10 coisas que você talvez não saiba sobre Attack on Titan!
10 coisas que você talvez não saiba sobre Attack on Titan!
A vida dos fãs de Attack on Titan – ou Shingeki no Kyojin – não é nada fácil. Além de estarem esperando há 3 anos pela segunda temporada do anime, que só agora ganhou data de estreia, eles nunca sabem até quando seu personagem vai durar sem ganhar um fim brutal.
Se você não conhece esse fenômeno violento – e ótimo – que encheu o mundo com os monstruosos Titãs nos últimos anos, ou se quer saber mais sobre a saga do Eren e sua equipe, aqui estão 10 coisas que você talvez não saiba sobre Attack on Titan! Dentro ou fora das muralhas, nesse mundo, ninguém nunca está seguro.
Shingeki no Kyojin
Antes de mais nada, um contexto: Shingeki no Kyojin, traduzido para Attack on Titan ou Ataque dos Titãs, é uma série em mangá criada por Hajime Isayama. A saga começou em Setembro de 2009 e acumulou 21 volumes até Dezembro desse ano.
100 anos antes do começo da história, essas criaturas humanoides e monstruosas, batizadas de Titãs, surgiram no planeta e devastaram a humanidade. Sem saber como combater os seres com eficácia, a população agora vive dentro de gigantescas muralhas, regidos por um governo monárquico/religioso.
A trama se inicia quando um Titã maior que todos os outros, o Titã Colossal, surge e abre uma das muralhas, fazendo a população recuar ainda mais para dentro das paredes.
Hanji Zöe
Entre os personagens centrais temos Zoë Hanji, líder de esquadrão e cientista, com seus estudos focados nos Titãs. Zoë mostra um grande crescimento na história e entra para a lista de favoritos dos fãs, mas tem um fato que o/a deixa ainda mais interessante.
Segundo o próprio autor, o gênero do/a personagem não é definido, ficando para o próprio leitor decidir. Nos mangás, todas as falas dirigidas ou menções a ele/a são neutras e isso foi mantido no inglês.
Porém, para as adaptações em anime e para o game, Zöe é uma mulher, não respeitando a decisão do autor. Essa ideia de neutralidade de gêneros não fica restrita a/o Zöe no mangá, quando os traços dos heróis não são padronizados e os próprios Titãs não possuem sexo.
Santo dos Caçadores
Sobre inspirações para a criação dos personagens, o Eren, protagonista da trama, tem duas bem bacanas para serem citadas. Seu primeiro nome, “Eren”, vem do turco, significando “santo” ou “pessoa sagrada”. Já o sobrenome é de origem alemã, Yeager, “caçador”. Bem pensados, para a história do rapaz.
Navio de Guerra
A heroína mais badass da história, Mikasa, recebeu seu nome inspirado em algo que também lhe representa muito bem. “Mikasa” era o nome de um navio de guerra do Império Japonês. Também, quando dizem que ela “vale por mil soldados”, é uma citação direta de uma lendária guerreira fictícia japonesa, Tomoe Gozen.
As muralhas
A ideia da cidade murada tem correspondência no mundo real. É uma inspiração na cidade alemã Nördlingen, que é completamente cercada (vide na imagem).
Também, os sonhos do Eren de sair para além da muralha refletem a infância do autor, que vivia em um lugar cercado por montanhas e de difícil acesso.
Quem vigia os Titãs?
Mais referências! Essa vem dos quadrinhos da DC Comics. O Levi, um dos heróis favoritos dos fãs da história, tem sua personalidade baseada no Rorschach, de Watchmen. Por sua vez, se considerarmos as inspirações do personagem do Alan Moore, tudo leva para outro herói da editora, o Questão.
Ataque na Marvel!
Shingeki no Kyojin fez tanto sucesso que foi parar nos quadrinhos da Marvel! Com uma história escrita pelo criador dos Titãs, Hajime Isayama, os Vingadores e os monstros se encontraram no crossover “Attack on Avengers”, publicado na revista japonesa Brutus e lançada gratuitamente pela Marvel, online, em 2015.
Parque Temático?!
Por mais estranho que possa parecer, Attack on Titan ganhou um parque temático especial por um tempo. A Universial Studios Japão montou alguns estandes, por tempo limitado, baseados nos monstruosos Titãs em seu parque, devido ao sucesso da série.
MikaLisa
Attack on Titan ficou tão famosa que já esteve em um dos episódios de Os Simpsons! No episódio “Treehouse of Horror XXV”, a série homenageia vários animes, como One Piece, Naruto, Pokémon, e coloca a Lisa vestida de Mikasa.
Segunda Temporada
Por fim, depois de 3 anos de espera, o público finalmente verá a segunda temporada do anime. O anúncio foi feito na última semana, colocando que o segundo ano de Shingeki no Kyojin estreia em Abril de 2017. A produção justifica a demora pelo sucesso absurdo e inesperado da primeira fase, colocando mais pressão e pressa para a continuação da trama.