Super Choque: 10 Curiosidades sobre o herói da DC
Super Choque: 10 Curiosidades sobre o herói da DC
Super Choque marcou uma geração!
Virgil Hawkins, o Super Choque, ganhou popularidade depois de sua série animada produzida pela Warner Bros. Apesar disso, não é todo mundo que conhece a história por trás do desenho. Aqui estão algumas coisas que você talvez não saiba!
Leia mais sobre Super Choque:
Super Choque: 10 curiosidades sobre a animação do herói
Super Choque: 10 Melhores Episódios da Animação
Do desenho para os quadrinhos?
A DC Comics tem o costume de experimentar elementos de seus personagens na TV para depois adaptá-los nas páginas dos quadrinhos.
Foi assim com a Batcaverna e o exemplo mais conhecido, certamente, é o da Arlequina, que surgiu na série animada de Bruce Timm e conquistou o coração dos fãs.
Apesar disso, o Super Choque surgiu nos quadrinhos, sete anos antes do primeiro episódio de sua série ser produzido.
Editora!
Super Choque foi criado em 1993 pela Milestone Media e, curiosamente, seus criadores pensavam em vender os direitos do personagem para a Marvel.
Apesar disso, foi a DC Comics quem tratou de fazer um acordo com a editora e comprou parcialmente os direitos de publicação do Super Choque.
Universo!
Por ter vindo de uma editora diferente, inicialmente, Super Choque ganhou um universo à parte dentro da DC Comics, conhecido como Dakotaverso.
Com a popularidade do personagem, os reboots e retcons, Virgil Hawkings acabou sendo incorporado ao Universo Principal da DC.
Seu nome!
O próprio desenho animado produzido pela Warner Bros também se passa em um universo diferente, tanto da versão da DC Comics quanto da Milestone Media.
Por isso, os produtores optaram por alterar o nome do personagem, na versão original, para Static Shock.
Nos quadrinhos, Virgil Hawkins é conhecido pelo alter-ego de Static.
Isso acabou gerando uma certa confusão entre os leitores. No Brasil, tanto nos desenhos quanto nos quadrinhos, o personagem sempre se chamou Super Choque.
Seu nome - Parte 2!
A MIlestone Media foi uma editora criada por escritores e artistas negros com o objetivo de fortalecer a luta pela igualidade, acreditando que as minorias estavam muito mal representadas nos quadrinhos.
Justamente por isso o personagem recebeu o nome de Virgil Ovid Hawkings, o primeiro afro-americano que cursou uma faculdade de direito.
Skatista!
Virgil levava uma vida normal até ganhar seus poderes e, como todo adolescente de Dakota, andava pela cidade em seu skate.
Quando se tornou o Super Choque, ele precisava de um meio de transporte que permitisse chegar aos locais mais distantes de forma rápida, mas com estilo.
Virgil começou surfando em tampas de bueiro ou qualquer outra coisa feita de metal. Até que acabou projetando um disco que se tornou sua marca registrada.
Fraqueza!
Durante uma briga de gangues, Virgil foi até o local para tentar se vingar de um garoto que havia praticado bully com ele na escola.
A polícia interferiu com uma nova versão do gás lacrimogênio, que segundo o desenvolvedor imobilizaria os arruaceiros. Acontece que um composto mutagênico foi utilizado no gás e os envolvidos no acidente acabaram desenvolvendo mutações diferentes.
Esse evento ficou conhecido como Big Bang. Muitos dos envolvidos acabaram ficando deformados, enquanto outros desenvolveram super-poderes. Estes foram chamados de Bang Babies.
Foi graças a esse episódio que Virgil se tornou o Super Choque, mas, por mais estranho que pareça, sua maior fraqueza são outros meta-humanos que também possuem poderes elétricos.
Poderes!
Virgil possui o poder de gerar, controlar e manipular a eletricidade e isso garante a ele uma série de atributos bem interessantes.
Ele é capaz de criar bloqueios magnéticos em seu cérebro, impedindo seus inimigos de controlarem ou lerem sua mente.
Super Choque também pode se recuperar de ferimentos absorvendo energia elétrica, além de conseguir captar frequências de rádio e telefone e ouvir a comunicação policial ou mesmo interceptar mensagens de bandidos.
Virgil também possui um intelecto genial e é excelente inventor e estrategista.
Outras mídias!
Além dos quadrinhos e de sua série animada, Super Choque também fez uma aparição em Liga da Justiça Sem Limites e na segunda temporada de Jovens Titãs.
Ele também aparece no filme Liga da Justiça: Guerra e em DC Universe Online, além de ser um personagem jogável na versão mobile de Injustice: Gods Among Us.
O Retorno!
Para os fãs que ainda sentem falta das aventuras de Virgil na TV, aqui vai um motivo para se acalmar.
A Warner Bros divulgou planos de lançar uma série em live-action do personagem, para mídias digitais, provavelmente do mesmo modo que a parceria entre Marvel e Netflix.
Ainda não há informações mais sólidas, mas só de estar em planejamento já é um motivo para ficarmos na expectativa.