10 coisas que você talvez não saiba sobre a Mulher-Maravilha!
10 coisas que você talvez não saiba sobre a Mulher-Maravilha!
A mais icônica mulher dos quadrinhos, símbolo da cultura pop e maior representante feminina criada na década de 40; Mulher-Maravilha quase teve um nome bem diferente e algumas adaptações que não deram certo.
Versões em Live-Action!
Logicamente, todos se lembram da musa Lynda Carter, que deu vida à Princesa de Themyscira no seriado da Mulher-Maravilha dos Anos 70.
No entanto, Gal Gadot não foi a segunda atriz a interpretar a personagem.
Antes mesmo de Lynda Carter, Cathy Lee Crosby interpretou Diana Prince em um filme de 1974.
A produção era o piloto para a série de TV da Mulher-Maravilha, mas o projeto foi mal recebido e engavetado por um ano, até que os produtores decidiram dar uma nova chance à heroína.
A Harpia da série da Marvel também interpretou a Amazona em um piloto mal sucedido.
A série!
Em 2011, uma série da Mulher-Maravilha seria lançada pela NBC.
A produção seria estrelada por Adrianne Palicki - Bobbi Morse em Agentes da SHIELD - e dirigida por Jeffrey Reiner de Friday Night Lights e The Division, mas seu episódio piloto foi recusado pelo canal e a série não foi produzida.
O episódio pode ser encontrado na internet e as críticas são extremamente negativas.
Laço da Verdade!
Diferente de muitos outros heróis, a Mulher-Maravilha não foi criada por um quadrinista, mas sim por um psicólogo.
William Moulton Marston incorporou diversos de seus ideais na personagem. Ele foi o criador do Polígrafo, máquina utilizada para se detectar mentiras, e justamente por isso deu à Diana Prince seu Laço da Verdade.
Marston também era um ativista feminista e acreditava que a sociedade seria um lugar muito melhor se o mundo fosse liderado por mulheres.
Suprema!
Originalmente, o alter-ego de Diana Prince seria Suprema, a Mulher-Maravilha, inspirado no título de Superman, o Homem de Aço.
No entanto, os editores acharam o nome muito similar ao do próprio Superman e decidiram utilizar apenas a segunda parte do título.
Assim, a Princesa de Themyscira tornou-se a Mulher-Maravilha.
Deusa?
Apesar de sempre ser retratada como uma deusa e até mesmo venerada por diversos povos, a Mulher-Maravilha Pré-Crise jamais teve origens divinas!
Sua criação se deu através do barro, no qual foi moldada pelas mãos de Hipólita e recebeu o sopro de vida.
Graças ao seu treinamento na Ilha das Amazonas, e os presentes recebidos pelos Deuses do Olimpo, Diana conseguiu se tornar tão poderosa.
Nos Novos 52, a personagem foi retratada como filha de Zeus e Hipólita e, aí sim, tornou-se uma deusa de verdade.
Poderes e Habilidades!
Os poderes da personagem foram alterados diversas vezes com o passar dos Anos - ela até mesmo chegou a perdê-los após a Era de Prata. No entanto, sua versão mais recente apresenta as seguintes habilidades:
-
Treinamento em combate e armas com o próprio Deus da Guerra.
-
Voo a velocidades supersônicas.
-
Fator de cura acelerado
-
Controle mental
Além de suas habilidades, a Mulher-Maravilha também conta com um arsenal bélico de fazer inveja:
-
Uma espada produzida por Hefesto, capaz de partir átomos ao meio e fazer o Superman sangrar.
-
Adagas mágicas escondidas em seus braceletes.
-
Laço mágico, capaz de extrair informações de seus inimigos e ser usado como chicote.
-
Tiara, que pode ser usada como um Chakram - o disco utilizado por Xena em seu seriado.
Vale lembrar que os Braceletes de Diana ajudam a conter seu poder. Quando os artefatos são quebrados, ela se torna uma força devastadora, quase incontrolável.
Amálgama!
No universo Amálgama, evento que colocou os heróis da Marvel e da DC Comics frente a frente, a Mulher-Maravilha foi combinada com a Tempestade, surgindo a personagem Amazona.
Criada pela Rainha Hipólita, Amazona aprendeu desde cedo a usar seus poderes de controlar o clima. Ela também possuía um laço capaz de fazer seus inimigos confessarem seus planos, conhecido como Laço do Trovão.
Uniformes!
O primeiro traje da Mulher-Maravilha consistia em uma saia azul com estrelas brancas e um top vermelho com a icônica águia, símbolo da personagem.
Com o passar dos anos, o uniforme foi sofrendo ligeiras modificações. A saia se transformou em um short, o traje foi transformado em um maiô, e a personagem foi se tornando cada vez mais sexualizada.
Em algumas versões mais recentes, o uniforme de Diana foi modificado para uma calça azul acompanhada de uma camiseta vermelha.
Apesar de não possuir o mesmo impacto visual dos uniformes mais tradicionais, o traje é muito mais funcional do que uma simples saia - mesmo que Diana não precise de uma armadura, graças às suas incríveis habilidades.
Polêmica!
Mesmo com alguns trajes pra lá de inapropriados, um caso curioso chama atenção na história da personagem.
No final da década de 40, muitos leitores acharam que o traje da Mulher-Maravilha era vulgar demais por deixar as costas da personagem à mostra!
Não matar?
Muitos heróis possuem um código de honra pautado na teoria de não matar.
Logicamente, a Mulher-Maravilha também possui seu próprio código de honra, que consiste em eliminar seus inimigos de uma vez por todas!
Diferente de Batman e Superman, Diana Prince não se importa em acabar com a vida de seus inimigos, afinal de contas a Mulher-Maravilha é uma guerreira voraz, e na guerra você não deixa seu inimigo voltar para casa e se preparar para o retorno!