10 coisas que você precisa saber sobre The Ray, o novo herói das séries da DC!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre The Ray, o novo herói das séries da DC!

Por Gus Fiaux

Anunciada no ano passado, Freedom Fighters: The Ray está chegando com tudo para apresentar o mais novo herói do Arrowverso, que também deve participar do crossover anual das séries nesse ano.

E, sendo um herói obscuro da DC Comics, eis alguns fatos e curiosidades que você precisa conhecer sobre Ray e suas diversas versões cronológicas!

Créditos: Divulgação (DC Comics / The CW)
Imagem de capa do item

Quality Comics

Antes mesmo de participar da DC Comics, o Ray vinha do repertório de outra empresa de quadrinhos: a Quality Comics, que era dona de heróis como o Homem-Borracha e o Falcão Negro - que também foram adquiridos pela DC após o fim da Quality.

Nessa época, o alter-ego do herói era Lanford "Happy" Terrill, que surgiu originalmente como um super-herói que ganhara poderes ao ser exposto por radiação luminosa especial enquanto andava de balão de ar quente. Posteriormente, quando passou para a DC, sua origem foi alterada. Dessa vez, ele era um repórter que tentou confrontar uma entidade de luz viva, e acabou recebendo poderes derivados desse encontro.

Imagem de capa do item

O nascimento da Terra-X

Quando a DC adquiriu os direitos da Quality Comics, ela propôs um grande retcon em seus ideais e jogou todos esses personagens para a chamada Terra-X. Nesse universo, os nazistas ganharam a guerra com a ajuda do Overman, uma versão maligna do Superman.

Para impedi-lo, havia apenas uma fonte de resistência: os Combatentes da Liberdade, um grupo composto por heróis da Quality - dentre os quais o Ray original. A série animada do herói deve adaptar esses elementos, por mais que a figura central seja Ray Terrill, o segundo Ray dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

De pai para filho

Happy teve dois filhos: Joshua e Raymond. Joshua o acompanhava em suas batalhas, até que começou a se mostrar cada vez mais violento e foi induzido à animação suspensa. Já Raymond "Ray" Terrill, após o nascimento, demonstrou poderes similares de absorção de energia. Preocupado com o filho, Happy o enviou para um lar adotivo, onde pudesse crescer sem saber de suas origens.

Ray cresceu sem que pudesse sair de casa, uma vez que sua família dizia que ele era "alérgico à luz". Entretanto, quando seu pai adotivo morreu, ele descobriu toda a verdade sobre seu passado e soube que era filho de um herói clássico dos Combatentes da Liberdade. Movido com sua própria história, ele assumiu o manto do Ray... usando seu próprio nome de nascença para combater o crime.

Imagem de capa do item

O legado de Ray Terrill

Ray Terrill continuou em suas próprias aventuras, migrando para a terra principal do Universo DC. Ele finalmente cumpriu a missão de seu pai e salvou a terra da entidade de luz cósmica, dissuadindo-a a não atacar. Após a morte do Superman, ele próprio foi convidado a integrar a Liga da Justiça, onde ele se manteve por alguns anos.

Posteriormente, Ray fez parte de diversas equipes, enquanto ainda tinha suas próprias aventuras solo. Ele chegou a se juntar à Justiça Jovem, aos reservas da Sociedade da Justiça da América e aos novos Combatentes da Liberdade, onde manteve o legado de seu pai vivo. Ele esteve vivo até a reformulação do Universo DC nos Novos 52.

Imagem de capa do item

Traidor

Certa vez, Ray Terrill acabou sumindo do mapa. Nessa época, surgiu uma versão reformada dos Combatentes da Liberdade, que possuíam seu próprio Ray - um playboy chamado Stan Silver. Enquanto se mostrava fiel à sua equipe, ele era, na verdade, um agente secreto trabalhando para a organização maligna S.O.M.B.R.A.

Quando finalmente se revela, ele mata um dos Combatentes da Liberdade e começa a destroçar seus ex-aliados, enquanto seu traje muda de cor - de amarelo para azul. Ele posteriormente é derrotado por Ray Terrill, que retorna e destrói o traidor, que por sua vez se junta novamente aos seus companheiros da S.O.M.B.R.A. e some nas linhas temporais.

Imagem de capa do item

Uma nova era

Quando o reboot dos Novos 52 teve início, Ray Terrill foi substituído por outro personagem: Lucien Gates, um herói de origem coreana que vivia nos Estados Unidos. Em sua minissérie, ficou subentendido que Happy Terrill já havia existido e Lucien não era o primeiro herói a usar o manto do Ray.

Entretanto, sua história não durou muito - principalmente devido ao desinteresse dos fãs. Ainda assim, ele tinha um set de habilidades e um visual bem diferente, o que o tornava um herói interessante, ainda que sem o mesmo charme de Ray ou o mesmo lado icônico de Happy. No Renascimento, o herói foi esquecido.

Imagem de capa do item

Renascimento

Após alguns anos de sua versão dos Novos 52, o Ray voltou às origens no Renascimento DC. Aqui, somos reapresentados a uma nova versão de Ray Terrill, o segundo Ray das HQs. Assim como em sua história original, ele é impedido de sair de casa por sua mãe, por ser "extremamente alérgico à luz".

Entretanto, ele sai e acaba causando um acidente, de modo que passa boa parte de sua vida invisível para não ter de lidar com as consequências. Ao rever um amigo - e ex-amor - do passado, ele decide que não é mais hora de se esconder e passa a combater o crime, integrando a Liga da Justiça da América ao lado de outros heróis como Nevasca, Eléktron e Lobo.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Em sua base, todos os heróis a usarem o manto do Ray possuem o mesmo poder: a capacidade de absorver e armazenar luz, de modo que possam se energizar e soltar grandes disparos de energia fotoluminosa. Contudo, os diferentes personagens possuem suas próprias peculiaridades.

Happy e Ray eram capazes de criar ilusões com luz. Aliás, Ray também podia transmutar seu próprio corpo em luz. Já Stan tinha habilidades ainda mais poderosas que nunca foram reveladas por completo. Ele podia transformar seu corpo não apenas em luz, mas também em raios laser. Por fim, Lucien Gates não se tornava imaterial, mas era capaz de criar uma armadura ao redor de si com suas capacidades luminosas.

Imagem de capa do item

Série animada

No ano passado, foi revelado que a CW Seed - o serviço digital da emissora - criaria uma série animada chamada Freedom Fighters: The Ray, que traria a história de Ray Terrill. A série deve se juntar à outras animações pertencentes ao Arrowverso, como Vixen e Constantine e deve ser lançada ainda nesse ano, por mais que ainda não saibamos ao certo quando especificamente ela será exibida.

Recentemente, foi divulgado que o ator Russell Tovey - de Looking e Quantico - dará voz ao personagem. Além disso, a série tem um grande impacto cultural, por ser a primeira série televisiva protagonizada por um herói LGBT.

Imagem de capa do item

Crise na Terra-X!

Mesmo ganhando sua própria série, o Ray também terá destaque no crossover anual das séries da DC Comics, que unem The Flash, Supergirl, Arrow e Legends of Tomorrow. E para apresentar o novo herói, o crossover desse ano terá como tema Crise na Terra-X!

Pouco se sabe ainda a respeito da história, exceto o fato de que tudo deve acontecer durante o casamento de Iris West e Barry Allen e que iremos conhecer a terra paralela de onde vêm o Ray original - e por conta disso, deve ser a terra-natal de Ray Terrill. O personagem será vivido também por Russell Tovey, que deve retornar toda vez que o personagem fizer uma aparição em live-action nas outras séries.