10 coisas que você talvez não saiba sobre Charlie Cox, o Demolidor!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre Charlie Cox, o Demolidor!

Por Fernando Maidana

Conheça um pouco mais da trajetória do ator britânico.

Imagem de capa do item

Família nobre!

Charlie Thomas Cox nasceu no dia 15 de Dezembro de 1982 em Londres, Inglaterra.

Ele é o mais novo dos cinco filhos de Patricia Harley e Frederick Andrew Seaforth Cox.

Seu pai é descendente direto da nobreza britânica. Seus ancestrais foram figuras importantes como o 6º Conde de Lauderdale, o 4º Conde de Findlater e o 4º Baronete Sir David Carnegie.

Charlie também é descendente do Capitão da Marinha Real Frederick Lewis Maitland, que defendeu a Georgia dos ataques de franceses e americanos em 1779.

Imagem de capa do item

Estudos!

Charlie Cox começou estudando no Ashdown House School, assim como todos os seus outros irmãos.

Mais tarde, em vez de seguir os passos de seus irmãos e ser transferido para o colégio para garotos, Sherborne School, Charlie decidiu seguir seu sonho e, aos 13 anos, inscreveu-se no aclamado programa de atuação do Bristol Old Vic Theatre School.

Dessa mesma escola saíram grandes nomes do cinema mundial como Patrick Stewart, Mark Strong, Gene Wilder e Jeremy Irons.

Imagem de capa do item

O Mercador de Veneza!

Charlie conquistou o papel de Lorenzo no filme de 2004, O Mercador de Veneza, e decidiu abandonar os estudos de teatro para investir na carreira de ator cinematográfico.

Ele contracenou com Al Pacino, que interpretou Shylock. Os dois tornaram-se grande amigos durante as gravações e Al deu uma dica a Charlie:

"Você não é um ator de verdade até que tenha uma jaqueta de couro."

Charlie recebeu uma ligação de Al Pacino no seu aniversário de 21 anos.

"Foi uma das coisas mais bizarras que já me aconteceu."

Imagem de capa do item

Boardwalk Empire!

O primeiro papel de destaque de Charlie na televisão foi na série Boardwalk Empire, onde interpretou o personagem Owen Sleater na segunda e terceira temporada.

Sua atuação foi muito bem recebida pelos críticos e, em 2011, a série recebeu o prêmio de Melhor Elenco em uma Série de Drama no Screen Actors Guild Award.

O personagem de Charlie era Irlandês e o ator teve que trabalhar bastante em seu sotaque, mas essa não foi a única vez que ele enfrentou desafios com a origem de seu papel, já que...

Imagem de capa do item

Ele foi o primeiro inglês a interpretar o Demolidor!

Cada vez mais, os atores britânicos estão dominando o universo das adaptações de histórias em quadrinhos.

Foi assim com Andrew Garfield, Henry Cavill e, mais recentemente, Benedict Cumberbatch, que dão vida a heróis originalmente americanos.

Charlie Cox é mais um a fazer parte do time.

Anteriormente, Matt Murdock havia sido interpretado por Rex Smith, em O Julgamento do Incrível Hulk, e Ben Affleck, em Demolidor: O Homem Sem Medo.

Os dubladores das diversas animações que o Demolidor apareceu também são americanos: Frank Welker, Edward Albert e Bill Smitrovich.

Imagem de capa do item

Religião!

Uma das semelhanças mais interessantes entre Charlie Cox e Matt Murdock é o fato de ambos terem profundas raízes no catolicismo.

O ator acredita que isso o ajudou a incorporar ainda mais o personagem.

"Eu cresci em uma família católica e existem crenças tão fortes que não podem ser abaladas. Por mais que sua mente racional te diga uma coisa, a fé acaba sendo um ponto seguro em diversas ocasiões. É assim para Matt. Parte de sua jornada é o desafio de encontrar a harmonia entre sua crença católica e o que ele faz como Demolidor".

Imagem de capa do item

Ensaio sobre a cegueira!

Charlie sabia que interpretar um cego seria um grande desafio.

"Ao vestir uma camisa eu não poderia olhar para os botões, pois o Demolidor não saberia onde eles estão, mas também não posso ficar tateando."

O ator contratou um consultor cego e observou todos os seus movimentos, a forma como os olhos se mexiam de vez em quando e chegou, até mesmo, a filmar suas ações para poder reproduzi-las até ele acertar.

Charlie também realizava algumas tarefas usando uma venda e lentes de contato que impedem sua visão para auxiliar sua interpretação nas gravações.

Ele teve de aprender a expressar seus sentimentos sem usar os olhos e disse que essa foi, sem dúvidas, a parte mais difícil do trabalho.

Imagem de capa do item

Preparação Física!

Além de aprender a agir como uma pessoa sem visão, Charlie teve de preparar seu corpo para encarnar o Demolidor.

Matt Murdock cresceu nas ruas de Hell's Kitchen e aprendeu a lutar desde cedo, com seu pai. Charlie sempre foi o magrelo da turma e essa foi uma de suas maiores preocupações.

Ele teve de entrar em uma dieta rigorosa para ganhar massa muscular e conseguir dar vida a um dos maiores acrobatas e lutadores da Marvel.

Apesar disso, Charlie não quis exagerar e se transformar em um brucutu, principalmente porque gostaria de mostrar o Demolidor como um humano por baixo do uniforme.

Apesar do seu apelido, ele prefere acreditar que Matt Murdock é um homem com muitos medos, já que isso o torna ainda mais interessante e profundo.

Imagem de capa do item

Stardust!

Mesmo não sendo uma graphic novel, Charlie Cox acabou se envolvendo com esse universo muito antes de Demolidor, ao protagonizar Stardust, na adaptação da obra de Neil Gaiman dirigida por Matthew Vaughn.

O ator interpretou Tristan Thorn, que parte em uma jornada além da muralha para buscar uma estrela cadente para sua amada Victoria.

Apesar disso, Charlie Cox admitiu que nunca foi um leitor de histórias em quadrinhos e nem mesmo conhecia o Demolidor antes de interpretá-lo. Ao mergulhar nesse universo para estudar o personagem, ele acabou se apaixonando, principalmente pelos conflitos internos que Matt Murdock tem de enfrentar.

Imagem de capa do item

Defensores!

Além de interpretar o Demolidor em sua série solo na Netflix, o contrato de Charlie Cox inclui o seriado The Defenders, que contará com os quatro personagens da Marvel apresentados pelo serviço de streaming online.

Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro se unirão a Matt Murdock em um especial de oito episódios que ainda não tem data de estreia.

Rumores apontam que os personagens poderão, de alguma forma, retornar em Vingadores: Guerra Infinita, embora nada tenha sido confirmado.