10 curiosidades que você talvez não saiba sobre os Vingadores!
10 curiosidades que você talvez não saiba sobre os Vingadores!
Em 1963, os mestres Stan Lee e Jack Kirby nos apresentaram os Heróis Mais Poderosos da Terra. Hoje em dia, devido ao seu enorme sucesso no cinema, a equipe se tornou extremamente popular. É interessante olhar para trás e ver como a história desses heróis era contada antigamente. Conheça algumas curiosidades sobre a equipe.
Atraso no lançamento de Demolidor!
Os Vingadores foram criados em setembro de 1963, mas a Marvel tinha programado o lançamento da primeira revista do Demolidor para essa data.
Acontece que um problema na impressão fez com que o lançamento da revista do Homem Sem Medo fosse adiado.
Assim, a Casa das Ideias tinha pouco tempo para pensar em um novo título para substituir o do Demolidor. Stan Lee sugeriu que criassem um grupo com heróis já existentes, assim eles não precisariam contar a origem de um novo personagem.
Jack Kirby e Stan Lee trabalharam juntos e assim surgiram Os Heróis Mais Poderosos da Terra.
Mensagem interceptada!
Na primeira aventura dos Vingadores, Loki estava preso em Asgard e culpava seu irmão, Thor, pelo acontecido.
Ele projeta sua versão astral para a Terra, na tentativa de espiar seu irmão e planejar uma vingança contra ele. Enquanto procura por Thor, Loki acaba avistando o Incrível Hulk.
O Deus da Trapaça provoca um acidente de trem e o Golias Esmeralda acaba sendo culpado.
A Brigada Juvenil, grupo liderado por Rick Jones sabe que Hulk é inocente e enviam uma mensagem para o Quarteto Fantástico, para que a família os ajudem a provar a inocência de Bruce Banner.
No entanto, a mensagem é interceptada pelo Homem de Ferro, que juntamente com o Homem Formiga e a Vespa partem em busca do Incrível Hulk!
Mechano, o robô mais poderoso da Terra!
Para conseguir se esconder, enquanto era perseguido pelos outros heróis, Hulk fantasiou-se como um palhaço robô e apresentava-se em um circo itinerante como Mechano, o robô mais poderoso da Terra.
Ele fazia malabarismo com animais selvagens e levava o público ao delírio.
Quando os outros heróis o encontram há um confronto inicial, mas logo tudo é esclarecido e os personagens se unem para formar um grupo...
O nome!
Quando todos os problemas são resolvidos e Loki é derrotado, nossos heróis ainda se encontram em um impasse: Que nome será dado à equipe?
Na história, quem sugere o nome Vingadores é ninguém menos que Janet van Dyne, a Vespa, que afirma que eles precisam de um título imponente e dramático como Os Vingadores!
Heróis x Heróis!
Muitos reclamam da "falta de criatividade" das editoras em colocar heróis para se confrontarem em seus novos arcos e sagas, mas isso acontece há décadas.
Como vocês puderam ver, os próprios Vingadores se uniram para enfrentar o Incrível Hulk.
Mas essa não foi a única vez que isso aconteceu. Os Heróis Mais Poderosos da Terra já estiveram envolvidos em grandes episódios que colocaram antigos parceiros para baterem de frente.
Em Vingadores: A Queda, She-Hulk, controlada pela Feiticeira Escarlate, partiu ninguém menos que o sintozoide Visão ao meio.
O Primeiro Vingador?
Apesar do título do primeiro filme do Capitão América remeter à cronologia do personagem como o primeiro herói da equipe a ser criado, Steve Rogers não estava presente na primeira formação dos Vingadores.
O Golias Esmeralda abandonou a equipe logo na segunda edição da revista.
Assim, depois de ser encontrado congelado no oceano, o Capitão América foi convidado para se unir à equipe em sua quarta edição e recebeu o status de membro fundador, apesar de não fazer parte do grupo original.
Novos heróis (ou vilões?)!
Depois que o Incrível Hulk abandonou a equipe na segunda edição, o restante dos membros fundadores seguiu os passos do Golias Esmeralda e abandonou a equipe na 16ª edição de Os Vingadores.
Assim, novos integrantes se uniram ao time que passou a ser composto por Capitão América, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Gavião Arqueiro.
Tirando Steve Rogers, os outros três membros tiveram suas origens como vilões, o que deu uma dinâmica interessante aos Vingadores ao mostrar a redenção dos personagens.
Além disso, até aquela época, não era comum a troca de um time inteiro de heróis de uma vez. Podemos dizer que os Vingadores revolucionaram o conceito de times de super-heróis.
Nem todos queriam ser Vingadores!
Apesar de muita gente fazer piadinha com o fato do Homem-Aranha não ter sido retratado se unindo à equipe nos cinemas por conta dos direitos autorais, o próprio Peter Parker já recusou um convite para se unir aos Vingadores nos quadrinhos.
O Demolidor, que muita gente sonha em ver integrando o grupo no Universo Cinematográfico Marvel, também dispensou o time.
Ambos alegaram a mesma coisa: Não queriam abrir mão de proteger suas cidades para combater ameaças globais.
Eventualmente, eles acabaram se unindo aos Vingadores, assim como deve acontecer nas telonas.
Vingadores Honorários
Alguns personagens receberam o título de Vingadores Honorários.
Eles não fizeram parte da equipe, mas ajudaram o time em momentos difíceis e são lembrados com esse status honorário.
Alguns deles são Rick Jones, o jovem que Bruce Banner salvou da explosão de radiação gama quando se transformou no Incrível Hulk , Jarvis que nos quadrinhos é o mordomo de Tony Stark e não a inteligência artificial de suas armaduras e até mesmo o famigerado Ciclone, que ganhou o poder da supervelocidade depois de receber a transfusão sanguínea de um mangusto!
Direitos autorais!
Apesar da equipe ter sido criada em 1963, a Marvel só se preocupou em registrar os direitos do grupo em 1970. Por sorte, nenhuma outra editora havia tentado registrar a patente do nome.
Mas algo muito curioso aconteceu na Europa. Em 1961, a TV inglesa havia lançado uma série de espionagem intitulada The Avengers e o nome foi registrado pelo canal britânico.
Assim, quando o filme dos Vingadores estreou no Reino Unido, teve de ser renomeado para Marvel Avengers Assemble, para evitar problemas com os direitos autorais!