10 coisas que você talvez não saiba sobre o Apocalipse!
10 coisas que você talvez não saiba sobre o Apocalipse!
Prestes a fazer sua estreia no universo cinematográfico dos X-Men, Apocalipse sempre foi o maior inimigo da equipe de Charles Xavier.
O poderoso mutante já apareceu em animações e deu muito trabalho não apenas para os X-Men, mas todo o universo Marvel.
Confira aqui 10 coisas que você pode não saber sobre En Sabah Nur!
A origem!
A maioria dos mutantes manifesta seus poderes na adolescência, com as modificações hormonais influenciando na ativação de seus genes mutantes.
Mas nem sempre é assim. A primeira vez que En Sabah Nur manifestou seus poderes, ele já era um adulto e sua amada Nephri presenciou a revelação de sua verdadeira face.
Horrorizada, ela fugiu e En Sabah Nur foi morto por Rama Tut - que na verdade era Kang, O Conquistador.
Nesse momento, Nur descobriu que possuía o poder da imortalidade e alteração de massa. Ele retornou e derrotou os tiranos que governavam o Egito, assumindo o trono.
Hibernação!
Assim como ursos, esquilos e até mesmo morcegos, En Sabah Nur consegue deixar seu corpo em um estado de suspensão por centenas de anos.
O vilão faz isso quando percebe que está enfraquecendo e, a cada vez que desperta, retorna no auge de seus poderes.
Provavelmente esse aspecto será utilizado para explicar a ausência do personagem nos filmes dos X-Men até agora.
Criador!
Apocalipse é uma palavra associada ao fim do mundo, dos humanos e, basicamente, de qualquer outra coisa.
No entanto, por mais contraditório que pareça, Apocalipse é um vilão que está sempre criando coisas novas.
Com um intelecto genial, En Sabah Nur também é conhecido por suas manipulações genéticas e a criação dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que altera drasticamente os poderes - e os visuais - dos mutantes escolhidos.
Ele também foi o responsável pela criação do Sr Sinistro, que é outro grande inventor da Marvel.
O próprio Apocalipse já foi recriado diversas vezes e até mesmo voltou à vida como uma criança durante a Era Heroica.
Criação!
Durante as primeiras edições de X-Factor, Bob Layton deixou claro que havia um grande inimigo por trás de uma equipe de vilões conhecida como Aliança do Mal.
Ele pretendia fazer a grande revelação do vilão na quinta edição da revista, mas o escolhido já seria um personagem conhecido do Universo Marvel.
No entanto, Bob Harras queria que um novo personagem fosse criado para liderar a Aliança do Mal. Assim, Layton foi retirado do título e substituído por Louise Simonson, que criou Apocalipse junto com o desenhista Jackson Guice.
Equipes!
En Sabah Nur está sempre acompanhado por seus Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Fome, Guerra, Pestilência e Morte. Mas essa não é a única equipe liderada pelo vilão.
O Clã de Akkaba é formado por seguidores e descendentes do Apocalipse e os Cavaleiros da Escuridão reúnem mutantes e inumanos que seguem a filosofia do vilão e acreditam na sobrevivência do mais forte.
Magneto!
Em um universo alternativo, Apocalipse era considerado o mutante mais poderoso já existente e governava o planeta como um tirano ditador.
Mas isso não intimidou Magneto. Erik simplesmente criou um campo magnético ao redor de Apocalipse e partiu o vilão ao meio, mostrando como o personagem pode ser perigoso e imponente quando bem aproveitado.
Adolescência!
Durante a Era Heroica, os seguidores de En Sabah Nur conseguiram trazê-lo de volta à vida, mas ele retornou na pele de uma criança.
A X-Force foi enviada para eliminar o vilão, mas ao se depararem com o garoto, Psylocke sugere que eles podem treiná-lo para se tornar uma boa pessoa. Em seguida, Fantomex mata a criança com um tiro na cabeça.
Mais tarde, o próprio Fantomex cria um clone de Apocalypse e cuida da criança sozinho. Ele o chama de Evan Sabahnur e o treina para se tornar uma boa pessoa. Evan passa a combater o crime sob a identidade de Genesis - uma antítese ao seu nome anterior.
Evan entra para a Escola Jean Grey administrada por Wolverine e, apesar de ser reconhecido como um clone de um dos maiores inimigos dos mutantes, faz diversas amizades e até mesmo desenvolve um romance.
Herói!
No passado, En Sabah Nur fez parte de um grupo conhecido como Irmandade do Escudo.
A equipe era formada por seres poderosos e grandes mentes da humanidade. Além do próprio Apocalipse, integravam a equipe Imhotep, Konshu, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Galileu Galilei, Howard Stark e Nathaniel Richards.
O grupo agia como defensores da Terra e foram os primeiros a confrontar Galactus e os Celestiais.
Videogames!
Apocalipse já esteve presente em uma série de jogos da Marvel, mas talvez os mais memoráveis sejam os crossovers X-Men vs Street Fighter e Marvel Super Heroes vs Street Fighter.
Os dois jogos foram extremamente bem aceitos por público e crítica, principalmente por incorporar a mecânica de Tag Team, onde o jogador escolhia dois lutadores que podiam ser alternados durante o combate.
A trama, pouco complexa, mostrava Apocalipse colocando os lutadores uns contra os outros para no final roubar seus poderes e controlar o mundo.
No combate final de X-Men vs Street Fighter, o vilão ficava gigantesco e era extremamente difícil fugir de seus golpes. Em Marvel Super Heroes vs Street Fighter é mostrado que Akuma foi transformado em um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse.
O personagem também foi peça central nos eventos de X-Men Legends II: Rise of Apocalypse.
Cinemas!
O vilão fará sua estreia cinematográfica em X-Men: Apocalipse, que chega ao Brasil no dia 19 de Maio.
En Sabah Nur será interpretado por Oscar Isaac, conhecido por seu trabalho como Poe Dameron em Star Wars: O Despertar da Força.
Na trama, Apocalipse retornará do passado clamando ser o primeiro mutante da Terra. Ele preza pela união dos mutantes e a destruição de qualquer outra forma de vida inferior.
Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse serão Magneto, Tempestade, Psylocke e Arcanjo.