10 coisas que você talvez não saiba sobre a Força Fênix!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre a Força Fênix!

Por Márcio Jangarélli

Uma aventura violenta e triste, a jornada de Jean Grey tentando controlar e se libertar da força cósmica é simplesmente incrível! E possui vários pontos interessantes que muita gente não conhece.

Para você que quer entender um pouco mais sobre a trama, separamos aqui 10 coisas que você talvez não saiba sobre a Força Fênix! Breve, nos cinemas… Novamente… Quem sabe, dessa vez, funcione?

Imagem de capa do item

Heroína Cósmica

Muita gente generaliza a saga da Jean Grey Fênix com o episódio da Fênix Negra, mas nem sempre a moça, com os poderes da entidade, foi uma vilã. A Força Fênix foi introduzida em Uncanny X-Men #101, emergindo na Jean com a intenção de criar a primeira heroína cósmica da Marvel.

Antes da saga clássica, a ideia da Fênix era realmente a de fortalecer ainda mais a Jean como heroína. Chris Claremont queria que a moça tivesse um papel fundamental nos X-Men com a evolução de suas habilidades.

Imagem de capa do item

Punho de Ferro

E se o Punho de Ferro também possuísse os poderes da Fênix? Ela existe nas outras linhas do tempo e universos da editora e, em um deles, a hospedeira da Força Fênix também carregou o manto do Punho.

De 2012, em The New Avengers Vol. 2, Fongji Wu aparece em um sonho profético de Yu-Ti. Ela encontra a Fongji – cujo nome significa “pássaro de fogo” – em K’un L’un e a treina.

Nomeada como próxima Punho de Ferro, ela também recebe os poderes da Força Fênix. Com as duas gamas de habilidades, Fongji parte para o espaço.

Imagem de capa do item

Vários destinos

Tudo poderia ser diferente na Saga da Fênix Negra! Dois finais alternativos foram criados para a trama e mudariam completamente o destino da Jean nos quadrinhos.

Depois da destruição do sistema solar pela Fênix, o time criativo se questionou sobre as extensões da personalidade da entidade.

O primeiro final alternativo levava em conta que a Fênix teria possuído a Jean e era a verdadeira culpada pelos assassinatos. Assim, ela tem todos os seus poderes, incluindo a telepatia, removidos e volta para os X-Men.

No segundo plano, Jean e a Fênix seriam uma única entidade e todas as suas ações eram consentidas. A moça seria seria sentenciada à prisão pela eternidade, com os X-Men buscando uma forma de resgatá-la.

Imagem de capa do item

Misty Knight?!

As ligações com o Punho de Ferro não pararam na Fongji. Seguindo o retcon da Saga da Fênix Negra, com a ressurreição da Jean, é revelado que a Força Fênix não só tomou o lugar da heroína nos X-Men – e viveu com a identidade dela por anos – como também morou com a Misty Knight!

A Misty, hoje, é conhecida por sua relação com o Punho de Ferro e sua ligação com o Luke Cage e os Heróis de Aluguel. Porém, Jean e Misty possuem uma história longa nos quadrinhos, sendo amigas, morando juntas em NY e aparecendo uma na história da outra.

Imagem de capa do item

Anatomia dos Greys

Mas por que a entidade cósmica tem essa fixação com a Jean? É revelado que a moça possui uma sequência genética atrativa para a Força Fênix. Por isso, toda a família da moça, incluindo sua filha do futuro, Rachel Summers e sua clone, Madelyne Pryor, também são tão atrativas para a Fênix.

Isso é chamado de “Genoma Grey” e, quando a Jean não é revivida para a Fênix a caçar como hospedeira, a entidade busca um mutante com habilidades similares às dela ou que carregue o Genoma Grey.

Imagem de capa do item

Massacre Grey

A descoberta do Genoma Grey não foi uma coisa muito boa para a família Grey. Além da Jean, toda a sua linhagem sofreu por conta da Fênix, quando o Império Shi’ar caçou e eliminou praticamente todos aqueles que poderiam estar relacionados a moça geneticamente.

Essa é a história do arco “The End of Greys”, quando a Rachel, querendo se conectar com o lado da Jean de sua família, organiza uma reunião dos Greys. No evento, soldados Shi’ar aparecem e massacram toda a família Grey, restando apenas Rachel e o Cable para carregar o legado.

Imagem de capa do item

28

Entre Jean Grey, pessoas com o genoma, com poderes similares e outros casos, até o momento, a Força Fênix já passou por 28 hospedeiros diferentes.

Até o Ciclope pôde sentir a força da entidade cósmica, durante a história de Avengers vs X-Men.

Imagem de capa do item

Rachel

De todos os terráqueos que passaram pelas mãos da Fênix, foi a filha da Jean quem permaneceu com a entidade por mais tempo.

Mesmo que sua mãe seja a favorita, Rachel Summers foi a terráquea que conseguiu manter a relação mais duradoura e pacífica com a Força Fênix.

Imagem de capa do item

Liderança

A Era de Apocalipse é uma das histórias mais icônicas dos mutantes – e não é para menos; ela traz várias mudanças importantes a linha temporal da Terra-616, depois que o Legião muda o passado.

No meio dessa trama, a Força Fênix se torna a líder dos X-Men. Conhecida como “Mutante Alpha” aqui, os poderes da entidade acordam na Jean depois que o Destrutor a mata. Após muitas reviravoltas, a personalidade da Jean acorda e, seguindo a prisão do Magneto, ela assume a frente da equipe.

Imagem de capa do item

Fenetix

Essa é bizarra. Durante o crossover da Amalgam entre Marvel e DC, a Kinetix, heroína (ruiva) da Legião dos Super-Heróis, se funde telepaticamente com a Rachel e ganha os poderes da Fênix, se tornando a Fenetix!

Ela aparece como membro da Legião dos Guardiões Galáticos 2099 em Spider-Boy Teams-Up #1, de 1997.