10 coisas que você talvez não saiba sobre Samurai Jack!
10 coisas que você talvez não saiba sobre Samurai Jack!
Em menos de 1 mês, uma das animações mais aclamadas do Cartoon Network fará seu retorno para as TVs. A volta de Samurai Jack – no bloco Adult Swim – é um grito de nostalgia e, pelo que foi mostrado até agora, tudo que a série merecia depois de seu fim precoce em 2004.
Com a quinta temporada batendo na porta, é hora de relembrarmos a trama do príncipe samurai e sua caçada pelo maligno Aku, por um caminho de volta para o passado. Aqui estão 10 coisas que você talvez não saiba sobre Samurai Jack! Um herói honrado em um mundo caótico.
16 anos
Estamos ficando velhos. Samurai Jack estreou há 16 anos, com o episódio “The Beggining”. Essa foi uma das últimas animações da primeira leva de programas originais da Cartoon, produzidos por Genndy Tartakovsky – que também está por trás d’O Laboratório de Dexter e As Meninas Superpoderosas.
Samurai Jack ganhou novos episódios até 2004, quando finalizou sua quarta temporada. A história nunca ganhou uma conclusão definitiva, o que deixou muitos fãs decepcionados. Já fazem 12 anos que estamos esperando um fechamento para a animação, então a quinta temporada agendada para março traz consigo mais de uma década de expectativas.
Cancelamento?
Porém o fim da série em 2004 é um caso curioso. Na verdade, Samurai Jack nunca foi oficialmente cancelada. O episódio final da quarta temporada, “Jack and the Baby”, foi produzido como um season finale apenas e, então, a série foi colocada em hiato indeterminado.
Assim, sem um cancelamento oficial, os fãs ficaram esperando. O criador de Samurai Jack, Genndy Tartakovsky, partiu para outros projetos e a Cartoon reexibiu os 52 episódios já feitos da animação.
Cinematográfico
Mesmo como o hiato interminável e seus outros trabalhos, Tartakovsky ainda queria finalizar a jornada de Jack. Antes do anúncio do retorno da animação, o criador passou anos tentando produzir um filme de Samurai Jack, que encerraria a história.
No entanto, com os números baixos do longa d’As Meninas Superpoderosas, de 2012, a CN resolveu não arriscar. Ainda que não tenha sido levado em frente, Tartakovsky afirmou que algumas de suas ideias para o filme serão transferidas para a nova temporada da animação.
Nos quadrinhos
Antes do anúncio da ressurreição da série, Samurai Jack ganhou sim novas aventuras, só que em quadrinhos. O herói protagonizou uma série da IDW Publishing de 2013 até 2015, com 20 edições.
O resultado foi aclamado por muitos fãs e essa é considerada uma continuação digna da animação. Porém, parece que a equipe de produção original não ficou muito feliz com os quadrinhos. Tartakovsky e o time criativo de Samurai Jack afirmaram que as revistas não devem ser consideradas como cânone.
Will.I.Am
Gotta get back, back to the past, Samurai Jack! Uma coisa que muita gente pode não saber é que a música tema da série – que, para quem assistiu quando criança, era só um embaralhado legalzinho de tentar repetir – foi feita pelo líder dos Black Eyed Peas, Will.I.Am.
E mais: considerando que, mesmo que existam desde 95, o Black Eyed Peas só veio fazer sucesso mundial depois da adição da Fergie e do álbum Elephunk, o tema de Samurai Jack veio antes da explosão do grupo. Ainda assim, dá para notar na música a sonoridade característica do Will.I.Am, que o mundo conheceria melhor alguns anos depois.
Kurosawa & Miller
Samurai Jack é épico desde sua inspiração. Mesmo que seja uma mistura de vários gêneros e temáticas, Tartakovsky afirmou várias vezes, ao longo dos anos, que seus maiores exemplos para a criação da série foram os filmes de Akira Kurosawa e os quadrinhos do Frank Miller.
Da parte de Kurosawa, a inspiração fica meio óbvia, com todos os seus clássicos samurais. No caso de Miller, a referência é mais complexa. Por exemplo, o capítulo “Jack and the Spartans” é claramente inspirado nos quadrinhos de "300". Outro caso de Miller é sua história de 1983, "Ronin", que também mostra um samurai em uma jornada em um mundo pós-apocalíptico.
Gêneros
Entre as coisas que mais atraíram público para Samurai Jack, sem dúvida alguma está a pluralidade de gêneros que a série aborda. Não é apenas uma aventura, ou uma comédia, um suspense.
Cada episódio explora novas áreas, saindo de inspirações em filmes mudos até fantasias épicas. A nova temporada será mais linear, porém, pelo visto no trailer, podemos sim esperar algo no nível das aventuras anteriores.
Professor
Teorias da conspiração sobre animações existem de monte pela internet. Entre elas, muita gente acredita que o futuro mostrado em Samurai Jack é o destino do mundo das outras animações da Cartoon, como As Meninas Superpoderosas e O Laboratório de Dexter.
Na verdade, Samurai Jack tem sim conexões com As Meninas Superpoderosas. Tartakovsky levou vários membros da equipe da animação para seu novo projeto que influenciaram, inclusive, na aparência do protagonista. NÃO é coincidência o Jack ser parecido com o Professor Utônio.
Multicultural
Dos aspectos mais legais de Samurai Jack, a ideia de misturar várias culturas na jornada do herói deve estar no topo da lista. Sabe a espada superpoderosa do Jack? Então, ela foi forjada por três deuses de diferentes culturas.
Segundo a história, a espada do Jack foi criada por Odin, da mitologia nórdica, Ra, da crença egípcia e Vishnu, da religião hindu. Não é à toa que essa é a espada que deve derrotar o maligno Aku.
Jack?
Por fim, será que a quinta temporada revelará o nome verdadeiro do Jack? Como assim? Então, mesmo que a série se chame Samurai Jack, Jack não é o nome verdadeiro do príncipe samurai.
Ele nunca ganhou um nome de seus pais e, até o terceiro episódio, ele permanece sem identidade. Só depois que ele encontra pessoas no futuro é que, por mais praticidade, ele toma a alcunha de Jack. Considerando o quão famoso ele se torna com o nome, é um tanto difícil ele abandonar a identidade.
Gostam de Samurai Jack? Ansiosos para a nova temporada? Não deixem de comentar!