10 coisas que você talvez não saiba sobre o Pantera Negra!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre o Pantera Negra!

Por Márcio Jangarélli

O Pantera é um herói de cunho político enorme, criado em 1966, sendo um dos poucos super-heróis negros da época. No filme, o hype em cima do personagem foi criado, ele já apareceu nos trailers, porém, como não é tão conhecido quanto os outros personagens da equipe, teremos que esperar até a estreia para entendermos o impacto do herói no público. Enfim, para conhecermos melhor T’Challa, escolhemos 10 coisas que você talvez não saiba sobre o Pantera Negra. Vamos fazer uma viagem rápida por Wakanda, pode ser?

Imagem de capa do item

Poderes

T’Challa não tem super-poderes tão distintos assim, mas tem uma lista de habilidades e ocupações invejável. Ele possui sentidos mais aguçados, força, velocidade e inteligência superiores, é um mestre em artes marciais, é PhD em Física, diplomata, político e (ex)governante de Wakanda. Para auxiliar ainda mais em suas missões, o herói tem seu traje feito de vibranium, com garras retráteis e uma adaga de energia. Suas habilidades superiores vem da linhagem de Panteras Negras, que são ligados espiritualmente ao Deus Panther Bast.

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico

A primeira aventura de T’Challa foi na revista do Quarteto Fantástico, em 1966, criado por Stan Lee e Jack Kirby, quando o grupo ajudou o herói lutar contra Ulysses Klaw, seu maior inimigo, também conhecido como Garra Sônica. O Pantera, depois disso, teve um bom relacionamento com o grupo e já até substituiu Reed Richards na equipe, enquanto ele estava em uma segunda lua de mel com a Sue.

Imagem de capa do item

Wakanda

T’Challa atualmente tem um relacionamento conturbado com o país, mas, em grande parte da sua história ele foi o governante, príncipe e rei de Wakanda. A nação é localizada no continente Africano e traz uma mistura da cultura ancestalista, com costumes, tradições e misticismo, com tecnologia avançada, por conta de suas grandes jazidas de vibranium. T’Challa é um embaixador para o país, tentando extinguir conflitos internos e externos com a nação.

Imagem de capa do item

Identidade

Um dos pontos mais interessantes do personagem é que sua identidade não é bem secreta, visto que o Pantera Negra na verdade é uma linhagem de guerreiros que já usaram o manto. Os cidadãos de Wakanda sabem quem é T’Challa e acreditam no que ele faz, principalmente por conta do Pantera ser ligado ao Deus Panther Bast, cultuado pela nação. Porém, para o resto do mundo, o personagem manteve sua identidade em segredo, trabalhando, inclusive, com um nome falso com outros heróis americanos, como “Luke Charles”.

Imagem de capa do item

Ororo

O herói também teve um relacionamento amoroso bem famoso; T’Challa foi casado com Ororo Monroe, a Tempestade. Os dois se conheceram muito tempo antes, quando o Pantera ainda estava em seu rito de passagem e a mutante o salvou usando seus poderes de controle do clima. O casamento dos heróis durou até a saga Avengers vs X-Men, onde lutaram um contra o outro e, depois do ataque de Namor a Wakanda, T’Challa expulsa a Tempestade do país.

Imagem de capa do item

Vingadores

A entrada do Pantera nos Vingadores aconteceu quando, sob a identidade de “Luke Charles”, o herói ajudou o Capitão América a derrotar o Barão Zemo. De lá pra cá, ele já ajudou o grupo a derrotar desde a Irmandade, liderada pelo Magneto, até o Jaqueta Amarela. Sua associação com os Vingadores é de longa data e ele é o primeiro herói negro do time.

Imagem de capa do item

Vs. Vingadores

O Pantera Negra já lutou contra os seus companheiros Vingadores algumas vezes, na maioria delas, por intromissões do governo americano em Wakanda. Uma dessas foi na história de Cristopher Priest, “Enemy Of State”, quando T’Challa descobre ações dos EUA contra Wakanda, e “Enemy Of State II”, onde ele é colocado contra o Homem de Ferro e o Wolverine.

Imagem de capa do item

Vs. The Klan

As histórias do Pantera sempre trataram sobre racismo, em uma abordagem mais séria, e uma de suas histórias mais controversas ficou por conta de Don McGregor, “Black Panther vs The Klan”, que nem terminou suas edições na série “Jungle Action” e só foi se desenrolar novamente na série “Marvel Premiere”. A história mostra o contraste da calmaria do sul Americano em vista da brutalidade intrínseca no lugar, colocando o Pantera contra a Ku Klux Klan. Os quadrinhos são da década de 70, o que traz maior importância histórica ainda, visto o momento que os movimentos sociais minoritários estavam sofrendo.

Imagem de capa do item

"Who Is The Black Panther?"

A reintrodução do Pantera Negra no Universo Marvel, depois de um período em hiato, aconteceu na história “Who Is The Black Panther”, de Reginald Hudlin, em 2005, quando o autor retoma a trama do herói, adicionando novos detalhes à Wakanda e a mitologia original. Essa série rendeu uma série animada.

Imagem de capa do item

Pantera da DC

Um bônus, para quem ainda tem dúvidas: A DC também tem um personagem chamado Pantera, mas as semelhanças ficam apenas no visual e no nome traduzido, porque em inglês, o nome do herói da DC é Wildcat. O Pantera da DC se chama Ted Grant e era um lutador de boxe com problemas com apostas e empresários. Ele surgiu em 1942 e já trabalhou com vários heróis até hoje, sendo um dos principais lutadores de mãos livres da DC. O personagem foi referenciado na segunda temporada de Arrow, dando aulas de luta para a Laurel, mas nunca mais deu notícias.