10 coisas que você precisa saber sobre a Terra-X da DC Comics!
10 coisas que você precisa saber sobre a Terra-X da DC Comics!
O tema do crossover, deste ano, para as séries da DC Comics que fazem parte do Arrowverso foi anunciado, mostrando que teremos nossos heróis contra… Eles mesmos?
Sim, os inimigos de Flash, Supergirl, Arqueiro Verde e das Lendas serão suas versões alternativas da Terra-X, mas o que diabos é esse lugar? Para que você saiba mais sobre essa Terra alternativa, separamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre a Terra-X da DC Comics!
Terra Alternativa
Antes de começarmos a falar sobre o que existe nessa Terra X, é preciso explicar o que diabos ela é. Terra X era uma das muitas terras alternativas que faziam parte do multiverso criado pela DC Comics em sua fase pré-crise (essa crise sendo a das Infinitas Terras).
A primeira vez que essa Terra apareceu foi em Liga da Justiça #107, ainda em outubro de 1973, voltando a aparecer com um pouco mais de frequência depois da série 52, com o nome de Terra-10.
Quality Comics
Originalmente os principais personagens desta Terra X eram os da editora Quality Comics, que funcionou principalmente de 1939 até 1956, sendo bem influente na Era de Ouro dos quadrinhos.
O interesse em seus personagens, Homem-Borracha, Pequeno Polegar, Falcão Negro, Lady Fantasma, Tio Sam, Condor Negro, Bomba Humana e outros, reduziu consideravelmente, o que fez com que a editora vendesse os direitos deles para a DC Comics que os colocou na Terra X.
Segunda Guerra Mundial
A principal diferença entre a Terra X e a Terra que conhecemos é que, nesse universo alternativo, os Nazistas conseguiram vencer a Segunda Guerra Mundial, utilizando a ajuda de ninguém menos que o Superman.
Overman, como o kryptoniano era conhecido nesse lugar, caiu na Terra em 1938, sendo criado por ninguém menos que Adolf Hitler e transformado em um dos maiores aliados deste regime nazista.
Nazistas
Depois da vitória dos nazistas, a Terra caiu sob os comandos do vilão, que dominou tudo com mãos de ferro. Além de criar várias instalações que eram usadas para aprimorar a genética humana - matando os que seriam “mais fracos” ou “impuros” e utilizando os genes “mais fortes” e “aprimorados” -, Hitler também conseguia dominar mentalmente qualquer um que se opusesse ao seu governo.
Ele fazia isso utilizando três estações geradoras de um sinal - uma ficava na própria Torre Eiffel, outra no Monte Rushmore e a última no Monte Fuji. Esse sinal fazia todo mundo se converter à causa de Hitler.
Combatentes da Liberdade
Bem, quase todo mundo. Acontece que os Guerreiros da Liberdade haviam conseguido se tornar imunes a isso. Tio Sam e seus amigos da Quality Comics eram originalmente da Terra-2, uma outra Terra alternativa onde a Guerra contra os nazistas havia durado uma década - graças ao uso de uma barreira mágica que tirou os poderes de vários heróis.
Sem ser capaz de lutar contra os nazistas, Tio Sam, personagem que personifica o espírito americano, decidiu juntar seus aliados e partir para a Terra X, um lugar onde também havia uma guerra contra Hitler, mas nenhuma barreira mágica.
Ato falho
Mas acontece que a primeira tentativa do Tio Sam e dos Combatentes da Liberdade de lutar contra os vilões não deu muito certo. Enquanto tentava impedir o ataque à Pearl Harbor, boa parte da equipe do Tio Sam acabou morta.
Foi aí que ele juntou um novo grupo e, dessa vez, realmente conseguiu fazer a diferença na Guerra. No entanto, mesmo sem a barreira mágica que deixava usuários de magia sob o controle de Hitler e impedia meta-humanos de utilizar seus poderes, a Segunda Guerra Mundial na Terra X durou várias décadas, mas nenhum herói envelheceu durante esse evento.
Utopia
Quando a Guerra finalmente foi vencida pelos Combatentes da Liberdade, um sentimento de tédio dominou a equipe que, pela primeira vez em muito tempo, não tinha muito o que fazer. Querendo continuar na ação e fazer a diferença, eles acabaram indo para a Terra 1, ficando por lá por algum tempo antes de retornar para a Terra X e, posteriormente, se juntando ao Comando Invencível.
Em uma história Pós-Crise, quando o Monstro do Pântano revisita a Terra X, temos o filho de Hitler como presidente dos Estados Unidos, em um mundo utópico sem poluição, fome ou guerra.
Liga da Justiça do mal
Mas além de Hitler quem se opunha aos Combates da Liberdade? A liga da Justiça do Mal, é claro. Como vocês lembram, Superman foi criado pelo próprio líder nazista, o que fez com que ele se tornasse um personagem bem diferente do que conhecemos. Após os Novos 52, quando Terra X passou a ser conhecida como Terra-10, vimos uma Liga do mal bastante apelona.
Os principais membros da “Liga da Justiça”, além do Overman, eram: Blitzen (que seria Flash), Brunhilde (a Mulher-Maravilha), Asa Sombria (o Batman), Overgirl (a Supergirl), Homem Submarino (o Aquaman).
Arrowverso
O grande crossover das séries do Arrowverso deste ano será o Casamento de Barry Allen, o Flash, com Iris West. Mas, é claro, quando falamos de super-heróis nada é tão simples assim. Dessa forma, teremos nossos heróis tendo que fazer mais do que apenas jogar arroz nos recém-casados.
Eles irão se reunir para derrotar suas versões do mal da Terra X. A sinopse oficial do crossover diz: “Com todos os heróis na cidade para celebrar o casamento entre Barry e Iris, os vilões da Terra-X vão invadir as festividades com seus planos mortais”.