10 coisas sobre a produção de Shazam! que talvez você não saiba!
10 coisas sobre a produção de Shazam! que talvez você não saiba!
Curiosidades sobre a produção do novo lançamento da DC!
Shazam!, a mais nova aposta da Warner, chega aos cinemas essa semana. O filme que adapta a história de origem do herói tem gerado expectativa entre os fãs da DC Comics. Mas você sabia que esse longa está para acontecer há quase duas décadas? Ou que o filme tem como uma de suas inspirações uma série de sucesso da Netflix?
Entre essas e outras curiosidades sobre a produção de Shazam!, você confere nessa lista!
Começou a ser desenvolvido há quase 20 anos
Isso mesmo. A New Line Cinema começou a pensar num filme de Shazam! no início dos anos 2000. O longa chegou a passar na mão de vários roteiristas, desde William Goldman, de A Princesa Prometida, Alec Sokolow e Joel Cohen, de Toy Story, até John August de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Foi só em 2008, com uma versão final do roteiro escrito por August, que foi dada a largada de pré-produção do filme.
Shazam! estava sendo planejado como uma comédia de ação, e teria como vilão o Adão Negro. Nesse meio tempo, a New Line foi absorvida pela Warner Bros., que tinha planos diferente para seus filmes de super heróis…
O Batman quase tornou Shazam! um filme sombrio
Cavaleiro das Trevas, filme de Christopher Nolan, tinha sido um sucesso de público e de crítica em 2008, enquanto isso, Speed Racer, filme das irmãs Wachowski, foi verdadeiro fracasso. E o que eles têm em comum? Apenas a distribuidora. A Warner Bros. assumiu que o que a audiência queria era mais filmes sombrios e adultos em detrimento dos filmes leves e “família”.
Shazam! então teve que passar por um novo processo de reescrita para se adequar a esse caráter mais sério. August saiu do projeto, alegando divergência com o estúdio. Então outros roteiristas foram contratados, um deles sendo Geoff Jonhs, um importante artista da DC Comics.
Mas foi o Superman quem decretou o fim
Era 2010 quando o estúdio resolveu considerar o cancelamento do filme de Shazam!, acreditando que a história poderia render, ao invés disso, uma boa série de TV. Foram mais anos 3 anos no escuro, até que em 2013 foi decretado o cancelamento do filme. Naquela altura, O Homem de Aço havia sido um lançamento bem-sucedido da Warner, que não tinha mais nenhuma dúvida sobre que tipo de filme ela queria fazer com os personagens da DC: filmes realistas, sombrios e mais adultos.
Bota casaco, tira casaco
A Warner voltou atrás e decidiu agendar um filme do Shazam! para 2016. Foi então quando Darren Lemke foi contratado para o projeto, e logo depois, Henry Gayden, que reformulou toda a trama do filme. Shazam! foi adiado novamente, e só depois da contratação do cineasta David F. Sandeberg (de Annabelle 2), que o filme parece ter ganhado um direcionamento, sendo a data de estreia oficial revelada: abril de 2019.
Cineastas conhecidos passaram por Shazam!
Mas antes de Sandeberg, outros nomes passaram ou foram considerados para dirigir Shazam!. Entre eles está Sam Raimi, o diretor da trilogia Homem-Aranha, estrelada por Tobey Maguire. Em 2016, vários rumores apontavam que Raimi poderia estar envolvido no projeto. E isso não deixa de ser uma coincidência curiosa, já que o herói da DC havia sido referenciado no primeiro filme do Homem-Aranha, lá em 2002, quando Peter, após descobrir seus poderes, grita “Shazam!” ao tentar ativar suas teias para saltar de um prédio.
Raimi, no entanto, nunca chegou a ser contratado. Já Peter Segal sim. O diretor de Como Se Fosse a Primeira Vez, passou anos envolvido na produção, até ter sido cancelado em 2013.
The Rock e o Adão Negro
Inicialmente, o super-herói dividiria tela com o Adão Negro, o super-vilão e inimigo do Shazam. O ator Dwayne ‘The Rock’ Johnson chegou a ser contratado para viver o personagem, mas os produtores decidiram que seria melhor apresentá-lo em um filme solo e mudaram o roteiro.
Agora, um filme do Adão Negro está em fase de desenvolvimento, com roteiro fechado, e deve ser lançado nos próximos anos.
Zachary Levi teve que pegar muito ferro para viver o herói
Zachary Levi fez a série Chuck, dublou o filme Enrolados da Disney, e participou dos filmes do Thor na Marvel, mas foi quando fechou contrato para viver o Shazam, que o ator precisou dar uma modificada no físico.
Levi revelou que precisou engordar 11 quilos para o papel, indo de 90 a 101 kg. Depois foi preciso que ele ingerisse menos calorias para definir o corpo, caindo para 96 kg. O ator teve apenas 60 dias para conseguir fazer tudo isso.
Referências
O ator Mark Strong, que interpreta o vilão Silvana em Shazam!, falou de algumas referências que a obra se utiliza.
A primeira é a mais óbvia: o clássico Quero Ser Grande, de 1988, estrelado por Tom Hanks, que gira em torno de um garoto de 12 anos que se transforma num homem de 30. Stranger Things, sucesso da Netflix, também foi citada. A série tem como protagonistas um grupo de adolescentes, exatamente como Shazam!.
Henry Cavill quase apareceu
Os produtores tinham esperança de que o ator Henry Cavill fizesse uma ponta em Shazam! mas isso não aconteceu. Os rumores apontam dois motivos pela ausência do astro no filme. Há quem diga que conflitos na agenda impediram que Cavill filmasse, enquanto alguns arriscam dizer que ele até chegou ao filmar, mas devido ao encerramento do seu acordo com a Warner, a cena não pôde ser usada.
Zachary Levi , no entanto, já declarou que nunca teve a oportunidade de conhecer Cavill, o que enfraquece essa segunda teoria.
Aclamado pela crítica
Shazam! estreia essa semana, mas as primeiras críticas do filme já saíram, inclusive a nossa. E a grande maioria dos críticos repetem em uníssono: Shazam! é um filme divertido e de enorme coração, sendo chamado de “melhor filme da DC” por muitos.
No site agregador de críticas, Rotten Tomatoes , o filme está certificado como "Fresco", com mais de 90% de aprovação dos jornalistas especializados. E o único filme do DCU que possui uma média parecida no site, é Mulher-Maravilha , lançado em 2017. Estamos na torcida para que o sucesso de crítica do filme se converta em público e faça do filme um sucesso comercial. Vamos aguardar!