10 diretores que poderiam comandar o filme do Quarteto Fantástico no Universo Cinematográfico da Marvel!

Capa da Publicação

10 diretores que poderiam comandar o filme do Quarteto Fantástico no Universo Cinematográfico da Marvel!

Por Gus Fiaux

Após longos e penosos anos, o Quarteto Fantástico finalmente está de volta às mãos da Marvel Studios, o que significa que em breve os heróis devem integrar o universo compartilhado do estúdio ao lado de equipes como os Vingadores e os Guardiões da Galáxia.

E para assumir o comando dessa franquia (que foi muito maltratada durante a era da Fox), é necessário trazer um diretor (ou diretora) que saiba manejar bem essa família e inseri-la em um contexto de ficção científica. Por isso, separamos aqui 10 cineastas que podem dirigir o filme do Quarteto Fantástico no MCU!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Edgar Wright

O que assistir do diretor: Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), Em Ritmo de Fuga (2017)

Para começar esta lista de uma forma bem polêmica, precisamos citar Edgar Wright, que é um nome que não sai da boca do povo. Para quem não se lembra, o cineasta iria dirigir o filme do Homem-Formiga, mas abandonou o projeto devido a diferenças criativas.

Por conta disso, é bem difícil que ele volte a trabalhar com a Marvel Studios. No entanto, seria bem divertido imaginar um filme da Família Fundamental por suas mãos, levando em conta como ele traduziu uma HQ perfeitamente aos cinemas em Scott Pilgrim Contra o Mundo.

Imagem de capa do item

Peyton Reed

O que assistir do diretor: Homem-Formiga (2015), Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Por outro lado, há outro diretor que já trabalha na Marvel Studios e que já demonstrou muito interesse em dirigir um filme do Quarteto Fantástico. Trata-se de Peyton Reed, justamente o cineasta que substituiu Edgar Wright na direção de Homem-Formiga.

Embora o diretor trabalhe majoritariamente com comédias, ele já provou que consegue trazer conceitos mais malucos das HQs à vida, como o Reino Quântico. E considerando que é possível que Scott Lang não ganhe outro filme, seria ótimo dar outra oportunidade ao cineasta.

Imagem de capa do item

Brad Bird

O que assistir do diretor: Os Incríveis (2004), Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011)

Tudo bem que o Quarteto Fantástico nunca teve uma adaptação "oficial" decente nos cinemas, mas não podemos ignorar o quanto Os Incríveis bebe diretamente da fonte das HQs da equipe, grande em parte graças ao diretor Brad Bird, que é fã de super-heróis.

Então por quê não chamar o diretor para comandar o filme da Família Fundamental? Apesar de ser muito familiarizado com animações, tendo dirigido também O Gigante de Aço, ele manda bem em ação em live-action, como em Missão: Impossível - Protocolo Fantasma.

Imagem de capa do item

Hanelle M. Culpepper

O que assistir da diretora: Supergirl (S03E20, 2018) Star Trek: Discovery (S02E10, 2019)

Muitas vezes, a televisão serve como uma grande plataforma para que alguns diretores possam mostrar seu talento, antes de serem levados ao cinema (como é o caso dos Irmãos Russo, que acabaram solidificando sua carreira no MCU). Por isso, o nome da vez é Hanelle Culpepper.

A diretora já provou seu trabalho com ficção científica e super-heróis, tendo feito ótimos trabalhos em alguns dos melhores episódios de Star Trek: Discovery e Supergirl. Seria bem interessante ver sua versão da equipe de heróis da Marvel.

Imagem de capa do item

Noah Hawley

O que assistir do diretor: Legion (2017-2019), Fargo (2015-2020)

Por falar em diretores de TV, não podemos nos esquecer de alguém que já está mais do que familiarizado com as propriedades da Marvel. É o caso de Noah Hawley, que recentemente fez grande sucesso com Legion, do FX, que narra a vida do filho do Professor X.

Ele é conhecido por seus diálogos complexos e pela narrativa que dá várias voltas em torno de si mesmo, além de reviravoltas surpreendentes, o que daria um ótimo diretor para um filme da equipe. Ele inclusive tinha planejado um filme solo do Doutor Destino, que acabou descartado.

Imagem de capa do item

Sam Esmail

O que assistir do diretor: Eu Estava Justamente Pensando em Você (2014), Mr. Robot: Sociedade Hacker (2015-2019)

Outro criador televisivo conhecido por narrativas complexas e cheias de reviravoltas é Sam Esmail, o criador da premiada e aclamada série Mr. Robot: Sociedade Hacker. E caso migrasse para os cinemas, o Quarteto Fantástico seria a oportunidade perfeita.

Ele já inclusive mostrou como consegue lidar com ficção científica no romance Eu Estava Justamente Pensando em Você, que traz várias discussões a respeito do universo e nosso lugar nele, justamente o tipo de "viagem" que combina com os heróis da Marvel.

Imagem de capa do item

F. Gary Gray

O que assistir do diretor: Uma Saída de Mestre (2003), Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015)

Se a Marvel estiver em busca de um diretor mais popular, que possa trazer vários elementos de blockbuster para a franquia, um nome interessante seria F. Gary Gray, que inclusive dirigiu um dos melhores filmes da franquia Velozes e Furiosos.

Apesar disso, ele sabe lidar com drama e explorar relações pessoais, como visto em Straight Outta Compton: A História do N.W.A.. Recentemente, ele chegou a fazer um sci-fi que não deu muito certo por interferência do estúdio: MiB: Homens de Preto - Internacional.

Imagem de capa do item

Alex Garland

O que assistir do diretor: Ex_Machina: Instinto Artificial (2014), Aniquilação (2018)

Nos últimos anos, um nome despontou do sci-fi e fez todos ficarem de queixo caído. Trata-se de Alex Garland, que começou como roteirista de filmes como Extermínio e Não me Abandone Jamais. Mas o sucesso mesmo veio com Ex_Machina: Instinto Artificial.

O filme foi aclamado e provou como o diretor tem muito potencial, o que ficou comprovado pelo horror cósmico Aniquilação, do ano passado. Sob o controle do Quarteto Fantástico, ele poderia fazer um filme com conceitos mirabolantes dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Denis Villeneuve

O que assistir do diretor: A Chegada (2016), Blade Runner 2049 (2017)

Nos últimos anos, a Marvel Studios tem se provado muito corajosa ao contratar diretores inusitados para dirigir seus longa-metragens - muitos deles vindos de projetos mais autorais e independentes. Um nome que cresceu bastante e merece uma oportunidade é Denis Villeneuve.

O cineasta tem um currículo impecável, e mostrou um domínio magistral do sci-fi em filmes como A Chegada. Além disso, ele sabe lidar com dramas familiares e reviravoltas surpreendentes, e já trabalhou em uma grande franquia clássica, em Blade Runner 2049.

Imagem de capa do item

J. J. Abrams

O que assistir do diretor: Star Trek (2009), Star Wars: O Despertar da Força (2015)

Por fim, há outro nome que muitos fãs já associam com o Quarteto Fantástico - sem que ele mesmo tenha relação com a equipe. Conhecido por seus projetos de sci-fi, J.J. Abrams pode ser uma ótima indicação para o filme solo da equipe.

Além de ter trabalhado em séries como Lost e Fronteiras, ele também é conhecido por ter comandado as duas maiores franquias de ficção científica nos cinemas - Star Trek e Star Wars. Com um currículo desses, ele seria uma baita escolha.