10 curiosidades sobre o livro de It : A Coisa!
10 curiosidades sobre o livro de It : A Coisa!
Recentemente, a mais nova adaptação do livro “IT – A Coisa” de Stephen King obliterou as bilheterias mundiais. Nesta lista, traremos algumas curiosidades acerca do livro, de sua criação e de alguns trechos que foram adaptados e outros que poderão ser futuramente adaptados na continuação. Fica então o aviso de spoiler.
Atenção: Alerta de Spoilers!
Uma coletânea de monstros
Ao escrever IT, King queria criar uma história na qual estivesse livre para utilizar seus monstros favoritos, como o lobisomem, Frankenstein e múmias, até a criatura da Lagoa.
A galeria de monstros clássicos nos quais Pennywise se transforma para assombrar as crianças eram algumas das criaturas favoritas de King. Isso faz todo o sentido no livro, já que o mesmo é ambientado nos anos 50, quando os filmes de monstro estavam em alta e era natural que eles impressionassem a mente das crianças dessa época.
O filme atual se passa nos 80, no entanto, o Leproso é uma das criaturas que existem tanto no livro quanto no filme.
Tem muita coisa esquisita
Sim, todo mundo sabe da orgia entre crianças no esgoto que rola no livro, que ainda bem que não foi adaptada em nenhum dos dois filmes.
No entanto, sendo um livro sobre a perda de inocência e encarar o crescimento, tem mais coisa bizarra acontecendo no calhamaço de páginas que é o livro de King.
Um outro exemplo nunca adaptado, assim como a orgia, é quando o Bully das crianças, Henry Bowers e seus comparsas estão acendendo seus peidos com chamas de isqueiro e um deles começa a masturbar Henry. A maioria dessas nuances sexuais acabaram sendo completamente deixadas de lado nos filmes.
A tartaruga cósmica
Um aspecto do livro que não foi abordado em ambos os filmes, até agora, é Maturin, a tartaruga cósmica que criou o universo, representando tudo que é sagrado e bom, e o poder da criação.
Sim, IT - A Coisa é um livro sobre horrores cósmicos, mais do que um palhaço que reside em esgotos. Maturin é uma tartaruga que ajuda as crianças nos rituais de Chud, onde elas lutam contra o monstro.
Muitos se perguntam se a tartaruga entrará na segunda parte do filme e ninguém sabe dizer com certeza. MAS, tem alguns easter eggs legais sobre Maturin no novo filme, como quando as crianças encontram uma tartaruga enquanto tomam banho no rio. Seria ela a tartaruga cósmica?
A aranha
Se aproveitando dos conceitos de horror Lovecraftianos, King faz da Coisa, no livro, uma entidade cósmica contrária a tudo que a tartaruga representa, ou seja, se a Tartaruga é a criação, a Coisa é a destruição.
Ela é uma criatura que pode assumir diversas formas. No entanto, sua aparência original é muito perturbadora para a mente humana, fazendo com que nós só enxerguemos algo parecido com uma aranha.
O primeiro filme adaptou esse aspecto da Coisa em um stop motion que ninguém (nem os criadores do filme) acabou curtindo e vemos algumas patas bem suspeitas em Pennywise ao final do novo filme.
Como já deu pra perceber pela nova adaptação, Pennywise é um mal antigo, que vem se alimentando da humanidade tem muito, muito tempo...
Universo expandido Stephen King
Maturin, a tartaruga, é um personagem presente também na franquia de livros A Torre Negra, de King. Guardiã de um dos feixes que protegem a Torre Negra em questão.
O adversário da criatura que habitava o mesmo Macroverso que ela era A Coisa, que eventualmente cai na terra e vira o palhaço Pennywise.
Nos livros da Torre Negra, é explicado que Pennywise possui a mesma habilidade de se metamorfosear de Dandelo, um sinistro personagem.
O palhaço que manipula
No filme, vemos como Pennywise manipula Henry Bowers em matar e perseguir o Clube dos Perdedores. No entanto, no livro, ele assume a forma da Lua para instigar a matança de Henry.
Na versão impressa, podemos entender também que a criatura pode assumir formas familiares aos personagens para manipulá-los, ou prometendo desejos e até através de influência subliminar.
Em um trecho do livro, Pennywise ameaça até causar câncer em um personagem.
Bob Gray
Entre as diversas formas da Coisa, ela afirma que seu nome é "Robert Gray". Além disso, no livro, existem capítulos específicos que nos mostram seu ponto de vista e motivações.
Os ciclos quando A Coisa acorda são normalmente representados por violência extrema. No entanto, as pessoas tendem a esquecer isso graças à influência da criatura na cidade de Derry.
"Obra prima do medo"
O livro de King é uma miscelânea de coisas, falando sobre infância, crescimento, traumas, monstros, palhaços no esgoto e criaturas cósmicas.
O ator destilou o máximo de sua criatividade nas páginas e se esforçou para criar uma história concisa que ligasse todos esses elementos. O esforço de King não foi em vão e It - A coisa tornou-se um best seller premiado, abocanhando premiações como Melhor fantasia em 87, além de diversas nomeações para outros prêmios.
Em 1986, o livro figurou entre os mais vendidos dos EUA e continua indo muito bem hoje, especialmente agora com o hype dos filmes.
A história não foi influenciada pelo Serial Killer John Wayne Gacy, mas sim por um passeio na ponte...
Muita gente atribuía o serial killer John Wayne Gacy (que se vestia da palhaço para lidar com suas vítimas) como a principal inspiração para Pennywise. E, embora possa ter sido uma influência indireta, segundo King, a inspiração para a história veio num dia em que seu carro quebrou e ele teve de caminhar para conseguir ajuda. No caminho, o autor atravessou uma velha ponte de madeira, se lembrando da lenda dos trolls, que habitavam embaixo das pontes e se alimentavam de crianças e cabras.
King, com o Troll na cabeça, trocou a ponte pelo esgoto e a aparência por um palhaço. Assim, a história começava a ser criada no psicológico do autor. Segundo Stephen, grande parte da história surgiu nesse dia, durante essa caminhada.
E agora?
Não se sabe exatamente como os filmes futuros lidarão com a história, o quanto que o macroverso de King e as facetas cósmicas serão exploradas (se é que serão exploradas) e se o destino dos personagens do filme será o mesmo daqueles do livro. Então alguns spoilers abaixo:
Stan adulto não retorna, se matando ao descobrir do retorno de Pennywise e Eddie acaba morrendo nos esgotos. Será que teremos o mesmo desenrolar de eventos ou a alteração da história fonte será mais drástica? Quais suas expectativas para o futuro de IT nos cinemas?