10 Curiosidades sobre o Abe Sapien de Hellboy!

Capa da Publicação

10 Curiosidades sobre o Abe Sapien de Hellboy!

Por Guilherme Souza

Abraham Sapien (Abe para os íntimos), é a simpática criatura aquática do universo de Hellboy.

Criado por Mike Mignola, o personagem viveu diversas aventuras no departamento de Pesquisa e Defesa Paranormal, ao lado de Hellboy e Liz Sherman.

Abe já viveu por muito tempo e possui poderes incríveis, foi por isso que listamos algumas curiosidades do personagem, nos quadrinhos e nos cinemas.

Imagem de capa do item

Langdon Everett Caul

Abe nem sempre foi uma criatura anfíbia.

O simpático homem-peixe já atendeu pelo nome de Langdon Everett Caul, um renomado cientista e investigador do ocultismo que fazia parte de uma organização chamada Sociedade Oannes.

Imagem de capa do item

Uma magia que deu errado

Certo dia, Langdon encontrou uma criatura que se parecia com uma água-viva e tentou realizar um ritual arcano usando o animal, junto com os demais membros da Sociedade Oannes.

O ritual acabou dando errado e Caul se tornou a criatura aquática que mais tarde viria a ser conhecida como Abe Sapiens.

Os membros da Sociedade colocaram a criatura em um tubo com água e o deixaram adormecido por décadas, até que ele foi encontrado por um grupo de encanadores e encaminhado ao BPRD (Bureau for Paranormal Research and Defense – A mesma agência de investigações paranormais que hospeda o Hellboy).

Imagem de capa do item

Espécie

No tudo que guardava Abe, havia um bilhete colado onde estava escrito as palavras Icthyo Sapiens, atestado pelo BPRD como a espécie da criatura.

A espécie pode ser definida como similar à do tritão, um anfíbio da mesma família que as Salamandras.

Imagem de capa do item

Presidente Lincoln

Abe foi batizado como Abraham Sapien como uma homenagem ao presidente americano Abraham Lincoln, pois havia um pedaço de papel colado no tubo em que ele foi encontrado onde se podia ler a data 14 de Abril de 1865, a mesma em que o presidente foi assassinado.

Imagem de capa do item

Amizade com Hellboy

As memórias de Abe não são as mais agradáveis, e desde que foi encontrado, foi tratado como uma aberração pelos agentes da BPRD, que realizaram diversas experiências com ele, o que lhe causou pesadelos durante muito tempo.

Os experimentos só foram interrompidos quando Hellboy ordenou, isso fez com que ele e Abe se tornassem bons amigos.

Imagem de capa do item

Agente do BPRD

Após ter se tornado amigo de Hellboy, Abe se tornou um agente de campo da BRPD, atuando em missões menores ao lado de Hellboy e Liz Sherman, porém demorou muito tempo até que fosse reconhecido como um agente oficial e pudesse sair em missões sozinho.

Imagem de capa do item

Disfarce

Ao contrário de Hellboy, Abe sempre preferiu manter sua identidade escondida, pois tinha vergonha de sua aparência.

Nos quadrinhos, o herói usava luvas, chapéus, óculos escuros e uma barba falsa para esconder sua aparência, porém ele acabou deixando os disfarces de lado depois que Hellboy deixou o BPRD, pois ganhou confiança para se mostrar como realmente era.

Imagem de capa do item

Habilidades

Além de ser um exímio nadador, Abe pode respirar dentro e fora d’água (mesmo que não possa ficar muito tempo fora da água).

Ele também possui uma força sobre-humana e uma incrível capacidade de regeneração, além de seus poderes telepáticos.

Imagem de capa do item

Xadrez e Ovos podres

Abe sempre é descrito como um personagem com uma inteligência elevada, nos quadrinhos, ele é um adorador do jogo de xadrez.

Nos filmes do Hellboy, ele consegue ler diversos livros ao mesmo tempo, porém tem dificuldade em resolver um cubo mágico. Além disso, ele ama por comer ovos podres e considera isso uma “iguaria. ”

Imagem de capa do item

Doug Jones

Doug Jones é um verdadeiro camaleão de Hollywood e ele foi o grande intérprete de Abe Sapiens nos dois filmes lançados do Hellboy.

Você pode até não se lembrar de seu rosto, mas com certeza já o viu atuando como o Surfista Prateado, o monstro com olhos nas mãos em O Labirinto do Fauno, o zumbi de Abracadabra e diversas outras interpretações memoráveis.