10 coisas que você talvez não saiba sobre a Vampira!
10 coisas que você talvez não saiba sobre a Vampira!
Ao longo de mais de 35 anos de história, Vampira conquistou uma verdadeira legião de fãs. A personagem surgiu como vilã na Irmandade dos Mutantes, mas se arrependeu e encontrou sua redenção ao lado dos X-Men.
Seu poder é, também, sua maldição. A habilidade de absorver poderes e memórias de outras pessoas fez com que a própria Vampira acabasse se isolando, com medo de machucar os outros.
Apesar disso, ela é dona de uma personalidade forte e não leva desaforo pra casa. Aqui estão 10 coisas que você talvez não saiba sobre a personagem!
Traduções
Todos sabem que diversos personagens tem seus nomes alterados na tradução para o idioma de outros países, mas Vampira é uma das que mais sofre com isso.
O próprio nome em português, já é um exemplo disso. Em outros lugares, a personagem recebe as seguintes identidades.
Espanha: Pícara (Petulante) América Latina: Titania França: Malícia Rússia: Шельма (Patife) Dinamarca: Parasita Polônia: Ruda (Minério)
Corrente
O poder da Vampira funciona de maneira bem simples: ela toca na pessoa e absorve seus poderes, memórias e habilidades. Caso o contato se prolongue, a pessoa pode morrer.
No entanto, em Giant Size Annual X-Men #9, ela utilizou uma variação de seu poder que jamais havia sido vista - e nem voltou a se repetir depois disso.
Vampira encostou em Noturno e, logicamente, absorveu seus poderes. Mas, além disso, Kurt estava tocando em Scott e Vampira acabou absorvendo, também, os poderes de Ciclope, sem ter entrado em contato com ele.
Foi basicamente como naquele episódio do Chaves em que todo mundo toma choque, pois estão de mãos dadas!
Sotaque
Isso acabou se perdendo nas adaptações para o português. Nos quadrinhos, Vampira nasceu no sul dos Estados Unidos e isso é um fator determinante na personalidade da personagem, já que ela carrega diversas características culturais e influências da região.
Para demonstrar seu sotaque puxado, alguns roteiristas chegam a substituir a palavra I(eu) por Ah.
Amalgam
Amalgam é uma personagem misteriosa que só apareceu duas vezes na história dos X-Men e apenas para Warren Worthington III - o Anjo.
Pouco se sabe sobre a mutante. Ela possui a pele azul e veio do futuro. É capaz de absorver os poderes e memórias dos outros com um simples toque, mas, além disso, pode assumir suas formas físicas.
Amalgam também usa o mesmo uniforme que foi utilizado por Vampira e possui uma parte do cabelo mais clara, no mesmo lugar onde a personagem possuía seus cabelos brancos.
Muitos acreditam que se trate de uma versão alternativa do futuro, mas, até hoje, não há nada que comprove ou refute essa teoria.
Dias de um Futuro Esquecido
Interpretada por Anna Paquin, Vampira teve um papel bastante reduzido no mais recente filme dos X-Men, Dias de um Futuro Esquecido.
Apesar da versão final possuir apenas alguns segundos da personagem em tela, existe uma versão em Blu-Ray lançada sob o título de Rogue Cut, que dá muito mais destaque para a personagem e a coloca como um dos principais X-Men do filme.
Esperança
Recentemente, Vampira e a messias mutante, Esperança, se encontraram e a veterana tornou-se uma espécie de mentora para a jovem Summers.
Graças às habilidades de Esperança - mimetizar e dar controle aos poderes dos outros mutantes - Vampira pôde finalmente controlar suas habilidades afetando apenas aqueles que desejasse.
Infelizmente, recentemente ela perdeu a capacidade de controlar seus poderes outra vez.
Imortal
Em Uncanny Avengers, Vampira sofreu nas mãos do roteirista Rick Remender, que a transformou em uma personagem sem carisma e personalidade. Além disso, diversas consequências dos eventos de Vingadores vs X-Men acabaram prejudicando a personagem e ela chegou a ser morta.
No entanto, de alguma maneira, ela conseguiu absorver os poderes de Magnum e assumiu uma forma iônica se tornando praticamente invulnerável a tudo, não envelhecendo e com um fator de cura acelerado.
Ela se tornou, basicamente, imortal.
Biblioteca de Poderes
Hoje em dia, Vampira pode utilizar os poderes que absorve por um período de tempo após ter contato com outro mutante.
No entanto, em suas primeiras aparições, ela podia utilizar os poderes absorvidos quantas vezes quisesse e muito tempo depois de absorvê-los. Ela se tornou, basicamente, uma biblioteca de poderes, mas isso acabou sendo alterado mais tarde.
Mãe
Ao contrário do que muita gente acredita, Mística não é a verdadeira mãe de Vampira. No entanto, a ligação entre as duas é extremamente forte.
Quando descobriu seus poderes, a jovem mutante fugiu de casa, apavorada. Mística a encontrou e passou a cuidar da garota como se fosse sua mãe. Ela entrou para a Irmandade dos Mutantes, mas se arrependeu de seus atos, logo após sua primeira missão com o grupo.
Apesar de ter entrado para os X-Men e deixado o passado para trás, Vampira jamais se esqueceu da mulher que a confortou quando estava sozinha.
Miss Marvel
Em sua primeira missão com a Irmandade dos Mutantes, Vampira teve de enfrentar diversos heróis como os Vingadores e os X-Men.
Entre eles, a mutante deparou-se com Carol Danvers, a Miss Marvel. Devido ao contato prolongado entre as personagens, Vampira acabou absorvendo os poderes de Danvers de forma, praticamente, permanente.
Apesar de Miss Marvel quase ter morrido, ela não foi a única que sofreu com o episódio. As memórias de Carol ficaram tão vivas na cabeça de Vampira que durante muito tempo ela não sabia distinguir seus pensamentos e chegava a acreditar que ela era a verdadeira Miss Marvel.