10 curiosidades sobre o filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban!
10 curiosidades sobre o filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban!
Um dos mais queridos filmes da franquia fez 15 anos!
O terceiro filme de Harry Potter, O Prisioneiro de Azkaban, foi de extrema importância para o direcionamento que a franquia tomaria nos anos seguintes.
E para celebrar os 15 anos desse que é um dos mais amados da saga Harry Potter, reunimos alguns fatos curiosos sobre a produção, que estreou em 2004 e levou os personagens de J.K. Rowling a um outro estágio nos cinemas.
Menor bilheteria da série
Apesar de ser um dos mais elogiados e queridos filmes de Harry Potter, Prisioneiro de Azkaban foi o longa que menos arrecadou entre eles. Com um total de US $ 796,7 milhões em todo o mundo - todos os outros fizeram mais de US $ 800 milhões -, o filme é a menor bilheteria de Harry Potter e a segunda menor bilheteria do Mundo Bruxo, ficando atrás apenas de Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald, que fez US $654 milhões.
Del Toro teve um papel importante
O mexicano Alfonso Cuarón assumiu o cargo de direção após o esgotamento de Chris Columbus, o diretor dos dois primeiros filmes da franquia. Mas antes de aceitar, Cuarón estava relutante porque não conhecia o trabalho da autora J.K. Rowling. Foi aí que seu amigo Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno, A Forma da Água) entrou na história.
De acordo com Cuarón, Del Toro disse "Você é um bastardo arrogante. Você vai agora para a livraria, pegue os livros, leia e me liga imediatamente."
Cuarón ficou realmente encantado pelos livros, especialmente pelo viés político da história e aceitou dirigir seu primeiro grande filme hollywoodiano.
Tatuagens de Sirius
O tal prisioneiro de Azkaban do título é ninguém menos que Sirius Black, o padrinho de Harry. E uma das suas características mais marcantes são suas tatuagens, que estão inclusive nas mãos. Essas tatuagens foram baseadas em gangues de prisões russas e significam que a pessoa deve ser temida e respeitada na prisão.
Tarefa de casa
Para se familiarizar com o trio principal, o diretor Alfonso Cuarón pediu para que cada um deles escrevesse um ensaio a partir do ponto de vista de seus personagens. Emma Watson assumiu a personalidade de Hermione como ninguém e exagerou, escrevendo um ensaio de 16 páginas. Daniel Radcliffe, como Harry, escreveu um resumo simples de uma página, enquanto Rupert Grint, como Rony, simplesmente não entregou.
A escalação de Sibila
A premiada atriz Emma Thompson aceitou o papel da excêntrica professora Sibila Trelawney para impressionar sua filha de quatro anos. Mas originalmente, o papel foi oferecido a atriz Tilda Swinton, que recusou e acabou fazendo A Feiticeira Branca em As Crônicas de Nárnia.
Figurinos
Foi a partir de Prisioneiro de Azkaban que os estudantes de Hogwarts passaram a usar roupas de trouxa com mais frequência. Segundo Cuarón, a ideia era que o figurino mostrasse mais da personalidade de cada um. Ele também deu permissão para que os atores usassem seus uniformes de Hogwarts da maneira que quisessem, o que fez com que vários alunos aparecessem com vestes amarradas na cintura, gravatas desajeitadas e etc.
Newt Scamander
O protagonista da nova série da franquia, Animais Fantásticos e Onde Habitam, fez uma ponta no filme Prisioneiro de Azkaban.
Na cena em que Fred e Jorge presenteiam Harry com o Mapa do Maroto, é possível ver o nome do magizoologista em algum lugar do mapa, o que significa que ele estava nos terrenos de Hogwarts naquele exato momento. E do jeito que a autora J.K. Rowling pensa em tudo, é muito provável que ele estivesse ali com um propósito, como, por exemplo, impedir a execução do hipogrifo Bicuço?
Lembrando que o personagem Newt Scamander já era conhecido entre os fãs desde 2001 por causa do lançamento do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam.
Créditos finais
Os créditos finais do filme apresentam uma versão do Mapa do Maroto, e nele é possível encontrar diversos easter-eggs. Há pegadas que seguem outras pegadas, pegadas que ficam presas dentro de sala, pegadas de gatos atrás de corujas, pegadas gigantes (que poderiam ser muito bem de Hagrid), e até mesmo dois pares de pegadas em uma posição um tanto comprometedora no canto de uma torre...
Gandalf quase foi o Dumbledore
Depois da morte do ator Richard Harris, que interpretou o poderoso Alvo Dumbledore nos dois primeiros filmes da saga, vários atores foram considerados, incluindo Ian McKellen, que já havia interpretado um mago icônico nos cinemas, o Gandalf, de O Senhor dos Anéis.
No entanto, McKellen explicou que ele não poderia ter aceitado o papel especialmente porque Richard Harris o desaprovava como ator. Harris já havia declarado que McKellen era um "artista tecnicamente brilhante, mas sem paixão". E isso foi o suficiente para que o intérprete de Gandalf e Magneto recusasse o papel de Dumbledore. "Eu não poderia substituir um ator que eu sabia que não me aprovaria", disse ele.
Layout de Hogwarts
O cineasta Alfonso Cuarón foi quem teve a ideia de dar um upgrade no layout de Hogwarts. Cada espaço da escola passou a ter uma ligação identificável com outro espaço. O salão principal, por exemplo, é agora ligado a uma pracinha, que é ligada a ponte de madeira, que depois dá direto nos jardins e dependendo do caminho, você chega na cabana do Hagrid.
Essa redefinição dos terrenos de Hogwarts foi essencial para os filmes que vieram após Prisioneiro de Azkaban.