10 Curiosidades que você precisa saber sobre a Patrulha do Destino!
10 Curiosidades que você precisa saber sobre a Patrulha do Destino!
Eles são bizarros, mas são legais.
A Patrulha do Destino é um dos grupos de heróis mais bizarros, e até um pouco obscuros, da DC Comics.
O mais curioso é que eles tiveram títulos próprios de sucesso nos EUA, ainda que nunca tenham emplacado de verdade aqui no Brasil.
Ainda assim, trata-se de um grupo de heróis bem divertido de acompanhar. Agora, com alguns de seus membros prestes a aparecer no seriado dos Titãs, é possível que sua popularidade aumente.
Conheça curiosidades a seu respeito e esteja por dentro do grupo, quando ele estrear nas telinhas!
Origens
A Patrulha do Destino foi criada em 1963, na chamada Era de Prata dos quadrinhos. Assim como muitos heróis daquela época, eles não estrearam em um título com seu nome, mas sim na edição 80 da revista My Greatest Adventure.
O sucesso foi grande e a revista foi renomeada para Doom Patrol, que é o nome da equipe em inglês, até seu número final, em 1968, na edição 121.
Seus membros fundadores incluem o Chefe, Mulher-Elástica, Homem-Negativo e Homem-Robô.
Seus criadores
A Patrulha do Destino foi criada por Arnold Drake e Bob Haney, também pelo artista Bruno Premiani.
Os três não são nenhum Stan Lee, Jack Kirby ou Steve Dikto, mas têm seus méritos em criações de quadrinhos, tendo criações importantes em seus currículos, como o herói Metamorfo, as versões teen de Superman e Batman da Era de Prata, além da própria Patrulha do Destino.
The Dawn Patrol
Esta daqui não é oficial, mas acredita-se que o nome Doom Patrol tenha sido inspirado pelo filme The Dawn Patrol, de 1938, que conta a história de aviadores que se perdem durante um conflito durante a Primeira Guerra Mundial.
No Brasil, o longa é conhecido como Patrulha da Madrugada.
Os Incríveis?
A Senhora Incrível, do filme Os Incríveis, usava o nome de Mulher-Elástica em sua juventude. O problema é que este é o mesmo nome da heroína da Patrulha do Destino.
De alguma forma, a Pixar conseguiu autorização da DC Comics para utilizar o nome em seu filme sem causar nenhum problema jurídico para cima do estúdio. Tanto que, se você reparar bem, nos créditos do longa-metragem, há uma menção e agradecimento à editora, reforçando que “Mulher-Elástica pertence à DC Comics”.
Patrulheiro ou Novo Titã?
Muitos conhecem o herói Mutano como membro dos Novos Titãs, mas poucos sabem que Garfield Logan apareceu pela primeira vez nos quadrinhos na Patrulha do Destino – como membro da equipe!
Na verdade, na época, ele era conhecido como “Rapaz Fera” mesmo. Só depois é que mudou seu nome para Mutano, que é como o conhecemos de forma mais popular hoje – ainda que seu nome em inglês, atualmente, seja Beast Boy.
My Chemical Romance?
A versão mais recente da Patrulha do Destino foi lançada há pouquíssimo tempo pela DC Comics e tem roteiros de ninguém menos que Gerard Way, ex-vocalista da banda My Chemical Romance. Se o seu coração emo não começar a bater a partir de agora, eu não sei o que pode fazer com que ele vibre.
Brincadeiras à parte, Gerard Way é figurinha carimbada nos quadrinhos. O cara adora a mídia e já criou seu próprio universo, The Umbrella Academy, que vai até virar série na Netflix. Curiosamente, The Umbrella Academy tem conceitos bem parecidos com Patrulha do Destino.
Dentro e fora da DC
Patrulha do Destino tem um histórico confuso de lançamentos na DC.
Entre o final dos anos 80 e 90, roteiristas diversos ficaram responsáveis por fases distintas da revista do grupo – entre eles Grant Morrison, que ainda não era tão famoso quanto é hoje – e com isso houve uma certa indecisão de onde a revista se encontrava.
A fase de Morrison fez parte da continuidade oficial da DC Comics, mas a seguinte, na mesma numeração, não. O título foi movido para o selo Vertigo e removido da continuidade da DC Comics. Porém, em meados dos anos 90, Patrulha do Destino voltou para a cronologia, sem zerar sua numeração.
Curiosamente, hoje em dia, a fase de Morrison também é considerada parte da Vertigo, em republicações. Uma bagunça, como é de costume.
Vilões sempre bizarros
Uma característica muito peculiar da Patrulha do Destino é ter vilões sempre bizarros em seu encalço.
Só para te dar um exemplo: um deles atende pelo nome de Monsieur Mallah, um gorila inteligente, que anda de quepe militar, armado, e sempre carregando seu mestre – em algumas versões, amante – um cérebro engarrafado, que sempre lhe dá ordens.
São os gibis indo onde ninguém nunca foi.
Uma das primeiras heroínas transgênero
Por flutuar sempre nesta trama entre o popular e o obscuro, a Patrulha do Destino também era o terreno perfeito para testar coisas novas nos quadrinhos, e foi lá que tivemos a introdução de uma das primeiras heroínas transgênero da história.
Não muito conhecida, Kate Godwin tem o poder de dissolver sólidos e solidificar líquidos, também conhecida como Coagula. Foi uma das primeiras dos quadrinhos e também um dos grandes méritos inclusivos que a Patrulha do Destino tem ao longo de sua história.
Patrulha do Destino ou X-Men?
Essa é polêmica!
A Patrulha do Destino é um grupo de heróis estranhos, com poderes que não foram dados de maneira agradável, párias da sociedade e liderados por um homem inteligente em uma cadeira de rodas, que surgiu em junho de 1963 e luta contra um grupo de vilões chamado de Irmandade de Vilões.
Isso te lembra alguma coisa?
Pois bem. Os X-Men são um grupo de heróis estranhos, com poderes que não foram dados de com poderes que não foram dados de maneira agradável, párias da sociedade e liderados por um homem inteligente em uma cadeira de rodas, que surgiram em setembro de 1963 e lutam contra um grupo de vilões chamado de Irmandade de Mutantes.
A polêmica está lançada!