10 desenhos animados que marcaram a TV Globinho! – Parte 2

Capa da Publicação

10 desenhos animados que marcaram a TV Globinho! – Parte 2

Por Evandro Lira

Se você foi uma criança na década de 2000, você com certeza deve ter cruzado com algum desses desenhos na manhã da Globo. Isso porque na época era exibido diariamente a TV Globinho, um programa infantil dedicado a ocupar a grade das manhãs da maior emissora de TV do Brasil.

De 2000 a 2012, foram várias séries animadas exibidas, e algumas delas ficaram no ar tempo suficiente para marcar toda uma geração. Nessa lista de duas partes, você confere alguns dos desenhos que se tornaram clássicos nas manhãs da criançada!

A primeira parte da lista, você confere clicando aqui. E a primeira parte da lista sobre os desenhos do Bom Dia e Companhia, você confere aqui.

Imagem de capa do item

Hamtaro

Mais um enorme sucesso da TV Globinho, o anime Hamtaro contava a história de pequenos hamsters que saiam de suas gaiolas para se reunir com seus amigos no Clube dos Ham-Hams e ajudar seus donos.

Com uma música de abertura chiclete, Hamtaro divertia com as peripécias do pequeno protagonista e sua dona Laura, além dos os outros hamsters, como Fofuxo, Bijou, Chefe, Penélope, Aurélio e Soninho. No Japão, a venda de hamsters duplicou na época da popularidade do desenho, e no Brasil certamente deve ter acontecido o mesmo.

Imagem de capa do item

Avatar: A Lenda de Aang

Esta série de animação americana de 2006, inspirada nos animes japoneses, é considerada até hoje um dos melhores desenhos de todos os tempos. Comercialmente bem sucedida e aclamada pela crítica, Avatar é ambientada num mundo onde as pessoas conseguem controlar os quatro elementos, e se concentra na história de um garoto de 12 anos que após 100 anos congelado num iceberg, é libertado por dois irmãos da Tribo da Água e descobre que tem a missão de trazer a paz ao mundo acabando com a guerra que o Senhor do Fogo começou.

A série teve 3 temporadas muito elogiadas e ganhou uma continuação chamada A Lenda de Korra anos depois.

Imagem de capa do item

Beyblade

Beyblade foi mais um sucesso da TV Globinho que virou sensação entre as crianças dos anos 2000. A história foca em um grupo de garotos que participam de batalhas usando suas Beyblades - uma espécie de pião tradicional japonês só que tecnológico - sonhando em vencer os campeonatos desse que é considerado um esporte. A popularidade do anime foi tanta que muitas crianças da época tiveram suas próprias Beyblades, as usando para travar batalhas com os amigos.

Imagem de capa do item

Bob Esponja Calça Quadrada

Este desenho americano narra as aventuras de Bob Esponja e de seus diversos amigos, entre eles Patrick Estrela, Lula Molusco, Sra. Puff, Seu Siriguejo e Sandy Bochechas, na fictícia cidade subaquática de Fenda do Biquíni. A comédia acabou se tornando um símbolo cultural, ficando no ar na TV Globinho por muitos e muitos anos.

Imagem de capa do item

As Aventuras de Jackie Chan

Sem dúvida um dos maiores marcos das manhãs da Globo, As Aventuras de Jackie Chan foi exibido a partir de 2000 até o fim da TV Globinho.

A série retrata as aventuras fictícias da estrela de cinema de ação Jackie Chan. Com muitas referências ao trabalho do astro, a trama segue Jackie, um arqueólogo que vira alvo da organização Mão Negra após ter encontrado um Talismã mágico e poderoso. Junto de sua sobrinha recém-chegada e rebelde, Jade, e do seu Tio, um talentoso feiticeiro, o herói precisa reunir todos os Talismãs antes que os criminosos liderados por Valmont os peguem primeiro.

Divertido, engraçado, repleto de ação e reviravoltas, As Aventuras de Jackie Chan é até um hoje um dos mais queridos desenhos desta lista.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

Um dos desenhos mais bem sucedidos da Marvel, a série animada do Homem-Aranha pegou carona na onda de X-Men, desenho que fez bastante sucesso na década de 90.

A série ajudou a popularizar o Homem-Aranha para toda uma geração, e além de apresentar os principais personagens da mitologia do herói - como Tia May, Mary Jane, Duende Verde, Venom, Dr. Octopus e Rei do Crime -, também trouxe para as telinhas outros heróis da Marvel, como Capitão América, Justiceiro, Homem de Ferro, Demolidor e os X-Men.

Imagem de capa do item

Sakura Card Captors

Esse anime é até hoje um dos mais lembrados quando se trata das manhãs dos anos 2000 na Globo. Ele conta a história de Sakura, uma garota que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas. Quando uma criaturinha amarela chamada Kerberos lhe avisa que as cartas são perigosas e podem causar transtornos para a cidade onde vive, Sakura começa sua busca pelos artefatos, à medida que enfrenta os dilemas da rotina de uma jovem garota.

Imagem de capa do item

Rocket Power

Esse desenho apresentou as aventuras de de um grupo de amigos vivendo suas aventuras praticando diversos esportes, como surf, skate, hóquei em patins, ciclismo, dentre outros.

Juntos, os aventureiro Otto, sua irmã mais velha e bondosa Reggie, o novato e esperto Sam, e o bobo cinegrafista do grupo Twister, enfrentavam várias situações no dia a dia envolvendo a prática desses esportes radicais.

Imagem de capa do item

Kim Possible

A jovem Kimberly Possible tem a missão de combater o crime da sua cidade Middleton enquanto enfrenta os problemas normais de uma adolescente. Auxiliada por seu desajeitado melhor amigo e eventual interesse amoroso, Ron Stoppable, Kim lida com vilões super-poderosos a cada episódio.

A série original do Disney Channel foi exibida na TV Globinho por tempo o suficiente para se tornar um dos marcos da história do programa.

Imagem de capa do item

Digimon

Febre no início dos anos 2000, o anime se concentra na história de algumas crianças e adolescentes que foram transportados a um mundo digital habitado por criaturas chamadas Digimons. Cada temporada se concentrava num grupo diferente de "Digiescolhidos", onde uma nova leva de monstrinhos digitais eram apresentados.

A série é repleta de batalhas cheias de ação e referências à diversas mitologias. Quase sempre, as temporadas traziam algum tema central, sempre evoluindo e ficando cada vez mais sombrias.

Enquanto a primeira e a segunda temporada eram mais conectadas, a terceira trouxe uma mudança e tanto, fazendo do mundo real o principal cenário do anime. Na quarta temporada, a mudança é maior ainda, quando os humanos são capazes de se transformar em Digimons.