10 coisas que você precisa saber sobre Surtur!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Surtur!

Por Gus Fiaux

Se você viu o incrível trailer de Thor: Ragnarok exibido durante a San Diego Comic-Con 2017, há grandes chances de também ter ficado impressionado com o visual brutal de Surtur, enquanto ele está prestes a ser esmurrado pelo Hulk.

Importantíssimo no Ragnarök dos quadrinhos, o demônio está sempre associado às histórias do Thor e à destruição de Asgard. Nessa lista, reunimos alguns fatos que você precisa saber sobre o vilão dos quadrinhos!

Créditos: Divulgação (Marvel Comics, Walt Disney, Playdom)
Imagem de capa do item

Primeira aparição

A primeira aparição de Surtur nos quadrinhos se deu em Journey Into Mistery #97, publicada pela primeira vez em outubro de 1963. Em vez de enfrentar diretamente o Thor, o demônio aparecia em uma publicação pequena dentro da revista, intitulada Tales of Asgard, que contava histórias da mitologia asgardiana da Marvel.

Em suas primeiras aparições, ele apenas fazia pequenas participações, servindo como uma ameaça mitológica extremamente poderosa, que por vezes exigia a presença de Odin para ser derrotado. Sua primeira forma de destaque se deu na Saga de Surtur (publicada na década de 80), onde o próprio Deus do Trovão teve de enfrentá-lo pessoalmente.

Imagem de capa do item

Um demônio primordial

Surtur foi o primeiro ser nativo do plano extra-dimensional conhecido como Muspelheim, que é um dos Dez Reinos entrecruzados por Yggdrasil, a árvore-mundo. Após seu nascimento, ele deu luz aos Demônios do Fogo, uma raça extremamente violenta de criaturas que habita seu reino.

Seu domínio sobre fogo e as chamas sempre foi uma conexão primordial entre ele e os seres humanos. E embora ele tenha feições demoníacas e comande seu próprio "inferno", vale lembrar que Surtur não é um "lorde infernal", como Mefisto ou Hela. Ele é baseado na criatura mitológica conhecida como Surtr, e boa parte de sua história é inspirada pela lenda nórdica.

Imagem de capa do item

Inimigo do Pai-de-Todos

Extremamente cruel e perverso, Surtur tem uma rivalidade infinita com Odin, o Pai-de-Todos asgardiano. Desde sempre, os dois travaram intensas batalhas, e Surtur sempre esteve obstinado em seus planos para destruir Asgard, enquanto Odin precisava repelir diversas hordas de Muspelheim, enviadas pelo demônio.

Surtur também foi responsável por macular a segunda filha de Odin, trazendo a ira total do deus asgardiano (falaremos disso mais para frente). Posteriormente, como herança passada de pai para filho, Thor também recebeu o ódio de Surtur, de modo que sempre foi preparado para o derradeiro momento onde enfrentaria a divindade.

Imagem de capa do item

Uma crônica de gelo e fogo

Ymir é o rei dos Gigantes de Gelo, e comanda o inferno gelado conhecido como Jotunheim. Ele e Surtur têm uma longa história, uma vez que os dois são vistos constantemente como rivais ou aliados, dependendo de seus propósitos. Inimigos jurados de Odin, eles quase sempre se unem quando o assunto é derrubar o Reino Dourado.

Ainda assim, já tiveram diversas disputas por poder nos quadrinhos, e Surtur, por ser mais poderoso, quase sempre sai vitorioso dessas batalhas. Certa vez, eles foram convocados por um culto satânico na Terra, onde atacaram a Antártida e a nação de Wakanda, antes de serem derrotados em conjunto pelos Vingadores e pelo Doutor Estranho.

Imagem de capa do item

Mortes e retornos

Como qualquer outra criatura de origem divina, Surtur tem uma vida determinada por constantes ciclos, repetindo inúmeras fases até a chegada de seu derradeiro fim eterno. O demônio já foi derrotado diversas vezes, sendo arremessado no espaço ou até mesmo congelado no tecido do tempo. Durante o grande Ragnarök, ele foi derrotado e dado como morto por um bom tempo.

