10 coisas que você precisa saber sobre Kwannon, a “nova” Psylocke
10 coisas que você precisa saber sobre Kwannon, a “nova” Psylocke
Uma guerreira de muitas faces!
Psylocke, Revanche, Kwannon. Seus vários nomes dão uma pista de sua origem e de sua participação no Universo Marvel, sobretudo nas histórias da equipe mutante X-Men. A personagem teve um grande papel ao longo dos anos, mas muitos sequer a conhecem.
Por isso, aqui estamos fazendo um tributo à guerreira, e você pode conferir 10 coisas que precisa saber sobre Kwannon, a “nova” Psylocke. A heroína finalmente está em destaque na fase Dawn of X, participando de alguns títulos e equipes mutantes – e agora você irá conhecê-la!
Créditos: Divulgação
Primeira aparição e criadores da Kwannon
Kwannon foi uma personagem criada por Fabian Nicieza e Andy Kubert, tendo surgido pela primeira vez nas páginas de Uncanny X-Men #256, publicada em dezembro de 1989. A personagem surgiu em uma história que envolvia a participação de ninjas e vilões orientais.
Eventualmente, ela teve uma grande ligação com Psylocke, chegando a "trocar de corpo" com a heroína. A história das duas foi motivo de muita confusão entre os fãs, mas nesta lista, você pode ver uma versão simplificada do que realmente aconteceu.
Poderes e habilidades da Kwannon
Embora muitos achassem que Kwannon fosse apenas uma ninja humana com um excelente treinamento, posteriormente foi revelado que a guerreira seria uma mutante com poderes empáticos - ou seja, podia sentir, replicar e interferir nas emoções de seus oponentes.
Isso não apaga todo seu treinamento, é claro. Durante sua origem, Kwannon era descrita como uma assassina formidável, com treinamento em diversos tipos de artes marciais e formas de combate. Ela é excepcionalmente treinada no uso de katanas e lâminas longas.
Treinamento do Tentáculo
A origem de Kwannon é bem peculiar. Batizada com o nome de uma poderosa divindade oriental da misericórdia, ela desde cedo se envolveu com uma organização muito perigosa do Universo Marvel: o Tentáculo, um grupo de ninjas que idolatrava um demônio ancestral.
Nas mãos do Tentáculo, ela foi torturada e teve sua vida destruída por completo, conforme era manipulada pelo culto. Ela então se tornou a "segurança particular" de Lord Nyoirin, um grande criminoso japonês, o que acabou a colocando em um conflito direto com Psylocke, dos X-Men.
Mistério no Mojoverso
Durante um bom tempo, Mojo, o grande líder do Mojoverso, pareceu nutrir um interesse muito especial por Psylocke. Por isso, ele empregou sua guerreira mais confiável - Espiral - em diversas missões para capturar a mutante psiônica.
Isso levou a um ponto de virada dramático na história de Kwannon, que se feriu mortalmente em um confronto. O amante da ninja, Matsu'o, queria que ela fosse salva, e pediu a ajuda de Espiral para que a mente de sua amada fosse transferida para outro corpo. Mas Espiral tinha outros planos...
A troca de corpos
Espiral então acabou fazendo o exato oposto do que Matsu'o a havia pedido. Ela transferiu a consciência de Betsy Braddock para o corpo de Kwannon, e misturou o DNA das duas, o que fez com que Psylocke mantivesse seus poderes, mesmo em outro corpo.
Em algumas histórias dos anos 90, pudemos ver Psylocke enfrentando Kwannon - com o alter-ego Revanche. Contudo, uma história veio para mostrar que Revanche nada mais era do que uma "personalidade alternativa" no corpo de Kwannon, resistindo contra a intrusão da mente de Psylocke.
Retorno dos mortos
Antes das sagas House of X e Powers of X, tivemos um curto e tumultuado período na história dos X-Men. Em uma minissérie, vemos Betsy Braddock sendo "morta" por um vilão, apenas para ressuscitar algumas edições depois, em seu corpo original.
Esse evento também "libertou" Kwannon, que despertou confusa e cheia de dúvidas em um mundo que não reconhecia. Ela retornou não como vilã, mas sim como uma anti-heroína - e um de seus primeiros atos foi decapitar violentamente Joseph, um clone insano de Magneto.
A Revanche final
Após esse breve período, Betsy Braddock e Kwannon chegaram a um consenso. Apesar de serem rivais, elas concordaram em separar suas vidas definitivamente, abrindo espaço para que uma fosse feliz longe da outra. E, após ter sua vida roubada, Kwannon deu o golpe final.
Enquanto Betsy se juntou à Excalibur e mudou seu codinome para Capitã Britânia, Kwannon assumiu o manto de Psylocke, apropriando-se de tudo que perdeu. Além disso, ela reteve os poderes de Betsy, tornando-se uma poderosa mutante psiônica.
A filha perdida
A história recente de Kwannon gira em torno de um fato bem obscuro de sua origem. Quando foi treinada pelo Tentáculo, a ninja se viu submetida aos piores tipos de tortura, física e psicológica, para que se tornasse a arma perfeita.
Ela viu seu marido ser assassinado e teve sua filha sequestrada por essa seita, o que levanta várias dúvidas a respeito do paradeiro da menina. Na fase do Alvorecer dos X-Men, a ninja está em busca de respostas, o que inclui ir atrás de sua filha perdida.
Equipes e times da Kwannon
A essa altura da lista, você já deve saber muito bem que Kwannon foi uma importante integrante do Tentáculo, a organização composta por ninjas que possui uma longa história no Universo Marvel. Porém, após assumir o manto de Psylocke, a personagem entrou para outros grupos.
Durante a fase Dawn of X, a mutante integrou e liderou, por pouco tempo, uma equipe composta pelos "párias" de Krakoa, conhecida como Anjos Caídos, onde lutou ao lado de X-23 e Kid Cable. Além disso, ela também está integrando outra equipe mutante: os Satânicos.
Fora das HQs...
Apesar de ser uma personagem muito importante no cânone e na origem de Psylocke, a ninja teve pouquíssimo espaço fora das HQs. Nos filmes, séries e jogos, ela nunca teve sua origem contada, e só apareceu uma vez, em uma participação especial em X-Men: The Animated Series.
Por outro lado, todo o imagético relacionado a Betsy Braddock fora dos quadrinhos tem relação direta com Kwannon. Ela é conhecida como uma poderosa ninja, com traços orientais e com grandes habilidades com armas e katanas - tudo isso proveniente da troca de corpos entre as duas mutantes.