10 Curiosidades sobre Jiraiya: O Incrível Ninja que talvez você não saiba!
10 Curiosidades sobre Jiraiya: O Incrível Ninja que talvez você não saiba!
Niiinja Jiraiya!
Jiraiya: O Incrível Ninja é uma das séries tokusatsu que teve grande sucesso no Brasil. O personagem é lembrado e querido até hoje, mesmo anos após sua saga ser exibida pela Rede Manchete, entre os anos 80 e 90.
Nesta lista você encontra algumas das principais curiosidades sobre o enredo, personagens, elenco e outros lançamentos!
Confira, a seguir!
Jiraiya Olímpico
No Japão, a série se chama Sekai Ninja Sen Jiraiya mas, para o mercado internacional, a Toei decidiu batizá-la de Ninja Olímpico Jiraiya. Isso por conta das Olimpíadas de Seoul, em 1988, ano em que estava sendo exibido. Por isso sua espada também é a “Espada Olímpica!”.
Dois Jiraiya
Fãs mais novos podem achar confuso, mas o Jiraiya de Naruto não tem qualquer relação com o Jiraiya do tokusatsu, ao menos não em princípio. Os dois possuem origens amarradas na cultura e folclore japonês.
Jiraiya de Naruto é inspirado por uma lenda japonesa muito antiga, envolvendo ainda outras figuras folclóricas, como Tsunade e Orochimaru. A mesma lenda deu o nome ao herói do tokusatsu, e com algumas pequenas referências na série que mostram isso.
Ranger Amarelo
Takumi Hashimoto, ator que fez o jovem Manabu na série de Jiraiya, anos mais tarde voltou aos tokusatsu, em 1992, no seriado Zyuranger. Ele era Boi, o Ranger Amarelo. Vale lembrar que Zyuranger se tornou a primeira temporada de Power Rangers no ocidente, e o personagem Boi virou mulher, Trini.
Jiraiya já voltou mais de uma vez
Muitos fãs estão empolgados para ver Jiraiya no filme Kyuranger vs. Space Squad, agora em 2018, mas o que muitos não sabem é que o personagem já surgiu em outras ocasiões, muitos anos após a conclusão de sua série. Jiraiya teve participações em um filme de Super Sentai vs. Kamen Rider, chamado de Super Hero Taisen Z, mas apenas sua roupa. O personagem Toha Yamaji, o próprio Jiraiya, voltou durante o seriado Ninninger, de 2015, interpretando Jiraiya novamente.
Takumi Tsutsui é um velho conhecido
Takumi Tsutsui, ator que viveu Jiraiya na TV, é um velho conhecido de quem acompanha tokusatsu. Ele teve diversos papeis em outras séries, incluindo recentes e outras clássicas, e sempre como outro personagem, não como Jiraiya. Ele esteve em Ultrasevem, Winspector, Kamen Rider Ghost, entre outros.
Ah, vale lembrar que o ator também adora o Brasil e está sempre por aqui, participando de eventos de anime, como convidado especial.
Rita Repulsa
Há uma outra ligação entre Jiraiya e Zyuranger, a série que inspirou Power Rangers no ocidente. A atriz Machiko Soga viveu Aracnin Morgana em Jiraiya, mas também foi a bruxa Bandora em Zyuranger. Quando Power Rangers vieram para o ocidente, as cenas com Machiko Soga no papel de Bandora não foram adaptadas, apenas dubladas – e por aqui ela virou Rita Repulsa.
Mestre na vida real
Tetsuzan Yamaji, o "Velho", é vivido pelo mestre de artes marciais Masaaki Hatsumi na série Jiraiya. Para quem não sabe, Hatsumi está vivo até hoje e é criador da Organização Bujinkan, um estilo de ninjutsu treinado no Japão e fora dele. Ele ainda dá aulas, inclusive, e há até mesmo alunos do Mestre Hatsumi no Brasil, ensinando suas artes por aqui.
Atriz estrangeira
No meio da história de Jiraiya há uma atriz estrangeira, que interpreta a personagem Katherine, uma ninja e oficial de polícia francesa. Para quem não sabe, ela é a atriz conhecida como Dorothée, que era muito famosa na época e participou do seriado como uma forma de chamar a atenção para fãs de outros países.
Metal Hero!
Uma curiosidade que vale sempre lembrar: apesar de ter um jeitão bem diferente, Jiraiya é considerado oficialmente um Metal Hero. É a mesma categoria de herói japonês que engloba figuras como Jaspion, Jiban, Gavan, Shaider, Sharivan, entre outros. A diferença é que Jiraiya não usa muitas tecnologias e nem atua no espaço.
Quadrinhos brasileiros
Jiraiya era tão popular no Brasil que teve até mesmo uma série em quadrinhos exclusiva do nosso país. A Editora Ebal chegou a publicar alguns números em revista própria e também com outros heróis - todas as publicações possuíam histórias inéditas e 100% nacionais.