10 coisas que você talvez não saiba sobre Mark Ruffalo, o Incrível Hulk!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre Mark Ruffalo, o Incrível Hulk!

Por Fernando Maidana

Conheça um pouco mais de sua trajetória.

Imagem de capa do item

Família

Mark Alan Ruffalo nasceu no dia 22 de novembro de 1967 em Kenosha, no Wisconsin.

Sua mãe, Marie Rose, é cabeleireira e seu pai, Frank Lawrence, era pintor de imóveis.

Ele tem duas irmãs, Tania e Nicole, e um irmão chamado Scott, que faleceu em dezembro de 2008.

Apesar de admirar seu pai, principalmente ao vê-lo nos torneios de luta greco-romana, Mark dizia que ele era muito afastado e eles possuíam uma relação parecida com a de dois estranhos.

Imagem de capa do item

Teatro

Durante a adolescência, ele viveu no estado de Virginia, onde seu pai trabalhava.

Seguindo os passos de Frank, ele começou a praticar luta greco-romana no colégio.

Quando se formou, sua família mudou-se para Califórnia, onde ele fundou a Companhia de Teatro Orpheus e estrelou, roteirizou e dirigiu inúmeras peças.

Mas, para pagar as contas, Ruffalo trabalhou como barman durante nove anos.

Imagem de capa do item

Diretor

Além de ator, ele também gosta de atuar por trás das câmeras como diretor. Seu primeiro trabalho foi em Sympathy for Delicious.

"Eu sempre fiz a seguinte comparação: um ator pode comer uma fatia, mas o diretor come a torta inteira.

É possível colaborar com muitas pessoas talentosas, então a sensação é de estar orquestrando. Ajudar alguém a perceber seu potencial é algo muito gratificante.

Para mim, estar diante das câmeras é super intenso e pessoal, já dirigir não. É algo muito mais comunal. Chegou um ponto em que não queria mais atuar, mas é algo que não deixa de ser minha paixão, então gostaria de me dividir entre as duas funções se pudesse.

Por mim eu ficaria só dirigindo, mas no momento não tem como eu sustentar minha família só fazendo isso, e eu amo atuar."

Imagem de capa do item

Ativista

Ruffalo é dono de uma organização chamada Water Defense, que combate a perfuração do solo em busca de gás natural e acredita que outras alternativas podem ser aplicadas.

"Eu me considero um ator, mas no momento, estou envolvido com este projeto e em conseguir pessoas para contribuir com a organização."

Ele também defende a obtenção de energia 100% limpa e é ativista de diversas campanhas ao redor do mundo, incluindo a luta em defesa do casamento gay.

Imagem de capa do item

Tratamento de Choque

Apesar de sua personalidade calma, Mark Ruffalo passou por diversos problemas de controle de raiva no auge de seus 20 e poucos anos.

Ele era do tipo esquentado e costumava terminar suas noites na delegacia, depois de ter arranjado confusão em algum bar da cidade.

"Eu era o exemplo de jovem com raiva com um complexo de perseguição. Meu apartamento, na época, tinha vários pôsteres espalhados em lugares estranhos, pelas paredes, para cobrir os buracos feitos pelos meus socos."

Imagem de capa do item

Esposa e filhos

Ruffalo é casado com a atriz franco-americana Sunrise Coigney, com quem ele tem três filhos, desde 2000.

O filho mais velho, Keen, nasceu em 2001, Bella Noche nasceu em 2005 e a caçula, Odette, nasceu em 2007.

A família vive em Nova York.

Imagem de capa do item

Indicações ao Oscar

Ao assistir o filme High Art – Retratos Sublimes ele entrou em contato com a diretora, Lisa Cholodenko, para dizer que gostaria de trabalhar com ela.

Alguns anos depois ela escreveu um roteiro com um personagem para ele no filme Minhas Mães e Meu Pai.

Ele estrelou a produção ao lado de Annette Bening e Julianne Moore o que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Ruffalo já havia trabalhado com Julianne Moore em Ensaio Sobre a Cegueira, filme baseado na obra de José Saramago que teve várias cenas filmadas no Brasil.

Sua segunda indicação à mesma categoria veio com Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo.

Imagem de capa do item

Traje tecnológico

Para gravar as cenas onde seus movimentos eram captados para o Hulk, Ruffalo tinha que usar um traje com vários pontos de captação e em alguns momentos uma estrutura de espuma para que os atores que estavam contracenando com ele pudessem ter uma referência de tamanho.

A primeira vez em que apareceu no set ele foi muito zoado pela equipe, mas afirma que tudo valeu a pena:

"O traje não é dos mais bonitos, mas estava muito animado para usar essa tecnologia e trazer o Hulk à vida de uma forma inédita, na época."

Imagem de capa do item

Truque de Mestre

Mark Ruffalo interpretou o Agente do FBI Dylan Rhodes em Truque de Mestre e retornará ao papel na continuação, O Segundo Ato.

O ator acredita que o sucesso do filme se deu pela incrível visão do diretor Louis Leterrier, que conseguiu colocar tantos personagens interessantes em tela e dar o tempo para cada um se desenvolver e conquistar o coração do público.

Mark ficou tão envolvido com a temática que passou a frequentar hipnólogos e mentalistas depois do filme, para ajudar a relaxar e reprogramar sua linguagem cerebral.

Além disso, o ator já está se arriscando em seus primeiros passes de mágica.

Imagem de capa do item

Hulk

Após algumas tentativas de adaptação para o cinema com Eric Bana, em 2003, e Edward Norton, em 2008, Mark Ruffalo foi escolhido pela Marvel para dar vida ao Golias Esmeralda em Os Vingadores.

A escalação pegou os fãs de surpresa, já que poucos apostavam no ator para dar vida a Bruce Banner. Ruffalo assinou um contrato para seis filmes, sendo que três deles já foram filmados.

Os Vingadores

Homem de Ferro 3

Vingadores: A Era de Ultron

Qual será a próxima aparição do Incrível Hulk nas telonas?