10 coisas que você talvez não saiba sobre X-23, a “filha” do Wolverine!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre X-23, a “filha” do Wolverine!

Por Fernando Maidana

Mesmo assim, aqui estão algumas coisas que você pode ainda não saber sobre Laura Kinney!

Imagem de capa do item

X-Men: Evolution

A personagem foi criada para a série animada e fez sua primeira aparição no décimo primeiro episódio da terceira temporada. Logo depois, X-23 foi mostrada na minissérie em 7 edições, NYX, fazendo sua estreia nas histórias em quadrinhos.

Apesar disso, Laura só se tornou a personagem que conhecemos hoje depois da aclamada revista X-23, escrita por Marjorie Liu. Sua origem foi contada em X-23: Innocence Lost.

Imagem de capa do item

Honestidade

Uma das principais características de Laura é sua honestidade.

Por ter sido criada para se tornar uma assassina, ela sabe muito bem desempenhar qualquer papel e fingir ser outra pessoa, mas, em sua vida pessoal, Laura é incapaz de mentir.

Justamente por não estar acostumada a se relacionar com outras pessoas, ela acaba falando tudo o que sente ou vê, sem se importar com o que os outros irão pensar.

Essa, inclusive, é parte do desenvolvimento de ser caráter em sua revista solo, quando ela mente para uma criança, para evitar que ela tenha de se lembrar da dor de ter perdido seus pais.

Imagem de capa do item

Nome

A personagem não tem um nome de batismo por ter sido criada em laboratório.

Sarah Kinney era uma das médicas responsáveis por sua criação e a tratava como uma filha - e realmente era, já que foi Sarah a responsável pela gestação da personagem. Em uma tentativa de libertar X-23, ela conseguiu matar Dr. Rice, outro envolvido na criação da garota. Mas Rice conseguiu ativar o Cheiro Gatilho que levou a mutante a assassinar Sara. Em seus últimos momentos, a geneticista batizou a garota de Laura Kinney.

Nos laboratórios onde foi criada, Rice gostava de humilhar a garota chamando-a de criatura, monstro e animal. Depois, seus colegas passaram a chamá-la de Laura ou, simplesmente, X.

Por mais que suas revistas carreguem o título X-23, ela não gosta de ser chamada dessa maneira, já que esse era o código através do qual a garota era referenciada.

Imagem de capa do item

As capas mentem

Que as capas da Marvel - e vários outros quadrinhos - mentem todo mundo sabe, porém Laura parece sofrer isso mais do que ninguém! São diversas as capas em que vemos algo acontecendo com a moça e nada, sequer semelhante, ocorre dentro dos quadrinhos. Entre as principais, podemos citar:

Novos X-Men #34: Na capa temos Pedreira arremessando X-23 em direção a um alvo, mais ou menos como Colossus e Wolverine costumam fazer. Além do tamanho exagerado do Pedreira, ele e Laura sequer tem qualquer interação na edição.

X-23: Alvo X #05: Na capa temos Kimura, a antiga controladora de missões da X-23, segurando suas mãos. Na edição, X-23 realmente perde uma mão. Porém é a própria Laura que a corta para fugir de Kimura e, logo em seguida, a coloca no lugar.

X-Force #18: Na capa temos Wolverine olhando X-23 em um tanque com o Adamantium sendo colocado em seu corpo. Não tem sequer uma menção a qualquer coisa que lembre essa cena na edição.

X-Force #20: Na capa vemos a X-Force sendo atacada por diversos clones da X-23. Além disso não acontecer, a revista toda é sobre a X-23 lutando contra Kimura, enquanto a X-Force tenta encontrá-la.

Novíssimos X-Men #20: Na capa temos Laura pulando para cima do jovem Ciclope, enquanto o beija. Na revista, isso nunca ocorre, além de ser Scott que tem sentimentos pela garota, e Laura não os retribui.

Imagem de capa do item

Passado

Laura foi torturada, abusada e treinada para se tornar uma máquina de matar desde seu nascimento.

Humilhada por quem a criou e obrigada a matar as únicas pessoas que foram gentis com ela, seus pesadelos não acabaram mesmo depois que conseguiu fugir, já que Kimura passou a persegui-la e Laura se viu obrigada a abandonar sua nova família.

Depois disso, ela teve de morar nas ruas onde passou a usar drogas e se prostituir. O pior é que, diferente de Logan, ela se lembra de cada um desses momentos.

Imagem de capa do item

Irmãos

Daken é conhecido por sua personalidade forte e seu ódio ao Wolverine.

Por mais que o relacionamento entre ele e Laura seja basicamente de antagonismo, ele a respeita, admira e a considera como uma verdadeira irmã. Certa vez, X-23 deixou o jovem sem palavras quando o questionou o porquê dele ter medo de amar as pessoas.

Além disso, Gambit e Jubileu serviram como irmãos mais velhos da personagem. Laura, inclusive, ajudou Jubileu quando ela se transformou em uma vampira, lembrando-a que nem todos os monstros fazem coisas monstruosas.

Imagem de capa do item

Visual

Logicamente, a aparência da personagem é alterada de acordo com o artista responsável pelas ilustrações.

Laura já foi desde uma adolescente normal até uma mulher com cerca de 30 anos e completamente siliconada.

Em sua biografia oficial, X-23 possui olhos verdes e a pele clara, mas diversas vezes ela foi retratada com olhos azuis, pele escura ou até mesmo com traços orientais.

Imagem de capa do item

Formalidade

Devido à sua criação e o treinamento que recebeu durante a infância, X-23 utiliza um vocabulário quase militar.

Ela não utiliza expressões ou contrações e isso é uma característica marcante da personagem. Tanto é que quando o Sr. Sinistro decidiu se disfarçar como a personagem, Gambit suspeitou que havia algo de errado devido ao modo de falar dela.

Apesar disso, essa característica vem sendo alterada em edições recentes. Talvez por descuido dos roteiristas ou pelo fato de Laura estar se tornando mais humana.

Imagem de capa do item

Inteligência

Em sua história de origem, Laura é retratada como uma jovem assassina altamente treinada, muito inteligente e com educação impecável. Além disso, ela possui treinamento em combate e é uma brilhante estrategista.

Em determinado momento, X-23 conta que quando entra em uma sala cheia de pessoas seu primeiro instinto é planejar como mataria cada um ali.

Vale ressaltar que Laura possui habilidades analíticas incríveis, sendo capaz de traçar o perfil de algumas pessoas e até mesmo dizer o que ela fez nas últimas horas apenas analisando seu comportamento e suas roupas.

Imagem de capa do item

Cheiro Gatilho

É o artifício implantado pelos criadores da X-23.

Quando o Cheiro Gatilho é ativado, a personagem entra em um frenesi de fúria e violência e mata qualquer coisa que estiver em sua frente. Foi justamente isso que fez com que Laura matasse sua mãe. Depois do trauma, a garota passou a cortar os pulsos constantemente, hábito que só abandonou muitos anos mais tarde.

O Cheiro Gatilho foi desenvolvido ainda durante sua infância. Toda vez que ela sentia o cheiro era torturada. Isso a traumatizou profundamente, levando-a a perder completamente a razão quando sentia o cheiro novamente.