10 diretores de cinema que você precisa conhecer!
10 diretores de cinema que você precisa conhecer!
Veja os filmes deles e você não vai se arrepender.
Reunimos dez diretores que foram extremamente importantes para a história do cinema, e resolvemos contar um pouquinho deles para vocês além de deixar alguns filmes como sugestão para conhecerem a produção deles. Muitos desses nomes infelizmente não estão mais entre nós, porém vale muito a pena conhecer essas pessoas que são imitadas até hoje.
Woody Allen
Um dos diretores mais polêmicos da história do cinema, Woody Allen ficou muito conhecido por ter se casado com sua enteada e foi categorizado como pedófilo por isso. Porém ele deixou um enorme legado para o cinema. Filmes que são do diretor: Meia Noite em Paris, Vicky Christina Barcelona, Noivo Neurótico e Noiva Nervosa, Tiros na Broadway.
Lars Von Trier
O diretor é conhecido por ser controverso e provocador, tanto que chegou a ser declarado persona non grata pelo Festival de Cannes depois de fazer declarações sobre o filme Melancolia. O diretor já foi acusado de antissemita depois de responder a uma pergunta sobre sua descendência alemã que ele descobriu apenas adulto. Filmes que valem a pena ser visto do diretor são: Dançando no Escuro, Ninfomaníaca - Volume 1, Melancolia, Ondas do Destino.
Alfred Hitchcock
Conhecido como O Mestre do Suspense, Hitchcock foi um grande cineasta que ficou muito famoso pelo seu estilo, utilizando a câmera para simular a visão do personagem, tornando os espectadores voyeurs e sendo um dos que mais explorou as diversas formas de criar medo e ansiedade através dos filmes. O mestre dirigiu mais de cinquenta e três filmes, porém alguns marcaram gerações: Psicose, Janela Indiscreta, Um Corpo que Cai, Os Pássaros, O Homem Que Sabia Demais.
Steven Spielberg
Considerado um dos cineastas mais influentes da história, Spielberg acumula Oscar na sua carreira, o diretor mostra vocação para o cinema desde de novo, tendo ganho sua primeira premiação aos treze anos de idade pela produção de um curta-metragem. Como cineasta Spielberg é extremamente versátil sempre se aventurando em um gênero diferente de filme. Séries como Stranger Things homenageiam diversas obras suas, que hoje fazem parte da cultura pop: A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan, Jurassic Park, Indiana Jones, Minority Report - A Nova Lei, Tubarão.
Peter Jackson
Ele foi o homem responsável por fazer a indústria do cinema começar a olhar com mais respeito para os filmes de fantasia. Mesmo que os filmes do livro O Hobbit não tenham sido bem criticados, o sucesso de Senhor dos Anéis faz com que ele tenha uma grande importância para os filmes do gênero, alguns filmes do diretor: O Senhor dos Anéis, Um Olhar do Paraíso, Os Espíritos, Trash - Náusea Total.
Stanley Kubrick
Conhecido por sua enorme genialidade fazendo trabalhos extremamente criativos e com uma técnica cinematográfica impecável, Kubrick se tornou um dos maiores nomes do cinema, sendo capaz de ter por anos sido o único diretor a fazer uma boa adaptação de um livro do Stephen King. Porém Kubrick também é muito criticado pelo seu perfeccionismo, onde ele levava a equipe a exaustão sem se importar nem um pouco, uma das inimizades que ele ganhou foi do próprio King, que afirmou receber ligações tarde da noite com perguntas sem fundamento do diretor para a adaptação de seu livro. A filmografia dele é extensa e entre ela estão: O Iluminado, Lolita, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica, Nascido Para Matar, De Olhos Bem Fechados.
Francis Ford Coppola
Coppola é mundialmente famoso por ter adaptado as obras de Mario Puzo para o cinema de maneira sublime, o diretor por sinal chegou a ser subestimado no início de sua carreira pelo seu aspecto hippie, e seu primeiro filme não foi um grande sucesso pois o produtor do filme o deixou por conta próprio por não acreditar muito que o projeto poderia valer algo. O diretor tem na sua lista diversos filmes que ganharam o Oscar, além de outros que fazem parte da história: O Poderoso Chefão, Apocalypse Now, Drácula de0 Bram Stoker, Vidas Sem Rumo, O Homem Que Fazia Chover, Contos de Nova York.
David Lynch
O diretor é muito famoso por trabalhar o estilo surrealista nas suas obras, às vezes transformando seus filmes em obras indecifráveis que mexem com a cabeça dos telespectadores. A marca do seu estilo são imagens de sonhos e conseguir contar histórias através do som. O diretor fez sua carreira no cinema e depois se aventurou na televisão com a aclamada série Twin Peaks que tem uma base de fãs enormes até hoje, muitas de suas obras são estudadas em faculdades quando se trabalha o surrealismo moderno: O Homem Elefante, Cidade dos Sonhos, Twin Peaks, Eraserhead, Lucky.
Roman Polanski
O diretor que sempre navegou entre Hollywood e o submundo do cinema, deixou uma marca na história do cinema, e que foi repetida exaustivamente, Polanski sabia como ninguém ler uma história e contá-la através das suas lentes. Conseguindo imprimir emoções variadas ao seu público, seus filmes são famosos por isso principalmente: Bebê de Rosemary, O Pianista, Chinatown, O Escritor Fantasma, O Último Portal.
Pedro Almodovar
O cineasta tem uma história bem inusitada, pois o mesmo nunca pôde estudar cinema, vindo deu uma família pobre teve diversos trabalhos artísticos porém não ligados ao cinema como desenhista de quadrinhos e até cantor de uma banda de rock onde ele participava travestido. Ele foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor, tendo ganho dois Oscar e diversos prêmios pelo mundo como quatro BAFTA e Festival de Cannes. Durante muito tempo o diretor ficou desconhecido para o mundo, porém depois que alcançou o sucesso nunca mais parou e suas produções ficaram em destaque: A Pele que Habito, Tudo Sobre Minha Mãe, Má Educação, Ata-me.