10 coisas que você talvez não saiba sobre o Soldado Invernal!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre o Soldado Invernal!

Por Fernando Maidana

Conheça um pouco mais da história e da trajetória do personagem!

Imagem de capa do item

A Criação!

James Buchanan Barnes foi criado em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby.

O personagem fez sua estreia em Capitão América #1 quando a Marvel ainda se chamava Timely Comics.

Bucky surgiu como o jovem parceiro do Capitão América seguindo a tendência da época, na qual todo grande herói que se prezasse deveria ter um sidekick à altura.

Imagem de capa do item

A História!

Bucky perdeu sua mãe quando ainda era muito jovem. Seu pai foi morto no campo de batalha pouco tempo depois do garoto completar 12 anos.

James também tem uma irmã, Rebecca, mas eles nunca mais se viram desde que ela foi mandada para um internato.

Depois da morte de seu pai, o garoto foi adotado pela tropa de campo como uma espécie de mascote. Foi no acampamento do exército que ele encontrou o soldado Steve Johns trajando o uniforme do Capitão América e descobriu sua verdadeira identidade.

Bucky prometeu não contar o segredo a ninguém caso o Capitão aceitasse transformá-lo em seu parceiro. Assim foi feito e Bucky tornou-se um símbolo para estimular os adolescentes a ingressarem no exército americano.

Imagem de capa do item

A Morte!

No final da Segunda Guerra Mundial, o Barão Zemo lançou um avião não tripulado, repleto de explosivos, que mataria milhares de inocentes.

Capitão América e Bucky perseguem o drone e conseguem alcançá-lo. Bucky tenta desarmar a bomba, mas ela acaba explodindo com os dois heróis à bordo do avião.

Steve Rogers cai nas águas geladas do Atlântico Norte e seu corpo é congelado por décadas, até ser encontrado pelos Vingadores.

O corpo de Bucky não é encontrado e ele é declarado como Morto em Combate.

Imagem de capa do item

O Retorno!

Depois da explosão do avião, o corpo de Bucky também foi conservado graças às baixas temperaturas do oceano.

No início da Guerra Fria, ele encontrado pelo General Vasily Karpov e a tripulação de seu submarino de patrulha russo. Apesar de seu corpo estar praticamente intacto, seu braço havia sofrido danos irreversíveis.

Bucky foi levado até a Rússia, onde foi reanimado. Ele havia perdido sua memória como consequência da explosão.

Os cientistas aproveitaram-se de sua condição para inserir falsas memórias em sua mente. Ele recebeu um braço biônico e se tornou uma verdadeira máquina de matar, conhecida como Soldado Invernal.

Quando não era usado em missões, o Soldado Invernal era congelado novamente. Isso explica porque o personagem não envelheceu ao longo dos anos.

Imagem de capa do item

O Encontro na Sala Vermelha!

Antes mesmo de voltar a aparecer entre os figurões da Marvel, com o arco Soldado Invernal, de Ed Brubaker, Bucky, nos tempos da Guerra Fria, já tinha conhecido Natasha Romanoff, a Viúva Negra.

Inclusive, ele teria tido um caso amoroso com a espiã.

Imagem de capa do item

As Memórias!

Após ser designado para matar o Caveira Vermelha e recuperar o Cubo Cósmico, o Soldado Invernal reencontra seu velho amigo, o Capitão América.

No fim das contas, Steve Rogers acabou utilizando o Cubo Cósmico para restaurar as memórias do parceiro.

Bucky, envergonhado com tudo que fez, acabou fugindo, determinado a acabar de vez com a vida dos que o transformaram no Soldado Invernal.

Imagem de capa do item

O Novo Capitão América!

Após a Guerra Civil, os eventos acabarem levando à morte de Steve Rogers.

Bucky, enfurecido, decidiu que acabaria com a vida dos dois maiores responsáveis pela morte de seu companheiro: Tony Stark e o Caveira Vermelha.

O Soldado foi capturado pela SHIELD - liderada por Tony Stark - e descobriu que o Homem de Ferro pretendia transformá-lo no novo Capitão América.

A princípio, Bucky foi relutante, mas acabou assumindo o manto do Sentinela da Liberdade e se unindo aos Novos Vingadores.

Imagem de capa do item

A Outra Morte!

Durante a saga A Essência do Medo, Pecado foi transformada em Skadi graças ao poder de um artefato Asgardiano.

Em uma voraz batalha, Bucky Barnes acaba sendo assassinado diante dos Vingadores e do mundo todo.

Steve Rogers já havia retornando e, novamente, assume o mando de Capitão América.

Imagem de capa do item

O Outro Retorno!

Depois de sua aparente morte, Nick Fury utilizou a Fórmula do Infinito para salvar Bucky.

Apenas Steve Rogers, Nick Fury e Natasha Romanoff sabiam da verdadeira condição de Bucky.

Aproveitando-se desse fato, Fury decidiu utilizar James como Soldado Invernal novamente, realizando uma série de missões secretas ao lado da Viúva Negra.

Imagem de capa do item

O Braço!

O braço do Soldado Invernal não é uma simples prótese para substituir o antigo membro.

Além de possuir superforça e reflexos aumentados por si só, o braço pode ser controlado à distância, mesmo que não esteja conectado ao corpo de Bucky.

Além disso, a prótese é capaz de emitir rajadas de energia da palma de sua mão e impulsos eletromagnéticos capazes de gerar um apagão em um bairro inteiro.

Ele também possui uma função de holograma, capaz de disfarçar o braço para que se pareça com um membro normal. Constantemente, a prótese passa por atualizações para se tornar ainda melhor e mais letal.