10 curiosidades sobre a adaptação original de IT: A Coisa!
10 curiosidades sobre a adaptação original de IT: A Coisa!
Embora seja consenso que a primeira adaptação da obra de Stephen King seja icônica graças a atuação de Tim Curry como o palhaço Pennywise, a qualidade da obra é questionável, graças aos seu segundo ato desleixado.
Ainda assim, a série de TV (depois editada no formato de um filme) cativou gerações. Confira 10 curiosidades sobre a primeira incursão do palhaço Pennywise na telinhas.
Imagens: Divulgação
O orçamento era enorme para uma série de televisão da época
Sendo concebido originalmente como uma mini série para a televisão, foram cedidos $12 milhões de dólares para a produção de IT: A Coisa, o que ajustando para a inflação atual, daria cerca de $21 milhões. Era uma grana monstruosa, e para se ter como comparativo, o orçamento do filme desse ano foram $30 milhões de dólares.
O palhaço que sofre
Tim Curry era um ator conhecido por lidar com maquiagem e artificialidades do tipo em seus personagens. No entanto, a aplicação de sua maquiagem levava cerca de 03 horas. Segundo a atriz que interpretou Beverly no filme original, era sofrível ter que ver Curry correndo do set para o trailer de maquiagem com uma frequência absurda.
A imagem é Tim Curry nos bastidores do filme, fumando um cigarrinho, protegendo-se da chuva, olhando pro nada e pensando no tudo.
Censura gráfica
A cena no filme desse ano, quando Pennywise arranca o braço de Georgie, deve ter impressionado muita gente nos cinemas. Na primeira adaptação, as coisas eram beeem mais suavizadas, já que originalmente era um produto encomendado para TV, que contava com diretrizes que proibiam cenas de crianças em situações "grotescas". No entanto, algumas falhas nessas restrições permitiram ao original alguns momentos pontuais de conteúdo semi-gráfico perturbador.
A adaptação já estava nos planos antes do livro ser lançado!
A mini-série em duas partes de IT foi lançada em 1990, apenas quatro anos após o lançamento do livro de King. Isso porque os direitos já haviam sido comprados e a pré-produção já começava a engrenar antes mesmo do livro ser publicado.
Em uma entrevista, o roteirista da série, Larry Cohen, afirmou que recebeu um telefonema do seu agente falando: "Gostaria de fazer uma adaptação de Stephen King para a ABC?" Quando Cohen pediu mais detalhes, o agente explicou que se chamava IT e não havia sido publicada ainda. Depois de conseguir obter e ler 100 páginas do manuscrito original, ele aceitou tocar o projeto pra frente. Detalhe: o manuscrito possuía 1,138 páginas.
Rei dos zumbis
O IT original QUASE foi dirigido pelo mestre George Romero, que inovou o gênero de zumbis no cinema através de títulos clássicos como Madrugada dos Mortos. O motivo dele não ter conseguido a vaga de diretor? Os executivos por trás do projeto temiam que o resultado fosse ficar assustador e violento demais...
Pennywise estragou infâncias, e isso foi comprovado estatisticamente.
De acordo com um estudo psicológico, as pessoas que viram o filme (não apenas crianças) criaram uma propensão maior a temerem palhaços e sofrerem ataques ansiosos e de medo ao avistarem um.
O termo coulrofobia descreve pessoas que sofrem desses males ao entrarem em contato com palhaços e, para essas pessoas, IT é um pesadelo em forma de filme (assim como qualquer outro longa contendo um palhaço macabro.)
O fator Tim Curry
É certo que boa parte do magnetismo de Pennywise no filme original se dá graças a performance do ator Tim Curry. Após a ABC finalizar as exibições da mini-série, críticos rasgaram elogios ao ator, comparando sua performance icônica como algo que alçou Pennywise aos patamares de ícones como Jason e Freddy Krueger. No entanto, isso quase não aconteceu.
Curry recusou o papel quando lhe ofereceram pela primeira vez. O ator só mudou de ideia quando o diretor, Tommy Lee Wallace, garantiu que a maquiagem e prostéticos para que ele pudesse encarnar Pennywise seriam mínimos e não levariam muito tempo para aplicar. Foi uma mentira, conforme vocês constataram em um dos itens anteriores.
Os envolvidos não gostaram do final
Tim Curry, o público, a crítica da época e outros envolvidos na produção da série, ficaram decepcionados com sua conclusão. Com dificuldade em adaptar o término do livro para as telas, a resolução acabou ficando forçada demais, com Pennywise virando uma aranha gigante de stop-motion que não envelheceu nada bem.
Alice Cooper quase foi Pennywise
Antes de irem atrás de Tim Curry para o papel, o principal candidato era o músico Alice Cooper. Será que ele teria conseguido desempenhar uma performance tão icônica quanto a de Curry?
Pennywise não gosta de filmes de terror
Em uma entrevista, Curry declarou que não gosta muito dos filmes de terror, e que possui um fascínio por vilões mais do que por horror em si. "Eu acho que os filmes de horror se distanciaram da mente. Acho mais assustador o momento de decisão pro trás dos olhos de alguém quando decidem matar outra pessoa do que sangue e látex."