10 curiosidades que você talvez não saiba sobre os Vingadores!

Capa da Publicação

10 curiosidades que você talvez não saiba sobre os Vingadores!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

Atraso no lançamento de Demolidor!

Os Vingadores foram criados em setembro de 1963, mas a Marvel tinha programado o lançamento da primeira revista do Demolidor para essa data.

Acontece que um problema na impressão fez com que o lançamento da revista do Homem Sem Medo fosse adiado.

Assim, a Casa das Ideias tinha pouco tempo para pensar em um novo título para substituir o do Demolidor. Stan Lee sugeriu que criassem um grupo com heróis já existentes, assim eles não precisariam contar a origem de um novo personagem.

Jack Kirby e Stan Lee trabalharam juntos e assim surgiram Os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Imagem de capa do item

Mensagem interceptada!

Na primeira aventura dos Vingadores, Loki estava preso em Asgard e culpava seu irmão, Thor, pelo acontecido.

Ele projeta sua versão astral para a Terra, na tentativa de espiar seu irmão e planejar uma vingança contra ele. Enquanto procura por Thor, Loki acaba avistando o Incrível Hulk.

O Deus da Trapaça provoca um acidente de trem e o Golias Esmeralda acaba sendo culpado.

A Brigada Juvenil, grupo liderado por Rick Jones sabe que Hulk é inocente e enviam uma mensagem para o Quarteto Fantástico, para que a família os ajudem a provar a inocência de Bruce Banner.

No entanto, a mensagem é interceptada pelo Homem de Ferro, que juntamente com o Homem Formiga e a Vespa partem em busca do Incrível Hulk!

Imagem de capa do item

Mechano, o robô mais poderoso da Terra!

Para conseguir se esconder, enquanto era perseguido pelos outros heróis, Hulk fantasiou-se como um palhaço robô e apresentava-se em um circo itinerante como Mechano, o robô mais poderoso da Terra.

Ele fazia malabarismo com animais selvagens e levava o público ao delírio.

Quando os outros heróis o encontram há um confronto inicial, mas logo tudo é esclarecido e os personagens se unem para formar um grupo...

Imagem de capa do item

O nome!

Quando todos os problemas são resolvidos e Loki é derrotado, nossos heróis ainda se encontram em um impasse: Que nome será dado à equipe?

Na história, quem sugere o nome Vingadores é ninguém menos que Janet van Dyne, a Vespa, que afirma que eles precisam de um título imponente e dramático como Os Vingadores!

Imagem de capa do item

Heróis x Heróis!

Muitos reclamam da "falta de criatividade" das editoras em colocar heróis para se confrontarem em seus novos arcos e sagas, mas isso acontece há décadas.

Como vocês puderam ver, os próprios Vingadores se uniram para enfrentar o Incrível Hulk.

Mas essa não foi a única vez que isso aconteceu. Os Heróis Mais Poderosos da Terra já estiveram envolvidos em grandes episódios que colocaram antigos parceiros para baterem de frente.

Em Vingadores: A Queda, She-Hulk, controlada pela Feiticeira Escarlate, partiu ninguém menos que o sintozoide Visão ao meio.

Imagem de capa do item

O Primeiro Vingador?

Apesar do título do primeiro filme do Capitão América remeter à cronologia do personagem como o primeiro herói da equipe a ser criado, Steve Rogers não estava presente na primeira formação dos Vingadores.

O Golias Esmeralda abandonou a equipe logo na segunda edição da revista.

Assim, depois de ser encontrado congelado no oceano, o Capitão América foi convidado para se unir à equipe em sua quarta edição e recebeu o status de membro fundador, apesar de não fazer parte do grupo original.

Imagem de capa do item

Novos heróis (ou vilões?)!

Depois que o Incrível Hulk abandonou a equipe na segunda edição, o restante dos membros fundadores seguiu os passos do Golias Esmeralda e abandonou a equipe na 16ª edição de Os Vingadores.

Assim, novos integrantes se uniram ao time que passou a ser composto por Capitão América, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Gavião Arqueiro.

Tirando Steve Rogers, os outros três membros tiveram suas origens como vilões, o que deu uma dinâmica interessante aos Vingadores ao mostrar a redenção dos personagens.

Além disso, até aquela época, não era comum a troca de um time inteiro de heróis de uma vez. Podemos dizer que os Vingadores revolucionaram o conceito de times de super-heróis.

Imagem de capa do item

Nem todos queriam ser Vingadores!

Apesar de muita gente fazer piadinha com o fato do Homem-Aranha não ter sido retratado se unindo à equipe nos cinemas por conta dos direitos autorais, o próprio Peter Parker já recusou um convite para se unir aos Vingadores nos quadrinhos.

O Demolidor, que muita gente sonha em ver integrando o grupo no Universo Cinematográfico Marvel, também dispensou o time.

Ambos alegaram a mesma coisa: Não queriam abrir mão de proteger suas cidades para combater ameaças globais.

Eventualmente, eles acabaram se unindo aos Vingadores, assim como deve acontecer nas telonas.

Imagem de capa do item

Vingadores Honorários

Alguns personagens receberam o título de Vingadores Honorários.

Eles não fizeram parte da equipe, mas ajudaram o time em momentos difíceis e são lembrados com esse status honorário.

Alguns deles são Rick Jones, o jovem que Bruce Banner salvou da explosão de radiação gama quando se transformou no Incrível Hulk , Jarvis que nos quadrinhos é o mordomo de Tony Stark e não a inteligência artificial de suas armaduras e até mesmo o famigerado Ciclone, que ganhou o poder da supervelocidade depois de receber a transfusão sanguínea de um mangusto!

Imagem de capa do item

Direitos autorais!

Apesar da equipe ter sido criada em 1963, a Marvel só se preocupou em registrar os direitos do grupo em 1970. Por sorte, nenhuma outra editora havia tentado registrar a patente do nome.

Mas algo muito curioso aconteceu na Europa. Em 1961, a TV inglesa havia lançado uma série de espionagem intitulada The Avengers e o nome foi registrado pelo canal britânico.

Assim, quando o filme dos Vingadores estreou no Reino Unido, teve de ser renomeado para Marvel Avengers Assemble, para evitar problemas com os direitos autorais!