10 curiosidades sobre os bastidores de “Vingadores: Guerra Infinita”!
10 curiosidades sobre os bastidores de “Vingadores: Guerra Infinita”!
O filme de super-heróis mais aguardado de todos os tempos!
E a nossa jornada finalmente chega ao fim! Dez anos após o surgimento do Universo Cinematográfico da Marvel, com o primeiro Homem de Ferro, tudo está chegando a um clímax épico graças a Vingadores: Guerra Infinita. O primeiro de dois filmes dos Heróis Mais Poderosos da Terra que finalmente mostrarão o conflito universal entre Vingadores contra Thanos, o Titã Louco.
Chegando aos cinemas no final deste mês, Guerra Infinita será um longa grandioso e importante para a história do cinema blockbuster, e já está pronto para arrebatar recordes e quebrar barreiras por onde passar. E enquanto ainda não chega, você pode conferir nossas curiosidades de bastidores sobre o filme!
Créditos: Divulgação
O maior crossover da história
Já sabemos, sem a menor sombra de dúvidas, que Vingadores: Guerra Infinita é o filme mais esperado da história do cinema de super-heróis. Uma construção e um planejamento inabalável fizeram com que o longa ganhasse um hype e uma antecipação tão grandes que certamente virá um sucesso tremendo por aí. Mas talvez, o que confira o status ainda maior para o filme é seu elenco, que será constituído por boa parte dos heróis do Universo Cinematográfico da Marvel.
Desde que começaram a desenvolver o filme - e sua continuação, que sai no ano que vem -, os Irmãos Russo já deixaram claro que a história terá mais de 70 personagens, contando com heróis, vilões e coadjuvantes importantes. Dessa forma, estamos diante do maior crossover da história do cinema, e de um dos filmes mais importantes da nossa geração.
Protagonista e vilão
Porém, se você acha que o Capitão América, o Homem de Ferro ou os outros Vingadores serão protagonistas do filme, está um pouco enganado. De acordo com os Irmãos Russo, o verdadeiro personagem central de Guerra Infinita não será outro senão Thanos, o Titã Louco. O personagem já apareceu três vezes no passado, mas ainda não tivemos nenhuma ideia de como será sua jornada pessoal, ou quais são seus planos imediatos.
O filme vai responder isso, pondo o vilão e sua Ordem Negra em foco. De acordo com o que já sabemos dos bastidores e dos trailers, veremos inclusive o passado do personagem, desde sua infância. Sabemos que seu desejo é recuperar as seis Jóias do Infinito e trazer um equilíbrio único para o universo, mas ainda não fazemos ideia de como ele pretende arquitetar isso e o que significa esse "equilíbrio".
Equipe Infinita
No comando da produção, estão Joe e Anthony Russo, que você já conhece do passado graças aos excelentes Capitão América: O Soldado Invernal e sua continuação, Guerra Civil. Eles assumiram o trabalho assim que Joss Whedon, irritado pela produção de Vingadores: Era de Ultron, anunciou que não retornaria para o terceiro filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra. E a julgar pelo trabalho deles com vários personagens em Guerra Civil, podemos dizer que Guerra Infinita está em excelentes mãos.
Mas não pensem que esse trabalho será feito sozinho. Os dois, em uma entrevista recente à Entertainment Weekly, já disseram que tiveram que consultar todos os diretores anteriores da Marvel Studios, para que pudessem representar os vários personagens da forma mais fiel possível. O próprio James Gunn, responsável pelos dois longas dos Guardiões da Galáxia, assina como produtor executivo do filme.
Uma aventura em duas partes ou filmes individuais?
Quando a Marvel Studios anunciou toda a Fase 3 de seu universo compartilhado nos cinemas, algo deixou os fãs bem curiosos: em vez de um filme dos Vingadores, teríamos dois, com Guerra Infinita: Partes 1 & 2. A ideia é que o primeiro filme acabasse em um grande cliffhanger (ou "gancho") para a continuação, que só será lançada daqui a um ano. Porém, os planos mudaram sutilmente, e o que seria Vingadores: Guerra Infinita - Parte 2 mudou de nome (ainda que seu título não tenha sido revelado).
A justificativa é que cada filme terá sua própria história, com começo, meio e fim, sem depender necessariamente do próximo para funcionar. Sabemos que a história de um afetará diretamente na história do seguinte, e vice-versa, mas o que os Irmãos Russo quiseram com essa mudança é se certificar de que o público terá dois filmes completos, e não um único longa dividido em duas partes. O título oficial de Vingadores 4 só deve ser revelado após o lançamento de Guerra Infinita.
Um filme de assalto
Segundo os Irmãos Russo, o filme terá uma energia bem diferente dos demais longas da Marvel Studios. Em seu cerne, ele será um heist movie - ou um "filme de assalto" -, conforme todos os Vingadores e os Guardiões da Galáxia precisarão correr contra o tempo para juntar todas as seis Joias do Infinito antes que Thanos possa colocar as mãos nelas.
