10 coisas que você talvez não saiba sobre os quadrinhos de Kingsman!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre os quadrinhos de Kingsman!

Por Márcio Jangarélli

Kingsman: O Serviço Secreto é, sem discussão, um dos melhores filmes de quadrinhos dos últimos anos. E uma curiosidade: tem muita gente que nem sabe que é um filme de quadrinhos.

Definitivamente não é uma adaptação fiel, mas leva as melhores coisas da HQ para as telonas. Para quem não conhece a HQ que deu origem às aventuras do Eggsy, do Harry e da Kingsman nos cinemas, separamos aqui 10 coisas que você talvez não saiba sobre os quadrinhos de Kingsman!

Uma preparação para o Círculo Dourado, que estreia em 28 de Setembro.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Serviço Secreto

Uma apresentação básica: os quadrinhos de Kingsman na verdade se chamavam “The Secret Service” - “O Serviço Secreto” - antes do filme, uma criação de Mark Millar e Dave Gibbons, com seu primeiro volume lançado em 2012.

Ainda que existam várias diferenças entre a história da HQ e o filme, que estreou em 2015, a trama em si é basicamente a mesma: seguimos a jornada do Eggsy se tornando um agente secreto, enquanto o mundo é ameaçado por um vilão capaz de controlar a mente das pessoas com o auxílio de celulares.

Imagem de capa do item

Reedição

Porém, com o lançamento do filme, o próprio quadrinho foi alterado. O título, que antes era apenas “The Secret Service” foi rebatizado de “Kingsman: The Secret Service”.

A história original envolvia os agentes secretos ingleses do MI6, enquanto, depois do filme, a narrativa foi alterada para a Kingsman. Inclusive, a nova edição conta com a adição do nome do diretor do longa, Matthew Vaughn, nos créditos.

Imagem de capa do item

Millarverse

Como é uma criação do Mark Millar, a trama de Kingsman se passa no Millarverse, o universo compartilhado criado pelo autor que abriga grande parte de suas obras. Tanto que os sequestros que são o plot dos quadrinhos do Eggsy são mencionados em Kick-Ass 3 #8.

Um ponto, porém, é que, como já está no cinema, assim como Kick-Ass, Kingsman não entrou no pacote comprado pela Netflix do Millarverse.

Imagem de capa do item

Os London

Falando sobre a trama da HQ em si, uma das mudanças principais é que, bom, não temos Harry aqui. Em partes, pelo menos.

O Harry Hart dos quadrinhos se chama Jack London e ele é tio do Eggsy, irmão do pai do rapaz. E o Eggsy também tem outro sobrenome: no lugar de Gary Unwin, ele é Gary London.

Mesmo assim, a história do recrutamento do protagonista é quase a mesma. Ele é um “bad boy”, acaba sendo preso depois de bater um carro e a mãe dele liga para o Jack em busca de ajuda.

Imagem de capa do item

Um treinamento mais complexo

Uma coisa que mudou bastante dos quadrinhos para o cinema é que a HQ basicamente dispensa personagens secundários e foca MUITO no treinamento do Eggsy. Tanto que ele passa 3 anos treinando com a Kingsman e deserta o lugar por um motivo bem distinto.

Para ser readmitido pela organização, tem um episódio insano do espião onde ele é deixado quase pelado, sem nada, na Colômbia, com a missão de retornar para a Inglaterra. Podemos dizer que o cinema pegou leve com o rapaz.

Imagem de capa do item

Mark Hamill morre na HQ…

Na HQ, o grande vilão está raptando famosos para finalizar seu grande plano e a história começa com o sequestro de ninguém menos que Mark Hamill, nosso eterno Luke Skywalker e Coringa.

A cena é bem parecida com a do início do filme, na cabana, mas ela acaba com a morte do Mark Hamill em um acidente.

Imagem de capa do item

...e no filme!

Como se não fosse bastante morrer nos quadrinhos, Hamill também está no filme, mas como um personagem, não como ele mesmo. Aliás, o nome do seu personagem, James Arnold, é uma homenagem ao vilão das HQs, que acabou não sendo adaptado completamente.

Assim, ele está na cena onde deveria morrer, mas sobrevive. Isso só para morrer mais além na história. Pobre Mark Hamill.

Imagem de capa do item

Gazelle

A ajudante do antagonista, com pernas prostéticas letais e uma habilidade insana em lutas, a Gazelle - interpretada pela Sofia Boutella - existe na HQ, mas com uma diferença: nos quadrinhos, Gazelle é um homem.

O filme explora mais a Gazelle que a HQ, quando na revista ele aparece mais proeminentemente no final da trama. Como citado lá atrás, o foco da história no quadrinho é o Eggsy e os personagens secundários quase não ganham espaço.

Imagem de capa do item

James Arnold vs Richmond Valentine

E, como dito, o vilão dos quadrinhos é BEM diferente do que chegou ao cinema. Na verdade, o Richmond Valentine do Samuel L. Jackson é um personagem muito mais carismático e interessante que o Dr. James Arnold.

O personagem em si mudou, mas o arco é quase o mesmo. O lance é que o James é um vilão mais “filme de espião” que o Valentine, por assim dizer.

Imagem de capa do item

Kingsman: The Red Diamond

Enfim, só nesse ano Kingsman foi ganhar uma continuação nos quadrinhos.

Uma história chamada “The Big Exit”, que meio que mistura os universos do filme e da HQ, foi lançada na edição de Setembro/Outubro da Playboy americana. Enquanto Kingsman: The Red Diamond, a continuação real, começou a ser publicado no dia 6 de Setembro na gringa.

Isso tudo sem contar Kingsman: O Círculo Dourado, que estreia no dia 28 desse mês.