10 coisas que você talvez não saiba sobre a Liga da Justiça!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre a Liga da Justiça!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

A Origem!

No final da década de 50, a DC Comics decidiu atualizar a Sociedade da Justiça da América e o roteirista Gardner Fox foi o responsável pela nova versão do grupo.

Inspirado nas ligas de beisebol americanas, que viviam sua época de ouro nos Anos 50 e 60, Fox decidiu alterar o nome da equipe para Liga da Justiça da América.

A nova equipe apareceu pela primeira vez em The Brave and the Bold # 28, de 1960, e passou a reunir os mais famosos e populares personagens da época.

Imagem de capa do item

O primeiro inimigo!

A Liga da Justiça possui uma imensa galeria de poderosos inimigos como Amazo, Anti-Monitor e Darkseid, mas o precursor de tantos vilões foi um alienígena não tão famoso entre o público em geral.

Starro, O Conquistador!

O monstro possui a capacidade de gerar pequenos parasitas e, através deles, controlar a mente de seus inimigos.

Além disso, também é capaz de voar, absorver e projetar rajadas energéticas e possui regeneração acelerada.

Starro causou tanta destruição em Rhode Island que obrigou Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Caçador de Marte e Aquaman a se unirem para derrotá-lo.

Imagem de capa do item

Membros!

A Liga da Justiça não é um equipe fixa.

Ao longo dos anos, diversos de seus membros foram alterados, mas a base continua praticamente a mesma.

Encabeçando a equipe temos a Trindade da DC Comics, formada por Superman, Batman e Mulher Maravilha.

Flash, Caçador de Marte, Lanterna Verde e Aquaman também eram membros originais da equipe.

Nos Novos 52, o Ciborgue substituiu o Caçador de Marte como membro fundador da Liga.

Mais tarde, Eléktron, Arqueiro Verde e Gavião Negro também passaram a integrar a equipe.

Mas, talvez, a formação mais tradicional do grupo se deu no final da década de 70 quando, além dos membros anteriores, Canário Negro, Nuclear e Mulher Gavião se juntaram à Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Base de operações!

Assim como os membros do time, a base de operações da Liga da Justiça já foi mudada várias vezes.

O grupo começou se encontrando em uma caverna de Rhode Island conhecida como Santuário Secreto. O lugar era financiado por Bruce Wayne, assim como a maioria das bases de operações da equipe.

As bases mais famosas da Liga da Justiça são a Torre de Vigilância, a Sala da Justiça e o imponente Satélite.

Imagem de capa do item

Just’a Lotta Animals

No multiverso DC Comics, existe uma divertida realidade alternativa na qual todos os membros da Liga da Justiça são animais.

Eles são conhecidos como Just’a Lotta Animals e possuem diversos integrantes como:

Aquaduck - O Pato dos sete mares!

Batmouse - O Rato das Trevas!

The Crash - A Tartaruga mais rápida da Terra!

Firestork - A Cegonha Nuclear!

Super Squirrel - O último esquilo de Krypton!

Wonder Wabbit - A Coelha Maravilha!

E muitos outros!

Imagem de capa do item

A Grande Crise de Identidades!

Contada em 1975 na revista Liga da Justiça da América Volume 1 Número 122, essa história serviu como inspiração para a saga Crise de Identidade de 2004.

Na trama, Dr Luz invade a Fortaleza da Solidão e rouba uma arma especial junto com o minério Amnesium, que tem o poder de apagar as memórias de um indivíduo.

Ele pretende apagar as mentes dos heróis das Liga da Justiça e, consequentemente, acabar com a equipe.

Acontece que seu plano não sai como esperava e ele acaba trocando as mentes dos super-heróis.

O Arqueiro Verde passa a acreditar que ele Ray Palmer. Batman acha que é Oliver Queen. Lanterna Verde pensa ser Barry Allen. O Eléktron se torna Hal Jordan e o Flash assume a identidade de Bruce Wayne.

Apenas Superman e Aquaman não são afetados.

Quando eles conseguem resolver o problema, todos concordam em revelar suas verdadeiras identidades para que isso nunca ocorra novamente.

Imagem de capa do item

Direitos femininos!

Qualquer pessoa que pegue um quadrinho da Marvel ou DC na década de 60 - e início dos anos 70 - irá notar um alto nível de machismo e sexismo em seu conteúdo.

Porém, a antiga revista da Liga da Justiça sempre sofreu duras críticas.

Um dos maiores exemplos é a Mulher-Maravilha.

No início, Gardner Fox a tratava normalmente, sem fazer distinção com os outros personagens, mas outros roteiristas logo a transformaram em uma espécie de secretária.

Demorou quase uma década para que outro personagem feminino fosse introduzido na equipe e isso só aconteceu quando Diana desistiu de integrar a Liga da Justiça, dando lugar à Canário Negro.

A Mulher Gavião teve sua entrada negada diversas vezes. Os roteiristas diziam que, devido à presença do Gavião Negro, ela não tinha nada a acrescentar para a equipe.

Somente durante os Anos 70 os escritores finalmente alcançaram a revolução sexual e outras personagens passaram a integrar a Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Animações!

A Liga da Justiça apareceu pela primeira vez fora dos quadrinhos em 1967 em um desenho animado protagonizado por Aquaman e Superman. Além disso, entre 1973 e 1986 foi exibido o desenho animado dos Superamigos.

Em 2001, a Liga da Justiça ganhou um desenho animado para chamar de seu. Mesmo com apenas duas temporadas, ela marcou os fãs por suas tramas bem desenvolvidas e leves piadas e comentários com tom adulto.

O principal ponto forte do desenho, e que garantiu muito de sua popularidade, foi o fato dos criadores abandonarem o tom infantilizado, com ajudantes e animais de estimação, e focar em uma equipe mais semelhante a dos quadrinhos, mantendo a diversidade cultural e racial.

Após as duas primeiras temporadas, um novo desenho - mas ainda sequência da série - foi encomendado.

Em Liga da Justiça: Sem Limites diversos personagens obscuros dos quadrinhos apareceram, contudo a trama abandonou os longos arcos e passou a focar em episódios com histórias fechadas.

Imagem de capa do item

Filme dos anos 90!

Assim como Quarteto Fantástico, Flash e diversos outros heróis e equipes, a Liga da Justiça também ganhou um filme nos anos 90.

Na verdade, tratava-se do episódio piloto de uma série encomendada pela CBS, em 1997, mas que acabou não sendo aprovada e lançada como um longa-metragem.

A equipe era composta por Lanterna Verde, Gelo, Fogo, Eléktron, Flash e Caçador de Marte.

O filme foi extremamente mal recebido pelos terríveis efeitos especiais, a história rasa e repleta de furos de roteiro, mas acabou se tornando um clássico entre os amantes de filmes trash.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico DC Comics!

O Homem de Aço, de 2013, foi o ponto de partida para a construção do Universo Cinematográfico DC Comics.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça já apresentou os principais personagens que farão parte do super-grupo de heróis da editora e, agora, só nos resta ver como a Liga da Justiça será formada nas telonas.

Aparentemente, os membros fundadores da equipe, no cinema, serão Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Ciborgue, Lanterna Verde, Flash e Aquaman.

Liga da Justiça: Parte 1 chega aos cinemas no dia 15 de Novembro de 2017.