10 coisas que você talvez não saiba sobre os Sabres de Luz!
10 coisas que você talvez não saiba sobre os Sabres de Luz!
Os Sabres de Luz são provavelmente um dos ícones mais importantes na mitologia de Star Wars que se criou na cultura pop, vamos descobrir algumas curiosidades sobre essa icônica arma.
Cristais
É de conhecimento de muitas pessoas que o sabre de luz é uma energia controlada, que requer elementos de focagem produzidos por cristais. Um sabre de luz devia ser montado à mão, pois não existia uma fórmula exata para o alinhamento crucial dos cristais irregulares.
Dentre estes cristais, são conhecidos: Adegan, Aquamarine, Safira de Ankarres, Cristais Permafrost, Sacrifício de Bnar, Bondar, Luxum, Kaiburr, Durindfire, Coração do Guardião, Lambent, Qixoni, entre outros, cada um gerando uma reação e uma cor diferente ao sabre.
Cabos
Assim como os mais diferentes tipos de cor e de cristais, o sabre de luz também possui os mais diferentes tipos de cabos, ou empunhaduras, que remetem aos mais variados estilos de luta de seus empunhadores.
Por exemplo, além do cabo clássico dos sabres, temos também os cabos de lança que possuem cerca de 2 metros, existem os cabos curvados, ou até mesmo cabos de bengala.
Lâminas
Pouco se sabe disso, mas as lâminas dos sabres também possuíam diferenças que iam além da mudança de cor ou de tamanho. Algumas lâminas possuíam propriedades diferentes.
Por exemplo, existiam lâminas de sabres que conseguiam funcionar até mesmo embaixo d'água e uma variação que transformava a lâmina do sabre em um chicote.
Peça de motor?
Durante as gravações de Star Wars - seja lá qual episódio for - era comum você ver algumas "quinquilharias" sendo aproveitados como tecnologia avançada no filme. Por exemplo o comunicador de Qui-Gon Jinn que na verdade era um barbeador.
Na trilogia clássica não foi diferente: os cabos dos sabres de luz usados por Darth Vader e Obi-Wan eram respectivamente de flashes de câmeras fotográficas e peças do motor de um Rolls-Royce.
Verde ou azul?
O icônico sabre de luz de Luke Skywalker é conhecido por ter uma coloração verde. Mas por muito pouco isso não foi diferente.
Inicialmente, a ideia era que Luke tivesse um sabre de luz azul, porém foi decidido que a cor deveria mudar pois nas cenas da Batalha Sobre Sarlacc, o sabre poderia ficar "ofuscado" no céu azul.
Criados pelo Lado Negro
Originalmente, os protótipos de sabres de luz foram criados pelo lado negro e eram chamados de Sabres de Força.
Estes sabres poderiam ser usados apenas por Siths e eram como uma extensão de seu poder. Dizia-se inclusive que um Jedi que utilizasse um Sabre de Força poderia muito bem caminhar para o Lado Negro da Força!
Proibidas
Quando o Imperador Palpatine - também conhecido como Darth Sidious - começou a colocar seu plano em prática para livrar o universo da presença dos Jedi, além de executar a todos, também fez com que as armas características dos mesmos se tornassem ilegais.
Também era proibido transportar cristais usados na criação dos sabres. Porém isso, curiosamente, não impedia que seu fiel servo Darth Vader utilizasse um sabre.
Brancos?
Na ideia original dos sabres de luz, eles deveriam ser apenas brancos. Isso porque, inicialmente, George Lucas não queria utilizar efeitos especiais de computação gráfica nos sabres. Assim, ele utilizava de três hastes luminosas que giravam.
Obviamente, isso não ficou bom, assim eles decidiram por adicionar o efeito dos sabres na pós produção, daí vieram as cores dos sabres.
Corta tudo?
Existem alguns materiais espalhados pelo universo que são resistentes ao corte de um sabre de luz. Assim sendo, o sabre de luz não é uma arma invencível.
Obviamente, o sabre não corta outro sabre de luz, campos de força e raros minérios, tais como cortosis.
Estilos de combate
Obviamente, por se tratar de uma arma de tamanha importância no universo inteiro, algumas modalidades de combate especializadas na utilização de sabres de luz foram criadas no universo de Star Wars.
Dentre as conhecidas temos o Shi-Cho, Mahashi, Soresu, Ataru, Shien-Djem So, Niman e o Juyo/Vaapad.