10 Diferenças entre o Wolverine dos quadrinhos e do cinema!
10 Diferenças entre o Wolverine dos quadrinhos e do cinema!
O Wolverine permeia os quadrinhos há 43 anos e desde a ascensão meteórica de sua popularidade entre os fãs da Marvel, o personagem passou pelos roteiros e desenhos de muitos quadrinistas. Tantas interpretações criaram uma moldagem do carcaju que se estabeleceu aos poucos, finalmente resultando na versão mais popular do mutante canadense.
Atenção: Alerta de Spoilers!
Entretanto, há 17 anos, quando Hugh Jackman fez sua estreia como o Wolverine no cinema, poucas das características firmadas nas páginas dos quadrinhos do X-Men estavam presentes e eu vou listar as principais delas.
Os X-Men
Hugh Jackman é indiscutivelmente um dos melhores atores que já estrelaram filmes de super-heróis e foi graças ao seu talento e carisma que o Wolverine sobreviveu nas telonas por 17 anos. Um dos aspectos mais marcantes de interpretação do ator foi o lado temperamental do personagem, tirado diretamente das páginas de Giant-Size X-Men #1, quando o carcaju passou a integrar a equipe de heróis.
Sua personalidade a parte, a dinâmica entre Wolverine e os X-Men no cinema foi bastante diferente. Nos quadrinhos, Logan dificilmente cria laços emocionais com outros personagens e levou bastante tempo para ele encontrar um verdadeiro lar na Mansão X.
Civilizado
O Wolverine no cinema é muito mais civilizado do que nos quadrinhos. Dadas as limitações, Jackman apresenta uma versão educada e mais cordial de Logan. Não há o isolamento emocional ou o temperamento brutal e quase animalesco que já rendeu cenas épicas nos quadrinhos.
Inteligencia
O Wolverine de Jackman também é muito mais inteligente e menos instintivo do que sua contraparte desenhada. Nos quadrinhos, o personagem tende a usar sua raiva berserker para resolver qualquer situação, enquanto a versão do cinema é mais ponderada e estratégica.
Mentor
Os integrantes do grupo de mutantes no primeiro filme dos X-Men foi selecionado com base na popularidade dos personagens na época, isso justifica a presença de Wolverine, Vampira e Tempestade, três personagens que não faziam parte da formação original da equipe. Obviamente, foram necessárias algumas mudanças e adaptações para a construção de cada um deles, o que gerou uma relação afetiva entre Logan e Vampira.
Acontece que nos quadrinhos, foram Jubileu e Kitty Pryde que tiveram o Wolverine como mentor e muitos aspectos dessas relações foram utilizados para criar os laços entre a personagem de Anna Paquin e o personagem de Jackman nos cinemas.
Liderança
Fundamentalmente, mesmo sendo um soldado treinado, o Wolverine não responde bem a ordens e ameaças e tem problemas com autoridades. Logo, é natural que ele não tenha se dado bem com o Ciclope quando entrou para os X-Men. A figura de liderança de Scott sob os outros mutantes sempre incomodou o Wolverine, gerando uma competição nada amigável entre os dois. Nos quadrinhos, o tempo fez com que o Wolverine passasse a reconhecer o Ciclope e a respeitá-lo por sua força e determinação, deixando de lado o antagonismo.
Os filmes capturaram bem a essência desse embate, mas o Ciclope de James Marsden morreu muito antes do respeito entre eles surgir. O carisma de Hugh Jackman em detrimento da atuação Marsden também fez com que Logan se tornasse rapidamente a figura central e protagonista dos filmes.
Fator de cura
Os filmes exageraram na velocidade do fator de cura do Wolverine, fazendo com que ele se regenere em questão de segundos sem nenhum efeito colateral. Já nos quadrinhos, o personagem leva horas para se recuperar totalmente dos ferimentos. Logan foi o filme que mais se aproximou do Wolverine dos quadrinhos nesse aspecto, mesmo que exista a questão do envenenamento por adamantium impedindo que ele use seus poderes em pleno estado.
Altura
Fisicamente, a maior diferença entre o Wolverine de Hugh Jackman e o dos quadrinhos é a altura. Nos quadrinhos, Logan tem 1,60 metro de altura enquanto Jackman mede cerca de 1,88.
Idade
O Wolverine dos quadrinhos nasceu em algum momento entre 1882 e 1885 em Alberta, no Canadá. Já a versão cinematográfica do personagem é um pouco mais velha. Nos filmes, o Wolverine nasceu em 1832, morrendo aos 197 anos em 2029.
Vícios
Logan traz o que é indiscutivelmente a melhor versão do Wolverine para os cinemas, sendo o único filme que conseguiu capturar a essência e as características-chave presentes no personagem. Um exemplo disso são os problemas com tabaco e alcoolismo recorrentes nas histórias do mutante, mas que nunca passaram simples notas de rodapé e referências nos outros filmes da franquia.
Traje
A construção do Wolverine de Hugh Jackman foi muito mais furtiva e menos expositória do que nos quadrinhos. No filmes não existem aberturas para a presença de um traje carnavalesco em cores azul e amarelo. Há uma certa timidez e muita birra no personagem, ele claramente não quer chamar a atenção.
Ignorando a cena deletada de Wolverine: Imortal, o único filme onde Logan realmente vestiu um uniforme mais similar ao dos quadrinhos foi X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, onde seu visual é composto por uma armadura e partes de tecido com tonalidades opacas de azul, amarelo, além da predominância do preto.
--
Qual versão do Wolverine você prefere? Não se esqueça de comentar!