10 curiosidades sobre os bastidores de “Guardiões da Galáxia”!

Capa da Publicação

10 curiosidades sobre os bastidores de “Guardiões da Galáxia”!

Por Gus Fiaux

Após apresentar todos os Vingadores e vários heróis da Terra, o Universo Cinematográfico da Marvel decidiu que era hora de partir para o infinito e além. E a primeira representante dessa empreitada cósmica seria uma equipe bem desconhecida dos quadrinhos, que até mesmo os fãs mais hardcore não conheciam muito bem.

Aliado de um diretor muito criativo e inteligente, Guardiões da Galáxia se mostrou uma das franquias mais lucrativas já lançadas pela Casa das Ideias nos cinemas, e nos mostrou o outro lado da moeda do que virá a ser explorado em Vingadores: Guerra Infinita. Mas de início, tudo começa aqui!

Créditos: Divulgação

 

Imagem de capa do item

Um verdadeiro visionário

Com Guardiões da Galáxia, a Marvel contratou um de seus diretores mais engenhosos: o visionário James Gunn, que já havia trabalhado anteriormente com ficção científica, horror e comédia. Ele se dedicou inteiramente ao trabalho, criando um ambiente tão participativo que todos os atores o elogiavam.

Curiosamente, outros diretores foram considerados para o filme, e apesar de não terem sido chamados, acabaram sendo contratados para dirigir outros filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Tratam-se de Peyton Reed, responsável por Homem-Formiga (bem como sua continuação) e Ryan Fleck e Anna Boden, que estão atualmente a cargo do filme solo da Capitã Marvel.

Imagem de capa do item

Da comédia para a ação

Quando o filme foi anunciado, todos sabíamos que a Marvel Studios estava atrás de um ator que pudesse interpretar um herói bem fora do convencional. Como precisava ser mais dedicado à comédia, o Senhor das Estrelas recebeu testes dos mais diversos atores, como Joel Edgerton, Eddie Redmayne, Lee Pace e até mesmo Jensen Ackles e James Marsden.

No entanto, o papel final ficou com Chris Pratt, que impressionou Gunn com sua audição. O ator precisou passar por uma grande dieta na época, perdendo mais de trinta quilos - e ganhando músculos para o papel -, o que afetou diretamente sua participação em outro de seus trabalhos famosos, a série de TV Parks & Recreation. Além disso, o ator chegou a roubar o traje do herói do set de filmagens, apenas para que pudesse se vestir como Senhor das Estrelas e visitar crianças em hospitais.

Imagem de capa do item

Tradutor universal

Vin Diesel aparenta ser um grande fã de super-heróis. Antes de ser convocado para Guardiões da Galáxia, ele passou meses fazendo campanhas em sua página do Facebook, para que pudesse interpretar o Visão em algum filme dos Vingadores, ou o rei Raio Negro no - até então - planejado filme dos Inumanos. Eventualmente, ele conversou com a Marvel Studios e foi chamado pra fazer a voz de Groot.

Por falar apenas duas frases em todo o filme, repetidas vezes, o ator foi convencido a não dublar o herói apenas em inglês, mas em cerca de oito idiomas, que incluíam russo, mandarim, português, espanhol, alemão e francês. De acordo com ele, a performance do personagem o ajudou em um momento muito sombrio de sua vida, enquanto ele se recuperava da morte de Paul Walker, um grande amigo com quem co-protagonizava a franquia Velozes e Furiosos.

Imagem de capa do item

Verdes e maduros

Dois dos papeis mais importantes do filme são de personagens verdes. Claro que estamos falando de Drax, o Destruidor e de Gamora, respectivamente interpretados por Dave Bautista e Zoe Saldana. Bautista foi a primeira escolha de James Gunn para o filme, mas Jason Momoa - o Aquaman, chegou a fazer testes para o papel, mas recusou porque não queria ser marcado por um personagem "bruto e burro". Já Rachel Nichols, Gina Carano e Adrianne Palicki (a Harpia de Agentes da S.H.I.E.L.D.) chegaram a fazer testes para viver a Gamora.

O processo de maquiagem de Drax era absurdamente demorado, levando cerca de três a cinco horas diariamente. Ainda assim, Bautista não reclamou e ainda deu ideias de design para as tatuagens do brutamontes. Já Zoe Saldana fez questão de que Gamora fosse feita com próteses e maquiagem em vez de efeitos visuais, pois isso auxiliaria na atuação.

Imagem de capa do item

Três atores, um personagem

Rocky Racum é o nome de um dos membros mais peculiares da equipe. Trata-se de um guaxinim antropomórfico e modificado geneticamente, com uma boca excepcionalmente suja e um gosto por armas de fogo. E para compor o personagem, foi um verdadeiro desafio para James Gunn e a equipe de produção.