Ainda assim, o demônio retornou anos depois, durante a saga A Essência do Medo, na qual ele fez um acordo com Loki para emprestá-lo sua poderosa Espada do Crepúsculo. Eventualmente, ele seria enganado pelo Deus da Trapaça, e atualmente, permanece em Muspelheim conduzindo seus esquemas sombrios.

Imagem de capa do item

Prole maligna

Nos quadrinhos, bem como na mitologia, a criatura é responsável por dar luz à toda raça dos Demônios de Fogo que habitam Muspelheim. Além disso, nas HQs, ele teve um papel importante no nascimento de Laussa, a segunda filha de Odin e Freyja. Ao macular sua concepção, ele transformou a menina - e, na época, herdeira do trono asgardiano - em um ser demoníaco.

Laussa foi sequestrada por sua irmã mais velha, Angela, que tentou levá-la ao reino do Parayzo para salvá-la de seu destino, embora não tenha conseguido tirar todo o poder de Surtur de sua alma. Junto com o lobo Fenris, o demônio também deu vida a Sturm e Drang, os primeiro Gigantes da Tempestade, uma raça colossal que também habita o território de Ymir em Jotunheim.

Imagem de capa do item

Poderes

Surtur é um dos seres mais poderosos a caminhar pelo Universo Marvel. Com seu enorme tamanho, ele é descrito como possuidor do poder de "mil sóis em fúria". E apesar de toda sua crueldade, ele é mais descrito como uma força da natureza do que como um vilão.

Entre seus poderes, ele tem super-força e manipulação de energia cósmica e de fogo. Seu corpo é composto pela Chama Eterna, um fogo tão poderoso que nunca pode ser apagado. Além de tudo isso, ele ainda é imortal e possui, com certas limitações, habilidades telecinéticas.

Imagem de capa do item

Espada do Crepúsculo

A maior ferramenta de Surtur, no entanto, se chama Espada do Crepúsculo. Trata-se de uma gigantesca lâmina flamejante composta por um metal desconhecido. As habilidades mágicas da espada são capazes de produzir efeitos inimagináveis, como romper as barreiras da realidade e inibir os poderes de Odin.

A arma - que também é conhecida como Espada da Perdição - é parte integral dos planos do demônio para o Ragnarök e já foi cobiçada por diversos personagens nas HQs, como Loki e Morgana Le Fay, e seus poderes de alteração da realidade são comparados aos da Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

Ragnarök

Falando no "Apocalipse dos Deuses" nórdico, vale lembrar que Surtur tem um importantíssimo papel a desempenhar na batalha que dará fim a Asgard e aos Nove Reinos. Segundo as lendas, Loki irá libertá-lo de sua eterna prisão, desencadeando os eventos que levarão à queda do Reino Dourado.

Após ser libertado, Surtur marcharia junto com os exércitos dos mortos para Asgard e destruiria a cidade com a Espada do Crepúsculo, antes de matar - e ser morto - por Freyr, o Deus da Colheita. Após cada ciclo do Ragnarök, ele renasceria, dando início a uma nova fase em sua vida até o próximo Ragnarök.

Imagem de capa do item

Fora das HQs...

Pelo que foi confirmado da produção - e pelo último trailer, lançado no último final de semana -, Surtur estará em Thor: Ragnarok. Detalhes de seu papel não foram divulgados, mas sabemos que ele será dublado por Clancy Brown, que já atuou em Demolidor como Coronel Schoonover.

Antes disso, o personagem já fez diversas aparições fora dos quadrinhos. Ele aparece nas animações Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, Vingadores Unidos, Hulk vs Thor e Thor: O Filho de Asgard. Nos games, ele já deu as caras em Avengers Alliance e Marvel Heroes, entre outros.