, que parece também ser outro clássico instantâneo.
Ava DuVernay
O que assistir da diretora: Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014), Olhos que Condenam (2019)
Outra diretora muito prestigiada que poderia trazer os X-Men com perfeição para o Universo Cinematográfico da Marvel é Ava DuVernay, que atualmente está desenvolvendo, em parceria com a Warner e a DC Comics, o filme dos Novos Deuses.
A diretora chegou a ser sondada pela Marvel para dirigir Pantera Negra. Seus filmes são carregados de elementos sociais e ela consegue criar atmosferas focadas em personagens. Vale mencionar que ela dirigiu Selma, uma biografia de Martin Luther King - o que tem um paralelo interessante, já que Professor X foi inspirado pelo líder do movimento social negro.
Joe e Anthony Russo
O que assistir dos diretores: Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Ultimato (2019)
Por fim, há uma dupla bem famosa que também podia trabalhar na equipe: os Irmãos Russo, que já são veteranos do Universo Cinematográfico da Marvel por terem trabalhado nas franquias do Capitão América e dos Vingadores. Mais do que isso, eles já expressaram desejo de comandar um filme dos Filhos do Átomo.
Há diversos fatores que prova como a dupla seria perfeita para um filme da equipe. Primeiro de tudo, eles sabem dar destaque a personagens individuais em grupos grandes. Além disso, eles conseguem abordar ação e demonstram ser grandes fãs de super-heróis, que provavelmente fariam muita justiça aos X-Men.