Ao total, foram necessários três atores para dar vida ao anti-herói: o irmão do diretor, Sean Gunn fazia a movimentação dele no set, para a captura de movimentos. O astro Bradley Cooper dava a voz ao personagem na pós-produção. E o terceiro ator? Um guaxinim real, chamado Oreo, que era a referência para a construção digital do personagem. James Gunn chegou a ir com ele para a premiére do filme.

Imagem de capa do item

Um fanático religioso

Após ter feito testes para interpretar o próprio Senhor das Estrelas no filme, o astro Lee Pace foi chamado para viver o vilão do filme, o Kree conhecido como Ronan, o Acusador. Nos quadrinhos, ele é um grande general de seu povo, e já caminhou entre o lado dos vilões e dos heróis, por fazer de tudo por sua raça. Nos cinemas, seu papel foi um pouco alterado. Além de ser exilado por seus compatriotas, ele também é um servo de Thanos.

Lee Pace conseguiu trazer um charme maníaco ao papel, e baseou toda sua performance em cima de fanáticos religiosos e líderes de seitas. A maquiagem e o figurino, com vários outros do filme, eram extremamente complicados de serem aplicados, e demoravam horas. Curiosamente, ele não foi o primeiro Kree a ser apresentado no Universo Cinematográfico da Marvel, uma vez que um já havia sido mostrado em Agentes da S.H.I.E.L.D..

Imagem de capa do item

Quem ficou de fora...

Por ser uma equipe bem desconhecida e um tanto quanto desfalcada nas HQs, vários personagens foram considerados para integrar a primeira formação dos Guardiões da Galáxia nos cinemas. De acordo com o diretor, Nova, Adam Warlock e vários outros personagens foram considerados para a trama, mas descartados em versões mais tardias do roteiro.

Isso inclusive gerou uma briga de Gunn com um "jornalista" do site Cosmic Book News, chamado Matt McGloin. Grande fã do Nova nas HQs, Matt chegou a revelar o número pessoal do celular de Gunn no site, pedindo que o público exigisse a participação do herói. Em vários textos posteriores, o próprio Gunn disse que sente remorso da história e isso é um dos motivos pelos quais ele não tem tanto interesse em inserir o Nova nos cinemas - apesar da Tropa Nova ter sido apresentada no primeiro filme da equipe.

Imagem de capa do item

O Mix Incrível

A música é, indiscutivelmente, um dos elementos mais importantes por trás de Guardiões da Galáxia, e James Gunn fez questão disso. Para ele, a ideia de trazer uma trilha sonora de peso servia para compor a personalidade não apenas do Senhor das Estrelas, como também do próprio filme, que faria reverência aos clássicos da ficção científica das décadas de 70 e 80.

Ele fez uma grande seleção de músicas, e no fim, chegou a pouco mais de dez canções, que eram utilizadas enquanto ele escrevia o roteiro. I Want You Back, dos Jackson 5, era sua canção favorita, e a cena do Groot dançando ao fim do filme foi feita com base em uma captura de movimentos dele próprio.

Imagem de capa do item

A ameaça constante do Titã Louco

Todos estão animados para ver o Titã Louco em Vingadores: Guerra Infinita, mas a primeira aparição de Thanos - excetuando cenas pós-créditos - se deu em Guardiões da Galáxia, conforme o vilão aparece como um "superior" de Ronan, o Acusador, e vemos ele ao lado de suas "filhas", Gamora e Nebulosa.

Além disso, é a primeira aparição de Josh Brolin no papel do tirano cósmico. Por ter sido o último ator escalado, ele nem mesmo é creditado no filme. Inicialmente, James Gunn não queria colocar o personagem no roteiro, mas a Marvel o convenceu a mudar de ideia, para criar uma linha narrativa com Os Vingadores e que seria aproveitada no futuro.

Imagem de capa do item

O maior easter-egg da história

James Gunn já se mostrou um grande fã de cultura pop e de ficção de super-heróis. E como todo bom conhecedor e apreciador do gênero, ele sabe que os fãs são ávidos por easter-eggs, surpresas escondidas que podem fazer referências aos quadrinhos, a outros filmes, ou até mesmo a elementos de fora desse universo. E sabendo disso, ele se propôs a inserir o easter-egg mais bem escondido da história.

Segundo o cineasta, Guardiões da Galáxia possui uma surpresa escondida muito secreta, que poucos conseguirão encontrar. Há inclusive canais no YouTube dedicados a procurar a referência misteriosa, como o MasterTainment - que segundo Gunn, está bem próximo de descobrir a surpresa escondida. Ele já disse que não deve revelar o segredo tão cedo, e que ficará a cargo dos fãs encontrarem esse easter-egg.

Imagem de capa do item

Caso tenha perdido...

Para aproveitar e relembrar todos os grandes clássicos do Universo Cinematográfico da Marvel enquanto se prepara para a aguardada estreia de Vingadores: Guerra Infinita, não deixe de conferir também nossas listas anteriores de bastidores dos filmes, que você confere clicando nos links abaixo: