10 Curiosidades que você precisa saber sobre o Mickey Mouse!
10 Curiosidades que você precisa saber sobre o Mickey Mouse!
Um camundongo que vale uma fortuna!
A Disney é um dos maiores estúdios de animação do planeta e suas obras continuam quebrando recorde de bilheterias e ganhando premiações contudo, independente do que eles façam, o Mickey Mouse continua sendo a maior obra criada por Walt Disney e o símbolo do estúdio.
Com mais de 90 anos de existência, o Mickey é um dos personagens mais conhecidos do mundo, por isso, iremos listar algumas curiosidades sobre ele.
Ele tinha a voz de Walt Disney
Walt Disney sempre manteve um controle rígido de suas obras e fazia questão de supervisionar tudo enquanto estava vivo.
Com o Mickey, isso não foi diferente. Considerando o quão pessoal foi a criação personagem e o quão popular ele se tornou, Walt era quem dava voz ao camundongo no início de sua jornada. Posteriormente, a honra de dar voz ao Mickey passou a ser de Jimmy McDonald, que o interpretou por 30 anos!
Ele era um coelho!
Nem sempre o Mickey foi um camundongo e nem sempre ele se chamou Mickey. No início, Disney idealizou seu mascote como um coelhinho chamado Oswald, contudo, o personagem acabou não fazendo o sucesso esperado e seus direitos autorais acabaram indo parar na mão de outros estúdios.
Felizmente, Oswald parece ter retornado a ser um personagem Disney, já que ele voltou a ser utilizado nos jogos da saga Epic Mickey, onde teve sua origem recontada.
Primeiro personagem animado a falar
Quando Disney começou a produzir animações, a indústria ainda era muito precária, tanto que ele foi responsável pela invenção de muitas tecnologias inovadoras no ramo, incluindo a sincronização de áudio em animações.
Dito isso, os primeiros curtas-metragens estrelados por Mickey não contavam com nenhuma fala dele, contudo, com o passar do tempo, a Disney encontrou uma maneira de fazer com que ele falasse e a primeira palavra que ele disse foi “cachorro-quente”.
Estrela na calçada da fama
Sabemos que o Mickey é extremamente popular, aliás, muitas pesquisas afirmam que ele é mais reconhecido do que o Papai Noel!
Em seu aniversário de 50 anos, Mickey foi presenteado com uma estrela na calçada da fama, um marco que nenhum outro personagem de animação havia alcançado.
O motivo de usar luvas
Em suas primeiras aparições, as animações ainda eram feitas em preto branco, o que limitava bastante as produções.
Considerando que o corpo todo de Mickey é branco, os animadores precisavam encontrar uma maneira de fazer com que suas mãos não ficassem “invisíveis” quando elas passavam por seu corpo, com isso a solução foi dar a ele luvas brancas, fazendo com que ficasse mais fácil separar os elementos.
Ele nem sempre se chamou Mickey
Além de nem sempre ser um camundongo, Mickey também nem sempre se chamou Mickey.
Inicialmente, Disney planejava que Mickey se chamasse Mortimer, mas a história diz que a esposa de Disney, Lillian, achou que o nome não seria atrativo para as crianças e sugeriu que ele se chamasse Mickey. Posteriormente, Mortimer foi transformado em um antagonista de Mickey, que fazia de tudo para lhe roubar a Minnie.
Casamento escondido
Todos sabemos que Mickey e Minnie possuem um relacionamento amoroso, contudo, o casamento entre os dois nunca foi endereçado em nenhuma animação (exceto por uma vez que Mickey sonhou com isso).
Apesar disso, o próprio Walt Disney chegou a declarar que embora os dois não vivam na mesma casa, eles são casados, mas que isso não precisava ser mostrado.
Mickey na Disneylândia
Os parques Disney são idealização de tudo o que Walt criou antes de sua morte, servindo até hoje como o símbolo de um reino mágico que ganhou vida.
Depois do sucesso do parque original na Califórnia, Walt começou a planejar a construção do resort na Flórida, que seria ainda mais grandioso que o original. Como forma de homenagear o Mickey, o maior símbolo da Disney, os arquitetos e engenheiros do parque espalharam diversas representações da cabeça do Mickey pelo parque, que atualmente, se tornou uma espécie de jogo entre os visitantes, que tentam encontrar todas elas.
Um belo vendedor de relógios
Com toda a popularidade do Mickey, temos também uma lucrativa indústria que vende produtos licenciados dos mais variados tipos. Muitas marcas pagam verdadeiras fortunas para ter a chance de estampar o simpático camundongo em seus produtos.
Um dos itens mais rentáveis que conta com a figura do Mickey são os relógios que usam seus braços como ponteiros. O primeiro relógio do Mickey foi fabricado por Ingersoll-Waterbury em 1933 - e em 1957, a empresa presenteou Walt Disney com o relógio nº 25 milhões.
Atualmente, o relógio do Mickey pode ser encontrado também em versão digital nos relógios da Apple.
Muitos jogos de videogame
Como era de se esperar, é óbvio que a popularidade do Mickey se estendeu para outras mídias, incluindo os quadrinhos e os games.
Atualmente, o camundongo figura em mais de 70 jogos diferentes nas mais variadas gerações de videogames, inclusive, em 2019, Mickey figurou mais uma vez como um dos personagens mais importantes da franquia Kingdom Hearts em Kingdom Hearts 3, onde exerce o papel de “Rei Mickey” e é considerado um dos seres mais poderosos da franquia.