Vale lembrar que Homem-Formiga já seguiu a linha do heist movie, mas ainda assim, teremos aqui algo completamente diferente disso, até pela proposta e pela história. Sabemos que, ao longo da trama, ele já terá conquistado duas das Joias: a do Espaço e a do Poder, como visto pelo material promocional. Curiosamente, o terceiro ato do filme será justamente sobre o vilão invadindo Wakanda para buscar a joia da Mente, guardada na testa do Visão.
Roteiros fragmentados
Como de costume, a Marvel Studios está tentando ser o mais sigilosa possível na produção de Guerra Infinita, e spoilers não estão sendo tolerados. Porém, sabendo que tem em mãos, alguns fofoqueiros como Tom Holland e Mark Ruffalo, o estúdio tomou uma decisão criativa e interessante para evitar que a trama do filme seja vazada antes do tempo: cada ator lê apenas uma parte do roteiro, e os Irmãos Russo, junto com os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, escreveram várias cenas e momentos falsos, como medida protetiva.
Ainda assim, há um ou outro ator que precisou ler a obra completa para entender a jornada de seus personagens. Josh Brolin, como o vilão Thanos, sabe de boa parte da história, e Benedict Cumberbatch, que interpreta o Doutor Estranho, teve de ler o roteiro completo para ver como seu personagem se encaixaria na trama - mas ainda assim, ele foi vigiado pelo estúdio durante toda a leitura do roteiro!
O fim chega para todos
Vingadores: Guerra Infinita (e sua continuação) estão se propondo a fazer algo que normalmente falta em filmes de super-herói: um fim. Embora a trama do Universo Cinematográfico da Marvel continue para além deles, os Irmãos Russo, Kevin Feige e vários membros do elenco já confirmaram que os dois filmes servirão como uma "despedida" para diversos heróis e personagens importantes da franquia.
Já sabemos que Chris Evans deixará oficialmente o manto do herói após os longas, e vários outros atores devem seguir o exemplo, abrindo espaço para uma nova geração de Vingadores. Como a presença de Thanos será avassaladora, muitos esperam que uma fatia considerável dos heróis acabe morrendo ao longo da trama, o que certamente seria interessante e geraria paralelos curiosos com as HQs.
De fora da ação (pelo menos por enquanto)
Embora seja a maior reunião dos heróis da Marvel nos cinemas até o momento, Guerra Infinita ainda não contará com todos os personagens do estúdio, já que alguns serão resguardados apenas para a continuação. Entre os exemplos mais notáveis, teremos duas heroínas: a Capitã Marvel, e a Vespa, que primeiro serão introduzidas em seus respectivos filmes antes de ganharem espaço na trama. Já o Homem-Formiga ainda não tem papel confirmado por enquanto, mas também não foi oficialmente descartado da trama.
Mas os fãs do Gavião Arqueiro podem acalmar seus corações. Apesar do herói estar ausentado do material promocional e do marketing do filme, os diretores já confirmaram sua presença e disseram que ele terá "muitas coisas interessantes para fazer". Sabemos também que ele deve adotar um novo uniforme e provavelmente um novo manto heroico, se transformando no Ronin das HQs.
Pioneirismo tecnológico
O filme não será um marco apenas pela história que apresenta e pela reunião de (quase) todos os heróis do Universo Cinematográfico da Marvel, mas também por ser um dos longas mais ambiciosos da história em quesitos técnicos. Tanto Vingadores: Guerra Infinita quanto sua continuação, ainda sem título oficial divulgado, foram inteiramente gravados com câmeras IMAX, sendo os primeiros filmes ficcionais exibidos completamente nesse formato.
Para quem não sabe ou não lembra, IMAX é uma tecnologia imersiva que garante não apenas tela maior e som mais alto, mas que - durante o processo de gravação - garante um espaço de tela bem maior, possibilitando ação em um nível jamais visto. Vários filme, há um bom tempo, utilizam essa tecnologia em cenas e momentos específicos, mas Guerra Infinita será o primeiro da história a ser completamente filmado nesse formato, excluindo alguns documentários mais experimentais.
Das páginas para as telas
O filme trará, em si, diversas inspirações dos quadrinhos, principalmente no que diz respeito às histórias envolvendo o Titã Louco. Contudo, três HQs parecem ser a base principal da trama de Guerra Infinita. São elas:
-
Thanos: Em Busca de Poder - Aqui, o vilão parte em uma cruzada pessoal no universo, atrás das seis Joias do Infinito (que é o tema central desse longa).
-
Desafio Infinito - Parece ser a HQ na qual o filme vai se basear mais. Depois de ter coletado as Joias, Thanos elimina metade do universo com um estalar de dedos, e diversos heróis da Terra e do espaço precisam se unir para reverter a situação.
-
Infinito - Aqui, temos elementos que estão sendo visivelmente incorporados, embora a história em si não tenha muita relação. A invasão de Wakanda e a Ordem Negra são elementos importantes desta saga.
Caso tenha perdido...
Para aproveitar e relembrar todos os grandes clássicos do Universo Cinematográfico da Marvel enquanto se prepara para a aguardada estreia de Vingadores: Guerra Infinita, não deixe de conferir também nossas listas anteriores de bastidores dos filmes, que você confere clicando nos links abaixo: